segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Diário da Manhã

Fio Direto

Tainá Borela

Júnior da Friboi quer ser candidato do consenso ao governo do Estado

O megaempresário Júnior da Friboi passou a quinta e sexta-feira em Goiânia mergulhado em encontros e articulações políticas. Conversou com todo mundo, desde o senador Marconi Perillo (PSDB) até o governador Alcides Rodrigues (PP), passando pelo prefeito Iris Rezende (PMDB) e o secretário Jorcelino Braga (PP). A transição entre os mundos empresarial e político começou quando recebeu o convite de Marconi para participar da chapa do PSDB no Estado. O empresário reservou os fins-de-semana para estudar a viabilidade da candidatura em conversas com políticos locais. Sem rodeios, logo avisa: "Já nasci líder. Nunca tomei nada de ninguém e o que recebi é fruto do meu trabalho." O executivo é um grande e declarado financiador de campanhas eleitorais, ajuda Iris há mais de 30 anos, tem bom relacionamento com os tucanos e agora acha que chegou a vez de ser o protagonista da história: quer ser candidato a governador em 2010 pelo consenso das forças do Estado. A quem conteste e diga que é loucura, Friboi, com jeito de matuto e sem papas na língua, responde que todos os projetos em que se envolveu foram taxados de inviáveis, mas que ele insistiu e hoje é o dono de umas das maiores corporações do mundo e que vai continuar tentando pacificar todas as correntes políticas. Resta saber se o mundo da política obedece as mesmas leis do mercado.

Nova Frente prepara ataques ao projeto de Marconi Perillo

• O governador Alcides Rodrigues (PP) resolveu virar o jogo e rir por último. No último mês, anunciou a verba extra-limite de R$ 280 milhões disposta pelo BNDES para Goiás e anunciou que em 2010 fará investimentos nos quatro cantos do Estado, que somarão R$ 4 bilhões. Claro que tudo isto conta com a ajuda do governo Lula para alcançarem o mesmo objetivo: enfraquecer os tucanos e derrotar Marconi Perillo nas urnas. Nem que para isto tenha que se juntar com os peemedebistas, adversários históricos, para cumprir a tarefa.

• Até o problema da dívida da Celg pode ser resolvido antes das eleições. A dívida da empresa, além de preocupar o governo, é usada para atacar o "governo anterior" e mostrar que Marconi nunca foi um bom administrador. Mas, se não resolvido, pode ser um tiro no pé da Nova Frente. Tucanos utilizarão o fracasso da negociação com a Eletrobrás e com o BNDES como carro chefe da campanha para, mais uma vez, declararem que Alcides é incompetente.

Ouvido

Henrique Meirelles teria tido encontro reservadíssimo com Marconi na última semana e teria dito que não será candidato a governador em 2010.

Bolsa

Apesar das negativas, sobe a cotação de Meirelles para ser candidato a vice na chapa de Dilma. Ele é o nome do bolso de colete de Lula .

Figurino

Meirelles se prepara para enfrentar as urnas em 2010. No sábado, na PUC-GO, mostrou evolução no "jeito político de ser". Ele e a mulher, Eva Missing, distribuíram sorrisos e cumprimentos e se arriscaram em piadinhas rápidas.

Mira

Assim que chegou à PUC-GO, Meirelles deu uma checada na internet pelo celular, balançou a cabeça negativamente e reclamou. "Essa imprensa nacional..." Ele disse estar incomodado com "certas coisas que colocam nos jornais".

Oi, tchau

Alcides Rodrigues e Marconi Perillo estiveram juntos num casamento na noite de sexta-feira. Os dois cumprimentaram-se, mas não conversaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário