segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Jornal Opção - 20 de dezembro de 2009

Jornal Opção

Editorial

A li­ção de Lu­la ao an­ti­mar­co­nis­mo
O PMDB de Iris Re­zen­de e a ter­cei­ra via li­de­ra­da por Al­ci­des Ro­dri­gues não per­de­ram o ti­ming, mas, se não lan­ça­rem can­di­da­tos mais ce­do, po­dem as­sis­tir uma re­be­li­ão pró-Mar­co­ni Pe­ril­lo no in­te­ri­or

Ao anun­ci­ar que não tem mais a pre­ten­são de ser can­di­da­to a pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca em 2010, o go­ver­na­dor de Mi­nas Ge­ra­is, o tan­cre­di­a­no Aé­cio Ne­ves (PSDB), deu a in­ter­pre­ta­ção apro­pria­da aos fa­tos: “O que me pro­pu­nha era ten­tar ofe­re­cer al­go no­vo ao nos­so pro­je­to, no en­tan­to, es­ta­va ir­re­me­dia­vel­men­te li­ga­do ao tem­po da po­lí­ti­ca, que, co­mo sa­be­mos, tem di­nâ­mi­ca pró­pria. E se não po­de­mos con­tro­lá-lo, não po­de­mos, tam­pou­co, ser re­féns de­le. Sem­pre ti­ve con­sci­ên­cia de que uma cons­tru­ção com es­sa di­men­são e com­ple­xi­da­de não po­de­ria ser re­a­li­za­da às vés­pe­ras das elei­ções”, dis­se Aé­cio. O que Aé­cio cha­ma de “tem­po da po­lí­ti­ca”, outros chamam de ti­ming. O po­lí­ti­co mi­nei­ro en­ten­deu que, im­pul­si­o­na­do pe­las pes­qui­sas e por São Pau­lo — que, mais do que um Es­ta­do, é um pa­ís den­tro de ou­tro pa­ís, o Bra­sil —, não há co­mo re­ti­rar o tu­ca­no Jo­sé Ser­ra do pá­reo.

Can­di­da­to na­tu­ral, por já ter dis­pu­ta­do a Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca, por fa­zer um go­ver­no mo­der­no em São Pau­lo e, so­bre­tu­do, por man­ter o con­tro­le da má­qui­na par­ti­dá­ria, Ser­ra es­tá de­fi­ni­do co­mo o no­me do PSDB. Tan­to que po­de se dar o lu­xo de não fa­zer uma pré-cam­pa­nha an­te­ci­pa­da. Por­que não é ne­ces­sá­rio. As pes­qui­sas, que o apon­tam em pri­mei­ro lu­gar, com uma fren­te ra­zo­á­vel — os da­dos apon­tam pa­ra uma vi­tó­ria no pri­mei­ro tur­no, em­bo­ra a cam­pa­nha pos­sa mu­dar o qua­dro —, de­ram-lhe tran­qui­li­da­de e, por fim, aca­ba­ram por ex­pur­gar Aé­cio. A pré-cam­pa­nha de Ser­ra é “fei­ta” pe­las pes­qui­sas. Por­que, re­pe­ti­mos, es­tá em pri­mei­ro lu­gar, com uma fren­te, por en­quan­to, se­gu­ra.

O pre­si­den­te Lu­la e seus mar­que­tei­ros per­ce­be­ram, des­de o iní­cio, que Ser­ra é, po­li­ti­ca­men­te, uma fi­gu­ra só­li­da — mui­to mais do que Aé­cio, que, em­bo­ra sim­pá­ti­co e tal­vez até mais po­lí­ti­co, lem­bra a in­con­sis­tên­cia de Fer­nan­do Col­lor. Pa­ra con­fron­tá-lo, o pe­tis­mo e o lu­lis­mo, que não são a mes­ma coi­sa (são uma es­pé­cie de Caim e Abel que, ape­sar de pen­sa­rem li­gei­ra­men­te di­fe­ren­tes, não pre­ci­sam se ma­tar. Ob­ser­ve-se que Dil­ma Rous­seff é lu­lis­ta, não pe­tis­ta), fi­ze­ram a coi­sa cer­ta: lan­ça­ram, com ex­tre­ma an­te­ci­pa­ção, uma can­di­da­ta a pre­si­den­te.

O pe­tis­mo e o lu­lis­mo ti­ve­ram a per­cep­ção apro­pria­da de que, pa­ra ten­tar der­ro­tar um can­di­da­to co­mo Ser­ra, tam­bém de es­quer­da, te­ri­am de lan­çar um can­di­da­to (uma can­di­da­ta) an­te­ci­pa­da­men­te. Dil­ma foi pro­mo­vi­da a “pri­mei­ra-mi­nis­tra” do go­ver­no Lu­la pa­ra se tor­nar co­nhe­ci­da e, aos pou­cos, apro­va­da pe­la so­ci­e­da­de. Não só is­so. Os ide­ó­lo­gos do pe­tis­mo — Lu­la, por in­crí­vel que pos­sa pa­re­cer, é um de­les, ao la­do de Jo­sé Dir­ceu —, com o apoio de pes­qui­sa­do­res e mar­que­tei­ros que son­dam os hu­mo­res do elei­to­ra­do se­ma­nal­men­te, lan­ça­ram uma can­di­da­ta que, a ri­gor, tem o mes­mo per­fil de Ser­ra. É sé­ria, car­ran­cu­da, eco­no­mis­ta e, ape­sar de co­me­ter ga­fes, com­pe­ten­te.

Dil­ma po­de não ga­nhar de Ser­ra, por­que o elei­tor po­de en­ten­der que o tu­ca­no am­pli­a­ria as qua­li­da­des do go­ver­no Lu­la mais do que a pe­tis­ta, mas seu no­me, ao ser co­lo­ca­do bem ce­do, pos­si­bi­li­tou que, além de se tor­nar co­nhe­ci­da, cres­ces­se nas pes­qui­sas e se tor­nas­se a se­gun­da re­fe­rên­cia do de­ba­te po­lí­ti­co. Ali­ás, Dil­ma es­tá mais pre­sen­te nos de­ba­tes e nos co­men­tá­rios do que o lí­der nas pes­qui­sas. Os mo­ti­vos? São vá­rios. Ci­te­mos dois. Pri­mei­ro, Ser­ra é um ges­tor com­pe­ten­te, mas é pou­co pa­la­tá­vel e pa­re­ce al­heio à dis­cus­são su­ces­só­ria. Na ver­da­de, Ser­ra quer se pre­ser­var e con­ti­nu­ar go­ver­nan­do, mas es­tá fa­zen­do po­lí­ti­ca — tan­to que re­ti­rou Aé­cio do pá­reo e es­tá “pu­xan­do” o PMDB pau­lis­ta, o de Ores­tes Quér­cia, pa­ra seu la­do. Se­gun­do, Dil­ma con­ta com um “ge­ne­ral” elei­to­ral de pe­so, Lu­la, que, ao con­trá­rio do que mui­tos pen­sam, es­tá trans­fe­rin­do vo­tos pa­ra sua pu­pi­la. So­zi­nha, ou só com o PT, Dil­ma não te­ria 17% das in­ten­ções de vo­to.

Por­tan­to, a de­fi­ni­ção an­te­ci­pa­da de Dil­ma é um dos acer­tos de Lu­la e do pe­tis­mo. A mi­nis­tra se tor­nou, em pou­co tem­po, “a” (e não uma) ad­ver­sá­ria de Ser­ra. A po­la­ri­za­ção re­sul­ta dis­to. Se lan­ça­da em mar­ço de 2010, a se­te mes­es das elei­ções, Dil­ma te­ria de lu­tar pe­lo se­gun­do lu­gar com Ci­ro Go­mes e es­ta­ria ain­da mais atrás de Ser­ra.

Em Go­i­ás, pe­lo con­trá­rio, o an­ti­mar­co­nis­mo não te­ve a mes­ma per­cep­ção de Lu­la. Os tu­ca­nos têm um can­di­da­to for­te, go­ver­na­dor por du­as ve­zes se­gui­das e com um re­call só­li­do. Mar­co­ni Pe­ril­lo tem uma ener­gia ex­tra­or­di­ná­ria e am­plo apoio po­lí­ti­co e na so­ci­e­da­de em ge­ral. É um ad­ver­sá­rio po­de­ro­so. Pa­ra en­fren­tá-lo, seus opo­si­to­res já de­ve­ri­am ter lan­ça­do um can­di­da­to, mas fi­cam pro­te­lan­do.

Ao di­zer que o PMDB de­ve­ria in­di­car seu can­di­da­to em de­zem­bro, o pre­fei­to de Go­i­â­nia, Iris Re­zen­de, es­ta­va e es­tá cer­to. Por­que a de­fi­ni­ção de um can­di­da­to po­la­ri­za­ria o qua­dro e per­mi­ti­ria ao elei­tor que ava­li­as­se os no­mes, po­si­ti­va ou ne­ga­ti­va­men­te. En­tre­tan­to, por con­ta do pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral, Hen­ri­que Mei­rel­les — que só pla­ne­ja dei­xar, se dei­xar, a ins­ti­tu­i­ção em mar­ço, a pe­di­do do pre­si­den­te Lu­la —, e tam­bém da in­de­ci­são da fren­te ar­ti­cu­la­da pe­lo go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues, Iris te­ria si­do con­ven­ci­do a aguar­dar o de­sen­ro­lar do pro­ces­so. Mas “aguar­dar” no ca­so é dei­xar de in­ter­fe­rir no pro­ces­so, é per­mi­tir que ape­nas uma can­di­da­tu­ra con­ti­nue pos­ta e, ao mes­mo tem­po, pas­sa-se a im­pres­são de que nin­guém quer en­fren­tar o tu­ca­no. Daí o cli­ma de in­de­ci­são.

As ru­as (po­pu­la­res) e os ga­bi­ne­tes (as eli­tes) que­rem um em­ba­te en­tre Iris e Mar­co­ni. Por­que sa­bem que são dois po­lí­ti­cos e ges­to­res ex­pe­ri­en­tes e têm com­pro­mis­so com a so­ci­e­da­de lo­cal. Não des­car­tam Mei­rel­les, por­que o res­pei­tam co­mo ges­tor mo­der­no e ca­paz, mas cer­ta­men­te te­mem o ra­ci­o­na­lis­mo exa­cer­ba­do do pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral. Po­lí­ti­ca pres­su­põe ris­co (além de cer­ta pai­xão) e só quem cor­re mui­tos ris­cos po­de se ele­ger (ou não) pa­ra o car­go de go­ver­na­dor.

A cha­ma­da ter­cei­ra via, que se apre­sen­ta co­mo pri­mei­ra via, apos­ta em bons no­mes, co­mo Jor­ce­li­no Bra­ga (PP), Er­nes­to Rol­ler (PP), San­dro Ma­bel (PR), Ro­nal­do Cai­a­do (DEM) e, por fo­ra, Ru­bens Oto­ni (PT). Mas tam­bém não de­fi­ne seu can­di­da­to. Faz re­u­ni­ões, dis­cu­te no­mes, mas não lan­ça um can­di­da­to, pa­ra que a so­ci­e­da­de co­me­ce a ava­liá-lo. A de­fi­ni­ção de um no­me per­mi­ti­ria a for­ma­ta­ção de­fi­ni­ti­va da ali­an­ça — quem fi­ca e quem sai — e, so­bre­tu­do, o es­ta­be­le­ci­men­to de um ide­á­rio pa­ra o can­di­da­to.

De­fi­nir um can­di­da­to em mar­ço, a se­te mes­es das elei­ções, po­de ser tar­de? Não ne­ces­sa­ria­men­te, por­que há re­gis­tros de re­ver­sões em pou­co tem­po, mas é pre­ci­so con­si­de­rar que o PSDB tem um no­me for­te, lan­ça­do há mui­to mais tem­po. Não há can­di­da­to im­ba­tí­vel, mas é di­fí­cil, mui­to di­fí­cil, der­ro­tar can­di­da­tos con­so­li­da­dos, ava­li­a­dos mais de­ti­da­men­te pe­los elei­to­res. Prin­ci­pal­men­te quan­do a ava­li­a­ção, no ge­ral, não é ne­ga­ti­va. No in­te­ri­or, en­tre os par­ti­dos que apoi­am a ter­cei­ra via, há qua­se uma re­be­li­ão pró-Mar­co­ni. Na ver­da­de, os gru­pos são mais go­ver­nis­tas do que mar­co­nis­tas, mas que­rem ter uma op­ção às cla­ras, com ex­pec­ta­ti­va de po­der re­al, por­que as ali­an­ças se for­mam an­te­ci­pa­da­men­te. Os pre­fei­tos e ou­tros po­lí­ti­cos já es­tão pen­san­do na elei­ção de 2012, na ar­ti­cu­la­ção de ali­an­ças que pos­sam tor­ná-los for­tes na su­ces­são, e pre­ci­sam se for­ta­le­cer des­de ago­ra, com a de­fi­ni­ção dos can­di­da­tos a go­ver­na­dor. Qua­is can­di­da­tos a de­pu­ta­do vão apo­i­ar? Pa­ra de­fi­nir a po­si­ção, os pre­fei­tos e lí­de­res mu­ni­ci­pa­is pre­ci­sam da de­fi­ni­ção do can­di­da­to a go­ver­na­dor.

O PMDB de Iris e a fren­te li­de­ra­da por Al­ci­des ain­da não per­de­ram o ti­ming. Mas, se não agi­rem mais rá­pi­do, po­dem per­dê-lo, co­mo Aé­cio Ne­ves per­deu. A maioria dos liderados é obrigada a esperar, mas o eleitorado pode agir diferente.


Jornal Opção

BARBOSA NETO

“A primeira via em Goiás é do governo”
Presidente da Goiás Turismo afirma que realizações e responsabilidade de Alcides Rodrigues tornarão o governador um bom cabo eleitoral em 2010

Edilson Pelikano/Jor­nal Op­ção

O pre­si­den­te do PSB go­i­a­no, Bar­bo­sa Ne­to, afir­ma que a pers­pec­ti­va da can­di­da­tu­ra ava­li­za­da pe­lo go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues, mes­mo sem ter um no­me de­fi­ni­do, é mais vi­á­vel que as can­di­da­tu­ras de Iris Re­zen­de (PMDB) e Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB). “Se co­lo­car os par­ti­dos po­lí­ti­cos que vão apoiá-los e a pers­pec­ti­va da can­di­da­tu­ra com o apoio des­sa ou­tra es­tru­tu­ra co­man­da­da pe­lo go­ver­na­dor, qual é o nú­me­ro de par­ti­dos mai­or que vai se apre­sen­tar à po­pu­la­ção? É a da can­di­da­tu­ra do go­ver­no, que te­rá tam­bém o mai­or tem­po na TV, mai­or nú­me­ro de pre­fei­tos e ve­re­a­do­res”, ava­lia.

Pa­ra o pre­si­den­te da Go­i­ás Tu­ris­mo, mais im­por­tan­te que um no­me nes­se mo­men­to, é ela­bo­rar um pro­je­to vi­á­vel: “Um pro­je­to de res­pon­sa­bi­li­da­de fis­cal, in­ves­ti­men­tos cla­ros, obras ma­cro­es­tru­tu­ran­tes, que­bra do pa­ra­dig­ma da po­la­ri­za­ção da po­lí­ti­ca go­i­a­na. São con­cei­tos que a po­pu­la­ção es­tá per­ce­ben­do que são im­por­tan­tes”, afir­ma.

Bar­bo­sa Ne­to afir­ma que Al­ci­des in­ves­tiu e in­ves­te mui­to em obras de in­fra­es­tru­tu­ra, em ci­ên­cia e tec­no­lo­gia, e em edu­ca­ção, en­tre ou­tras áre­as. Ele cons­tes­ta a ideia de que as re­a­li­za­ções do go­ver­no não che­guem à po­pu­la­ção. “Ca­da pes­qui­sa que é fei­ta mos­tra a po­pu­la­ri­da­de de Al­ci­des mai­or que a pes­qui­sa an­te­ri­or. Is­so con­fir­ma a apro­va­ção de sua ad­mi­nis­tra­ção res­pon­sá­vel.”

O pre­si­den­te fa­la tam­bém das ações de sua pas­ta. E?co­me­mo­ra a vi­a­bi­li­za­ção de re­cur­sos na or­dem de R$ 233 mi­lhões do Ban­co In­te­ra­me­ri­ca­no de De­sen­vol­vi­men­to (BID), pa­ra es­tru­tu­ra­ção dos cin­co prin­ci­pa­is pó­los de de­sen­vol­vi­men­to tu­rís­ti­co de Go­i­ás. O con­tra­to com a institui-ção internacional se­rá as­si­na­do no pri­mei­ro se­mes­tre do ano que vem. A en­tre­vis­ta foi con­ce­di­da na quin­ta-fei­ra, 17.

Ce­zar San­tos — O go­ver­no Al­ci­des não cor­re o ris­co de fi­car mar­ca­do co­mo uma ad­mi­nis­tra­ção de uma no­ta só, o ajus­te fis­cal, vis­to que en­fa­ti­za de­mais is­so?

A ação mais im­por­tan­te do go­ver­no foi evi­den­te­men­te o ajus­te fis­cal. Quan­do Al­ci­des as­su­miu o Es­ta­do, os nú­me­ros apon­ta­vam R$ 100 mi­lhões em dé­fi­cit e pos­si­bi­li­da­de ze­ro de vi­a­bi­li­zar re­cur­sos. Por que o in­ves­ti­men­to de R$ 233 mi­lhões do Pro­de­tur (Pro­gra­ma de De­sen­vol­vi­men­to do Tu­ris­mo) foi pos­sí­vel? Ajus­te fis­cal. O go­ver­no ho­je tem con­di­ções de re­ce­ber R$ 1,78 bi­lhão de­vi­do ao ajus­te nas áre­as de in­fra­es­tru­tu­ra. Tem 200 es­co­las pa­ra se­rem inau­gu­ra­das. O go­ver­no es­tá in­ves­tin­do ago­ra R$ 6 mi­lhões em bol­sas de mes­tra­do e dou­to­ra­do, o que nun­ca hou­ve em Go­i­ás. Fo­ram R$ 12 mi­lhões in­ves­ti­dos em pes­qui­sa, na­da mais mo­der­no, es­tru­tu­ran­te e vi­si­o­ná­rio que is­so. Cin­ga­pu­ra e Chi­na avan­ça­ram pe­la trans­for­ma­ção na edu­ca­ção. Olha o que es­tá fa­zen­do Per­nam­bu­co, Ce­a­rá e Mi­nas Ge­ra­is. Re­for­mas pro­fun­das.

O go­ver­no de Go­i­ás tam­bém es­tá fa­zen­do as mu­dan­ças. A di­fe­ren­ça é que não hou­ve uma rup­tu­ra po­lí­ti­ca, hou­ve uma rup­tu­ra ad­mi­nis­tra­ti­va, com to­do res­pei­to aos go­ver­nos an­te­rio­res. A mar­ca do Go­ver­no Al­ci­des é a res­pon­sa­bi­li­da­de e is­so é mui­to im­por­tan­te. Go­i­ás foi o Es­ta­do que mais ge­rou em­pre­go pro­por­ci­o­nal­men­te no Bra­sil e is­so es­tá li­ga­do à res­pon­sa­bi­li­da­de fis­cal, a um mo­de­lo de ges­tão em que o go­ver­no faz sua par­te e o em­pre­sá­rio faz a de­le. Ti­ve­mos 1.500% de cres­ci­men­to em in­ves­ti­men­to pri­va­do com o FCO (Fun­do Cons­ti­tu­ci­o­nal de Fi­nan­cia­men­to), com ta­xa de ina­dim­plên­cia de 1,9%.

Ce­zar San­tos — As bo­as ações do go­ver­no es­tão che­gan­do ao ci­da­dão? Ou­ve-se que is­so não ocor­re, ou ocor­re de for­ma in­ci­pi­en­te.

Quem me co­nhe­ce sa­be da mi­nha pai­xão por pes­qui­sas. Nun­ca vi uma pes­qui­sa que te­nha si­do uma ava­li­a­ção pi­or que a an­te­ri­or. Em to­dos os mo­men­tos o go­ver­na­dor dá um pas­so a mais na sua po­pu­la­ri­da­de, na sua cre­di­bi­li­da­de. É um cres­ci­men­to que a gen­te no­ta no pró­prio dis­cur­so, na ou­sa­dia po­lí­ti­ca. E is­so é res­pon­sa­bi­li­da­de.

Ce­zar San­tos — O go­ver­no co­mu­ni­ca bem?

O elei­tor, o ci­da­dão, es­tá a ca­da dia ava­li­an­do mais po­si­ti­va­men­te o go­ver­no, e is­so é uma for­ma de se co­mu­ni­car. O con­jun­to das idei­as de go­ver­no vem fa­zen­do com que o go­ver­no ve­nha cres­cen­do sis­te­ma­ti­ca­men­te. E apren­di com o pro­fes­sor Ni­on Al­ber­naz que po­lí­ti­ca tem co­me­ço, meio e fim, e o go­ver­no vai che­gar ao fim no me­lhor mo­men­to de sua po­pu­la­ri­da­de.

Sa­rah Mohn — Foi uma es­tra­té­gia boa do go­ver­no, sa­nar as dí­vi­das, is­so che­gou até a po­pu­la­ção?

Es­tá che­gan­do.

Sa­rah Mohn — Mas o go­ver­no in­ves­tiu em obras de in­fra­es­tru­tu­ra ade­qua­da­men­te?

Qual go­ver­no in­ves­tiu mais que es­te em obras de in­fra­es­tru­tu­ra? Es­te go­ver­no in­ves­tiu um R$ 1 bi­lhão es­te ano e vai in­ves­tir R$ 1 bi­lhão e meio ano que vem. Mo­ra­dia são 50 mil só es­tes dois anos e 23 mil já pron­tas em par­ce­ria com o go­ver­no fe­de­ral e ini­ci­a­ti­va pri­va­da, pro­ces­so ins­tru­men­ta­li­za­do pe­la po­lí­ti­ca es­ta­du­al de ha­bi­ta­ção. Cria-se a ima­gem de que um go­ver­no res­pon­sá­vel é um go­ver­no que não in­ves­te por­que não há di­vul­ga­ção ma­ci­ça. Não é ver­da­de es­sa in­for­ma­ção.

Eu­ler de Fran­ça Be­lém — En­tão o go­ver­no Al­ci­des in­ves­tiu mais que o go­ver­no do Mar­co­ni?

Não que­ro me trans­for­mar em ins­tru­men­to de com­pa­ra­ção, mas es­te go­ver­no in­ves­tiu mui­to em in­fra­es­tru­tu­ra, na ati­vi­da­de tu­rís­ti­ca, cul­tu­ral, na ci­ên­cia e tec­no­lo­gia e na edu­ca­ção.

Eu­ler de Fran­ça Be­lém — O go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues se mos­tra dis­pos­to a ban­car uma can­di­da­tu­ra pró­pria. Que ar­gu­men­to es­te go­ver­no de­ve usar pa­ra con­ven­cer os elei­to­res a man­tê-lo no po­der?

Es­se go­ver­no é a cer­te­za de que Go­i­ás se­rá ad­mi­nis­tra­do co­mo se fos­se sua pró­pria ca­sa, on­de quan­do se po­de in­ves­tir in­ves­te. Com is­so a cre­di­bi­li­da­de au­men­ta, as­sim co­mo a ca­pa­ci­da­de de in­ves­ti­men­to. A ad­mi­nis­tra­ção de um go­ver­no na­da mais é que a ad­mi­nis­tra­ção de uma ca­sa, de uma em­pre­sa de for­ma am­pla e com um cu­nho so­ci­al em­bu­ti­do. Não te­nho a in­ten­ção de po­li­ti­zar es­se de­ba­te, mas não te­mos cos­tu­me de enal­te­cer a cul­tu­ra da res­pon­sa­bi­li­da­de. O elei­tor não sa­be qual o or­ça­men­to do Es­ta­do. Ali­ás, 99% dos ser­vi­do­res pú­bli­cos não acom­pa­nham o or­ça­men­to, que é um ins­tru­men­to téc­ni­co.

Da­nin Jú­ni­or — To­do es­se in­ves­ti­men­to que o sr. ci­tou é su­fi­ci­en­te pa­ra ban­car um pro­je­to elei­to­ral se­pa­ra­do do go­ver­no que o an­te­ce­deu? Al­ci­des Ro­dri­gues se­rá um bom ca­bo elei­to­ral?

O go­ver­na­dor Al­ci­des se­rá um bom ca­bo elei­to­ral. As pes­qui­sas mos­tram evo­lu­ção de sua po­pu­la­ri­da­de, apro­va­ção ao seu go­ver­no.

Da­nin Jú­ni­or — Co­mo ha­via uma par­ce­ria mui­to cla­ra com o elei­tor em 2006 en­tre o se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo e o go­ver­na­dor Al­ci­des, não se­ria na­tu­ral que es­sa con­ver­sa de ali­an­ça co­me­ças­se pe­los dois?

A mi­nha im­pres­são é que a po­la­ri­za­ção po­lí­ti­ca em Go­i­ás pre­ci­sa ter um qua­dro di­fe­ren­ci­a­do. Fui can­di­da­to a go­ver­na­dor nes­sa pers­pec­ti­va.

Da­nin Jú­ni­or — Mas o sr. sen­tiu di­fi­cul­da­des de rom­per es­sa po­la­ri­za­ção?

Sim. Mas a po­la­ri­za­ção não é en­tre dois gru­pos, é en­tre go­ver­no e opo­si­ção. Se o go­ver­no ti­ver um can­di­da­to ele é uma via, as ou­tras não sei qua­is são. His­to­ri­ca­men­te a pri­mei­ra via em Go­i­ás é do go­ver­no, e não é de um par­ti­do só, é de um par­ti­do do go­ver­no que te­rá o mai­or tem­po de te­le­vi­são, o mai­or nú­me­ro de pre­fei­tos e ve­re­a­do­res. Se pe­gar o pro­ces­so de trans­for­ma­ção, is­so es­tá em cur­so. O re­sul­ta­do po­lí­ti­co de 2006 não é o mes­mo de 2008. Se so­mar os agru­pa­men­tos po­lí­ti­cos, va­mos di­vi­di-los por três, e pe­gar o nú­me­ro de pre­fei­tos, ele não é o mes­mo de de­pu­ta­dos es­ta­du­ais. Há uma mi­gra­ção pa­ra es­ta es­tru­tu­ra par­ti­dá­ria em­bu­ti­da na fren­te.

Da­nin Jú­ni­or — A po­la­ri­za­ção não aca­ba se­guin­do os ve­to­res de pers­pec­ti­va de po­der, que ho­je são mais cla­ros com Iris Re­zen­de e Mar­co­ni Pe­ril­lo?

Se pe­gar as can­di­da­tu­ras de Iris Re­zen­de e Mar­co­ni Pe­ril­lo e co­lo­car os par­ti­dos po­lí­ti­cos que vão apoiá-los e a pers­pec­ti­va da can­di­da­tu­ra com o apoio des­sa ou­tra es­tru­tu­ra, qual é o nú­me­ro de par­ti­dos mai­or que vai se apre­sen­tar à po­pu­la­ção? É a da can­di­da­tu­ra do go­ver­no, que te­rá tam­bém o mai­or tem­po na TV, mai­or nú­me­ro de pre­fei­tos e ve­re­a­do­res.

Da­nin Jú­ni­or — Te­mos o exem­plo do fi­nal do go­ver­no de Hen­ri­que San­til­lo, em que o go­ver­no ten­tou auma ter­cei­ra via, mas não foi pos­sí­vel por­que a pers­pec­ti­va de po­der es­ta­va en­tre ou­tros dois gru­pos.

Mas a ter­cei­ra via não era a can­di­da­tu­ra de go­ver­no. A si­tu­a­ção é dis­tin­ta da que te­mos ho­je. Te­nho uma opi­ni­ão for­ma­da so­bre o que sig­ni­fi­ca a fi­gu­ra de San­til­lo pa­ra Go­i­ás e a he­ran­ça que dei­xou co­mo ho­mem pú­bli­co. Não só te­nho um re­la­ci­o­na­men­to co­mo ad­mi­ra­ção por ele, que deu a ba­se do que de­pois veio a ser o Tem­po No­vo do pon­to de vis­ta fi­lo­só­fi­co e pro­gra­má­ti­co. E não sei se é a mes­ma pers­pec­ti­va de ho­je. A so­ci­e­da­de tem um mo­vi­men­to que a gen­te po­de não que­rer per­ce­ber, mas tem, e vem avan­çan­do. Não te­nho dú­vi­da de que os go­ver­nos fo­ram avan­ços. O de 1983 foi um avan­ço no que diz res­pei­to à de­mo­cra­ti­za­ção; no de 1986 hou­ve um re­a­li­nha­men­to; em 1990 a po­pu­la­ção re­tor­nou com Iris Re­zen­de; em 1994 Ma­gui­to se apre­sen­tou co­mo no­vi­da­de com um cu­nho so­ci­al. E em 1998 veio Mar­co­ni, em 2002 não hou­ve pro­je­to con­so­li­da­do e veio Mar­co­ni de no­vo; em 2006, ques­ti­o­nou-se, mas a fi­gu­ra em­ble­má­ti­ca do go­ver­na­dor Al­ci­des com o apoio do go­ver­no se ele­geu.

Sa­rah Mohn — Es­sa for­ça co­man­da­da pe­lo go­ver­na­dor já tem um no­me?

Pri­mei­ro pre­ci­sa­mos de­fi­nir um pro­je­to cla­ro pa­ra o Es­ta­do e de­pois de­fi­nir um no­me.

Da­nin Jú­ni­or — Mas es­ta­mos a seis mes­es das elei­ções.

Ses­sen­ta e se­te por cen­to do elei­tor de­fi­ne seu vo­to no ho­rá­rio elei­to­ral gra­tui­to, 60 di­as an­tes da elei­ção.

Da­nin Jú­ni­or — Mas se­guin­do cer­tas ten­dên­cias.

Qua­is ten­dên­cias? De nú­me­ros de par­ti­dos, de tem­po de te­le­vi­são? De es­tru­tu­ra po­lí­ti­ca.

Da­nin Jú­ni­or — Os pré-can­di­da­tos que apa­re­cem des­de o iní­cio nas pes­qui­sas ten­dem a ab­sor­ver o mai­or nú­me­ro de vo­tos.

Mas qual era o por­cen­tu­al de Al­ci­des em de­zem­bro 2007? Ele ven­ceu a elei­ção.

Da­nin Jú­ni­or — O sr. ti­nha a ten­dên­cia do cam­po do go­ver­no que iria ser mui­to for­te na­que­la épo­ca.

Ti­nha gen­te que ti­nha já com­pra­do ter­no e gra­va­ta pa­ra o dis­cur­so de pos­se. Em 1998 a ten­dên­cia era Iris Re­zen­de e quem ga­nhou?

Da­nin Jú­ni­or — Mas a ten­dên­cia é que ha­ja uma can­di­da­tu­ra for­te des­se cam­po que aglu­ti­nou for­ça em 1998 e veio so­man­do for­ça des­de en­tão.

O can­di­da­to em 1998 era Ro­ber­to Ba­les­tra até dois mes­es da con­ven­ção. O que fi­ze­ram foi aglu­ti­nar for­ça. A mai­or for­ça po­lí­ti­ca pa­ra o ano que vem não é no­me.

“Eleitor pode apostar no novo”

Da­nin Jú­ni­or — Mas há no go­ver­no al­guém já aglu­ti­nan­do es­sas for­ças?

Há mais que um no­me, há o sen­ti­men­to em prol des­sa ar­ti­cu­la­ção, que reú­ne vá­rios par­ti­dos.

Da­nin Jú­ni­or — Co­mo a for­ça co­man­da­da pe­lo go­ver­no vai se apre­sen­tar con­tra seus ad­ver­sá­rios?

Com um pro­je­to no­vo e con­sis­ten­te o ci­da­dão vai com ele. Es­sa é a ten­dên­cia elei­to­ra. O elei­tor tem du­as pos­tu­ras. Ou apos­ta no no­vo ou vai na­qui­lo que co­nhe­ce. Se­rá pos­sí­vel cons­tru­ir um pro­je­to no­vo con­sis­ten­te? Se sim, po­de ser com­pe­ti­ti­vo; se não, o elei­tor vai na­qui­lo que co­nhe­ce.

Da­nin Jú­ni­or — É pre­ci­so ter um no­me. Quan­do se­rá de­fi­ni­do?

Ló­gi­co, até por­que a le­gis­la­ção exi­ge is­so. O que dis­cu­to é um mo­de­lo. Os no­mes co­lo­ca­dos já fo­ram go­ver­na­do­res du­as ve­zes. No­mi­nal­men­te não é o nos­so for­te. Se “fu­la­ni­zar” a elei­ção o pro­je­to no­vo não ga­nha di­fe­ren­cia­ção. Pre­ci­sa­mos in­cor­po­rar for­ças e há um mo­vi­men­to nes­se sen­ti­do. O que pre­ci­sa cla­ra­men­te é de um pro­je­to con­sis­ten­te.

Ce­zar San­tos — Que pro­je­to se­ria es­se? Tem de ser um pro­je­to fan­tás­ti­co pa­ra su­plan­tar a pre­fe­rên­cia do elei­to­ra­do por no­mes co­mo Iris Re­zen­de e Mar­co­ni Pe­ril­lo, cer­to?

Um pro­je­to de res­pon­sa­bi­li­da­de fis­cal, in­ves­ti­men­tos cla­ros, obras ma­cro­es­tru­tu­ran­tes, que­bra do pa­ra­dig­ma da po­la­ri­za­ção da po­lí­ti­ca go­i­a­na, são con­cei­tos que a po­pu­la­ção es­tá per­ce­ben­do que são im­por­tan­tes. Por­que nos úl­ti­mos dez anos a Fer­ro­via Nor­te-Sul no Ma­ra­nhão fi­cou pron­ta? No To­can­tins 70%? Aí se per­ce­be que exis­te um es­pa­ço pa­ra uma ação mais uni­fi­ca­da dos ob­je­ti­vos ma­cros de Go­i­ás. Pen­so as­sim, de­fen­di uma can­di­da­tu­ra des­se jei­to e ho­je te­nho mui­to mais con­vic­ções e res­pei­to, te­nho uma ad­mi­ra­ção pes­so­al pe­lo pre­fei­to Iris. Boa par­te do que apren­di foi as­ses­so­ran­do ele e mi­li­tan­do na po­lí­ti­ca jun­to com ele. Sou pa­dri­nho de ca­sa­men­to do se­na­dor Mar­co­ni, con­vi­ve­mos jun­tos na mi­li­tân­cia da ju­ven­tu­de do PMDB. Per­cor­re­mos o Es­ta­do, ele tem qua­li­da­des ex­tra­or­di­ná­rias. Não há aqui ne­nhu­ma crí­ti­ca, pe­lo con­trá­rio, te­nho pe­lo pre­fei­to e sua fa­mí­lia uma ad­mi­ra­ção pes­so­al. Ele es­tá fa­zen­do um es­for­ço pa­ra fa­zer uma boa ges­tão, re­to­mou o bri­lho nos olhos. Mar­co­ni tam­bém tem mui­tas qua­li­da­des. O que es­tou di­zen­do é que o mo­men­to exi­ge um agru­pa­men­to di­fe­ren­te e que in­clu­si­ve am­bos po­de­ri­am com­pre­en­der is­so. Iris tem da­do si­nais cla­ros dis­so, com Hen­ri­que Mei­rel­les no pro­ces­so den­tro do PMDB. O pró­prio Mar­co­ni, quan­do se vê de­le a si­na­li­za­ção de mar­char com Jú­ni­or da Fri­boi. Já são per­cep­ções de ho­mens ex­pe­ri­men­ta­dos. Es­sa po­la­ri­za­ção cria uma po­lí­ti­ca mui­to fer­re­nha do a fa­vor e con­tra. Tem mui­ta gen­te no in­te­ri­or que não é a fa­vor de Mar­co­ni e é con­tra o PMDB e, con­se­quen­te­men­te, Mar­co­ni é o ins­tru­men­to de de­sa­gu­ar sua rai­va. Eu não es­ti­mu­lo o ódio e não te­nho ne­nhu­ma in­ten­ção de par­ti­ci­par de um pro­je­to que te­nha co­mo ob­je­ti­vo der­ro­tar al­guém. Pe­lo con­trá­rio, gos­ta­ria que o ob­je­ti­vo fos­se tor­nar Go­i­ás um Es­ta­do vi­to­ri­o­so nas ações. Com o apren­di­za­do de de­pu­ta­do fe­de­ral por três ve­zes, de­pu­ta­do es­ta­du­al, ve­re­a­dor, se­cre­tá­rio da pre­fei­tu­ra e ago­ra pre­si­den­te da Go­i­ás Tu­ris­mo, que­ro con­tri­bu­ir com um pro­je­to que, do pon­to de vis­ta da­qui­lo que meu par­ti­do pre­ga, de li­ber­da­de, cres­ci­men­to e com­pe­tên­cia da ges­tão pú­bli­ca, pu­des­se ser o que va­mos apre­sen­tar pa­ra Go­i­ás.

Sa­rah Mohn — Hou­ve uma re­u­ni­ão do PSB em Re­ci­fe há al­gu­mas se­ma­nas pa­ra de­fi­nir o po­si­cio­na­men­to dos di­re­tó­rios es­ta­du­ais pa­ra a elei­ção de 2010. Qual se­rá o po­si­cio­na­men­to do par­ti­do em Go­i­ás?

O pa­pel do PSB é cla­ro, ele­ger Ci­ro Go­mes pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca. Ele sen­do o can­di­da­to o par­ti­do tem ou­tra per­for­man­ce. Foi dis­cu­ti­da tam­bém a ne­ces­si­da­de de es­ti­mu­lar as can­di­da­tu­ras a de­pu­ta­dos fe­de­ra­is, por que o Bra­sil é um pa­ís que tem no Con­gres­so Na­ci­o­nal uma ins­tru­men­ta­li­za­ção mui­to for­te. Va­mos or­ga­ni­zar uma cha­pa boa de de­pu­ta­dos es­ta­du­ais. Foi apre­sen­ta­do um pla­ne­ja­men­to es­tra­té­gi­co e va­mos fa­zer o mes­mo em Go­i­ás. Mar­ca­mos a de­ci­são pa­ra mar­ço, pa­ra que a gen­te pos­sa até lá fa­zer uma ava­li­a­ção mais pro­fun­da. Até ago­ra te­mos a ten­dên­cia de par­ti­ci­par de uma fren­te que pos­sa apre­sen­tar uma can­di­da­tu­ra a go­ver­na­dor, se­na­dor e de­pu­ta­dos fe­de­ra­is e es­ta­du­ais.

Ce­zar San­tos — O que o sr. tem co­mo pro­je­to pes­so­al?

Fa­zer com que a ati­vi­da­de tu­rís­ti­ca se­ja um ins­tru­men­to de me­lho­ria de vi­da pa­ra as pes­so­as.

Ce­zar San­tos — Mas o sr. pen­sa em se can­di­da­tar?

Sim, mas a par­tir de mar­ço é que va­mos bus­car as al­ter­na­ti­vas. O pro­je­to na­tu­ral é uma can­di­da­tu­ra a de­pu­ta­do fe­de­ral, mas ou­tros pro­je­tos po­dem sur­gir.

Da­nin Jú­ni­or — O sr. dis­se que a ter­cei­ra via tem que de­fi­nir um no­me

Não. Dis­se que con­cor­do que tem que de­ci­dir o no­me, só não acho que ago­ra é o mo­men­to ade­qua­do.

Da­nin Jú­ni­or — En­tão quan­do é o mo­men­to ade­qua­do?

Em ju­nho, na con­ven­ção.

Da­nin Jú­ni­or — Não fi­ca mui­to em ci­ma?

Não é a mi­nha opi­ni­ão. Is­so é uma cons­tru­ção. Fui can­di­da­to de uma fren­te. Um dia em uma re­u­ni­ão no Cas­tro's Ho­tel com to­dos os pre­si­den­tes, San­dro Ma­bel le­van­tou e dis­se “o no­me é o do Bar­bo­sa”. E o Ru­bens Oto­ni dis­se “eu to­po e vou le­var o PT, o PR e o PCdoB”. Lan­ça­mos e con­so­li­dou. Ok, a cha­pa não foi vi­to­ri­o­sa, mas apren­di mui­to e es­se é o pro­ces­so na­tu­ral.

Da­nin Jú­ni­or — E ago­ra, no­va­men­te, o sr. to­pa­ria ser o no­me?

Não en­tro nes­ta dis­cus­são, com to­do res­pei­to. O no­me sur­ge na com­pre­en­são das pes­so­as. O que sin­to é que há um des­pren­di­men­to ver­da­dei­ro na cons­tru­ção de um pro­je­to. Se não per­ce­bes­se is­so não par­ti­ci­pa­ria.

Sa­rah Mohn — O PSB rei­vin­di­ca o no­me do sr. co­mo can­di­da­to a go­ver­no?

Se o PSB ti­ver que ofe­re­cer um no­me, com to­da a nos­sa his­tó­ria, o que me di­zem é que po­de­ria, mas acho que es­sa é uma dis­cus­são a ser tra­va­da no mo­men­to cer­to. O PSB tem co­mo pro­je­to uma cha­pa de de­pu­ta­do es­ta­du­al. Fui fo­men­tar o pro­ces­so em Pi­ra­can­ju­ba, Lu­zi­â­nia, Aná­po­lis, Mi­na­çu, Ja­taí, con­so­li­dan­do can­di­da­tu­ras em âm­bi­to re­gi­o­nal. Pa­ra que o par­ti­do es­te­ja no mo­men­to cer­to ins­tru­men­ta­li­za­do pa­ra ter com­pe­ti­ti­vi­da­de à As­sem­bleia, à Câ­ma­ra e, con­se­quen­te­men­te, se is­so for uni­fi­ca­do, um tra­ba­lho con­jun­to, com nos­sa lí­der na As­sem­bleia, a de­pu­ta­da Be­ti­nha Te­jo­ta, com o pre­si­den­te da Câ­ma­ra de Aná­po­lis, ve­re­a­dor Ci­ro Mi­guel, que é um dos pré-can­di­da­tos. É um tra­ba­lho ar­te­sa­nal de di­ri­gir o par­ti­do nas di­ver­sas re­gi­ões.

“Vila Cultura será entregue dia 24 de outubro de 2010”

Da­nin Jú­ni­or — Co­mo es­tá o an­da­men­to do pro­je­to da Vi­la Cul­tu­ral?

So­bre o as­pec­to da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca es­ta­du­al to­das as eta­pas fo­ram cum­pri­das. Fi­ze­mos o pro­je­to, li­ci­ta­mos e con­tra­ta­mos a obra, vi­a­bi­li­za­mos o re­cur­so, bai­xou-se o de­cre­to de de­sa­pro­pria­ção, os re­cur­sos na or­dem de R$ 3 mi­lhões de­po­si­ta­dos há qua­se dois anos, e es­ta­mos aguar­dan­do a con­cre­ti­za­ção das de­sa­pro­pria­ções que ain­da res­tam pa­ra po­der­mos, efe­ti­va­men­te, dar iní­cio no co­me­ço do ano que vem. Ho­je te­mos du­as de­sa­pro­pria­ções bem avan­ça­das, uma de­las tem o pra­zo no dia 23 de de­zem­bro pa­ra a de­so­cu­pa­ção, já foi fei­ta a in­ti­ma­ção; e a ou­tra, que fi­ze­mos acor­do na úl­ti­ma se­ma­na, di­mi­nu­in­do o va­lor pe­ri­ci­al da cor­re­ção e foi acei­to pe­lo pro­pri­e­tá­rio. Há ou­tras du­as que mais ra­pi­da­men­te que­re­mos con­cre­ti­zar.

Ce­zar San­tos — O sr. não vê ne­nhum pro­ble­ma no cro­no­gra­ma pre­vis­to ini­ci­al­men­te?

A prin­cí­pio con­ti­nua­mos com o pro­gra­ma ar­ro­ja­do de en­tre­gar­mos no dia 24 de ou­tu­bro de 2010. Es­se é o pro­je­to da Vi­la Cul­tu­ral, que é um pro­je­to mui­to mais am­plo. Ti­ve­mos a con­fir­ma­ção pe­la Se­cre­ta­ria da Fa­zen­da da aqui­si­ção do no­vo pré­dio, pa­ra trans­fe­rir a uni­da­de de sa­ú­de do Ju­a­rez Bar­bo­sa. No lo­cal se­rá uma das mai­o­res ino­va­ções do se­tor tu­rís­ti­co na­ci­o­nal, que é a Ca­sa do Tu­ris­mo. To­das as en­ti­da­des es­ta­rão ins­ta­la­das no mes­mo com­ple­xo fí­si­co. Te­re­mos, além da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra da In­dús­tria Ho­te­lei­ra, da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Ba­res e Res­tau­ran­tes, do Sin­di­ca­to de Guias, da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Agên­cias de Vi­a­gens, do Ins­ti­tu­to de Pes­qui­sa Tu­rís­ti­ca, de re­pre­sen­ta­ção do Se­brae, do Se­nac, do me­mo­ri­al do Tu­ris­mo, do Me­mo­ri­al à Sa­ú­de, Res­tau­ran­te Es­co­la, pa­ra que pos­sa­mos cum­prir aqui­lo que era o pri­mei­ro item mais im­por­tan­te do Pla­no Es­ta­du­al de Tu­ris­mo, de­no­mi­na­do ar­ran­jo ins­ti­tu­ci­o­nal. A ou­tra ino­va­ção é a re­vi­ta­li­za­ção e re­qua­li­fi­ca­ção da Pra­ça Cí­vi­ca, em par­ce­ria com a Age­pel (Agên­cia Go­i­a­na de Es­por­te e La­zer). O pro­ces­so es­tá em ava­li­a­ção jun­to ao Ip­han (Ins­ti­tu­to do Pa­tri­mô­nio His­tó­ri­co e Ar­tís­ti­co Na­ci­o­nal) pa­ra que, con­cre­ti­za­do, pos­sa­mos tam­bém li­ci­tar no iní­cio do ano. A re­vi­ta­li­za­ção e re­qua­li­fi­ca­ção das obras do Te­a­tro Go­i­â­nia que se­rão fei­tas em sua mai­o­ria pe­la Age­pel, em par­ce­ria com a Go­i­ás Tu­ris­mo pa­ra os equi­pa­men­tos do te­a­tro, tor­nan­do-o top e vol­tan­do a ser o que foi ori­gi­nal­men­te sua con­cep­ção.

Sa­rah Mohn — To­dos es­ses in­ves­ti­men­tos se­rão fei­tos com re­cur­sos do Ban­co In­te­ra­me­ri­ca­no de De­sen­vol­vi­men­to (BID)?

Tam­bém. Exis­tem re­cur­sos do go­ver­no es­ta­du­al. Os R$ 3 mi­lhões pa­ra de­sa­pro­pria­ções são to­do do go­ver­no do Es­ta­do. A aqui­si­ção do no­vo pré­dio do Ju­a­rez Bar­bo­sa, no va­lor de R$ 2,7 mi­lhões. A re­vi­ta­li­za­ção do te­a­tro que fi­ca­rá em tor­no de R$ 2 mi­lhões, tam­bém re­cur­sos do Te­sou­ro, e ou­tros re­cur­sos do go­ver­no fe­de­ral e do Pro­gra­ma de De­sen­vol­vi­men­to do Tu­ris­mo (Pro­de­tur).

Ce­zar San­tos — Os re­cur­sos do BID che­gam quan­do?

Já che­ga­ram. Es­ti­ve­mos em Ja­ra­guá lan­çan­do mais uma au­diên­cia pú­bli­ca do go­ver­no de Go­i­ás pa­ra a so­ci­a­li­za­ção do Pro­de­tur. A con­tra­ta­ção da Fun­da­ção Ge­tú­lio Var­gas já é com es­ses re­cur­sos. O for­ta­le­ci­men­to ins­ti­tu­ci­o­nal da Go­i­ás Tu­ris­mo, a re­for­ma, equi­pa­men­tos, aqui­si­ção de ve­í­cu­los, tam­bém com es­ses re­cur­sos. A par­tir do mo­men­to que apro­va­mos a car­ta con­sul­ta os re­cur­sos já co­me­çam a ser li­be­ra­dos pa­ra que a gen­te se ins­tru­men­ta­li­ze. Re­ce­be­mos uma vi­si­ta do BID, que foi con­si­de­ra­da pe­lo Mi­nis­té­rio do Tu­ris­mo um su­ces­so. O go­ver­no de Go­i­ás, além da pre­sen­ça fí­si­ca do go­ver­na­dor e do se­cre­tá­rio da Fa­zen­da, con­tou com ou­tros 11 se­cre­tá­rios de Es­ta­do na re­u­ni­ão com o BID, que en­vol­veu Pla­ne­ja­men­to, Age­top, Sa­ne­a­go, Celg, Ci­ên­cia e Tec­no­lo­gia, Meio Am­bi­en­te, Ci­da­des, Go­i­ás Tu­ris­mo, Age­pel. Ain­da ti­ve­mos a vi­si­ta a Cal­das No­va e Rio Quen­te pa­ra que o pes­so­al do ban­co pu­des­se co­nhe­cer de per­to a pu­jan­ça do tu­ris­mo go­i­a­no. Em fe­ve­rei­ro e mar­ço es­tão vin­do pa­ra no­va vi­si­ta e em ju­nho do ano que vem de­fi­ni­ti­va­men­te es­ta­re­mos as­si­nan­do a con­cre­ti­za­ção da re­a­li­za­ção de um so­nho, que há mais de três dé­ca­das vem sen­do pro­cu­ra­do pe­lo go­ver­no de Go­i­ás. Des­de a dé­ca­da de 80 Go­i­ás bus­ca a pos­si­bi­li­da­de de ter­mos um pro­gra­ma de de­sen­vol­vi­men­to do tu­ris­mo no Es­ta­do. Gra­ças à de­ter­mi­na­ção de um go­ver­no e um ajus­te fis­cal que pos­si­bi­li­tou a ca­pa­ci­da­de de en­di­vi­da­men­to do Es­ta­do nós ti­ve­mos a car­ta con­sul­ta apro­va­da. Com a vi­si­ta do BID, te­re­mos o con­tra­to as­si­na­do no ano que vem, pos­si­bi­li­tan­do in­ves­ti­men­to na or­dem de R$ 233 mi­lhões na es­tru­tu­ra­ção po­lí­ti­ca dos cin­co prin­ci­pa­is pó­los de de­sen­vol­vi­men­to tu­rís­ti­co de Go­i­ás.

Da­nin Jú­ni­or — Co­mo a Go­i­ás Tu­ris­mo ava­lia a si­tu­a­ção do Cen­tro Cul­tu­ral Os­car Ni­e­meyer?

Ve­jo com pe­sar que uma mag­ni­tu­de co­mo es­sa não pos­sa ser ofe­re­ci­da à co­mu­ni­da­de go­i­a­na, bra­si­lei­ra e in­ter­na­ci­o­nal co­mo ins­tru­men­to de atra­ti­vi­da­de pa­ra a ati­vi­da­de tu­rís­ti­ca go­i­a­na. É uma pro­ble­má­ti­ca que se ar­ras­ta no âm­bi­to do Tri­bu­nal de Con­tas. A Go­i­ás Tu­ris­mo não tem ne­nhum en­vol­vi­men­to di­re­to com es­sa ação e aguar­da­mos as de­fi­ni­ções cla­ras da Age­top e dos ór­gã­os res­pon­sá­veis pa­ra que pos­sa­mos, den­tro do pos­sí­vel, con­tri­bu­ir.

Cezar Santos — Um jor­nal di­á­rio di­vul­gou que o di­nhei­ro do BID iria ser in­ves­ti­do no Cen­tro Cul­tu­ral.

Não é es­sa a in­for­ma­ção. Há uma ma­ni­fes­ta­ção de que o Os­car Ni­e­meyer po­de­ria es­tar in­se­ri­do nes­tes re­cur­sos. Po­rém de­pen­de-se de uma de­ci­são téc­ni­ca, ju­rí­di­ca e ins­ti­tu­ci­o­nal, que nós não po­de­mos atra­ves­sar.

Da­nin Jú­ni­or — Qua­is são as li­nhas de tra­ba­lho da Go­i­ás Tu­ris­mo?

Te­mos que for­ta­le­cer a ima­gem da Go­i­ás Tu­ris­mo en­quan­to ins­ti­tu­i­ção. Te­mos um do­cu­men­to ex­tra­or­di­ná­rio, que é o Pla­no Es­ta­du­al de Tu­ris­mo, que de­fi­ne cla­ra­men­te de 2007 a 2011 a po­lí­ti­ca es­ta­du­al a ser se­gui­da. Ela se dá ob­je­ti­va­men­te na con­cre­ti­za­ção da po­lí­ti­ca re­gi­o­nal de tu­ris­mo, ins­ti­tu­í­das no­ve re­gi­ões tu­rís­ti­cas, con­so­li­da­das pri­mei­ra­men­te as 49 ci­da­des con­si­de­ra­das in­du­to­ras de de­sen­vol­vi­men­to tu­rís­ti­co. A par­tir daí nós ins­tru­men­ta­li­za­dos to­das es­sas ações. As no­ve re­gi­ões são: das Águas, do Ou­ro, do Va­le da Ara­gu­aia, dos Even­tos, dos En­ge­nhos, da Bi­os­fe­ra, da Ser­ra da Me­sa, Agro­e­co­ló­gi­ca e a do Va­le do Sol Nas­cen­te, que en­vol­ve as ci­da­des de Mos­sâ­me­des e Pa­raú­na. O pla­no é o nos­so Nor­te. Na re­for­ma ad­mi­nis­tra­ti­va mu­da­mos a no­men­cla­tu­ra de Age­tur pa­ra Go­i­ás Tu­ris­mo em uma es­tra­té­gia de di­vul­ga­ção do nos­so Es­ta­do. O tu­ris­mo se dá ba­si­ca­men­te em três eta­pas: iden­ti­fi­ca­ção de pro­du­tos, de­sen­vol­vi­men­to de pro­du­tos e co­mer­cia­li­za­ção de pro­du­tos, e a Go­i­ás Tu­ris­mo tra­ba­lha fo­ca­da nis­so. O pe­so po­lí­ti­co do tu­ris­mo é pe­que­no e ca­so não ha­ja o pe­so po­lí­ti­co tam­bém não há o eco­nô­mi­co. Te­mos uma es­tru­tu­ra­ção que faz com que te­nha­mos R$ 60 mi­lhões em em­pe­nhos re­a­li­za­dos es­te ano e a con­cre­ti­za­ção não che­ga­rá a R$ 10 mi­lhões por­que a bu­ro­cra­cia da má­qui­na é aquém do que o tu­ris­mo, com sua com­pe­ti­ti­vi­da­de, exi­ge de nós. En­tão va­mos con­cre­ti­zar cer­ca de 15% dis­so.

Da­nin Jú­ni­or — Só um sex­to do or­ça­men­to do Tu­ris­mo foi exe­cu­ta­do?

Sim, mas o res­tan­te se­rá exe­cu­ta­do ano que vem. Plan­ta­mos e va­mos co­lher e não é por de­fi­ci­ên­cia do go­ver­no. Ne­nhum des­ses re­cur­sos se­rá per­di­do, ape­nas não exe­cu­ta­do no exer­cí­cio em que foi apro­va­do. No go­ver­no te­mos um con­cei­to que pre­ci­sa­mos mu­dar que é o le­ga­lis­mo. No Bra­sil o con­cei­to da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral, e eu fui le­gis­la­dor, é um tri­pé, que é a le­ga­li­da­de, a eco­no­mi­ci­da­de e a ges­tão. Fi­ca­mos ana­li­san­do per­ma­nen­te­men­te a le­ga­li­da­de e eu con­cor­do com is­so. Mas em de­ter­mi­na­dos mo­men­tos o ges­tor per­de mui­to tem­po pa­ra ins­tru­men­ta­li­zar is­so e por is­so os or­ça­men­tos não são con­cre­ti­za­dos.

Da­nin Jú­ni­or — O que é fei­to es­pe­ci­fi­ca­men­te nes­sas no­ve re­gi­ões tu­rís­ti­cas que o sr. ci­tou?

Pri­mei­ro o ar­ran­jo ins­ti­tu­ci­o­nal. Es­ti­ve­mos re­cen­te­men­te em Ja­ra­guá e pe­di­mos em pú­bli­co pa­ra o pre­fei­to des­vin­cu­lar In­dús­tria e Co­mér­cio do Tu­ris­mo. Ele au­to­ri­zou. Que te­nha uma se­cre­ta­ria pró­pria co­mo no go­ver­no de Go­i­ás. A Go­i­ás Tu­ris­mo é ju­ris­di­cio­na­da a In­dús­tria e Co­mér­cio e te­mos uma óti­ma re­la­ção, mas é um ór­gão pró­prio de tu­ris­mo. Os pre­fei­tos de Ja­taí e Rio Ver­de tam­bém fi­ze­ram a mes­ma coi­sa. É ne­ces­sá­ria a cri­a­ção do Fun­do Mu­ni­ci­pal de Tu­ris­mo, Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Tu­ris­mo, Cri­a­ção de ór­gão pró­prio de Tu­ris­mo, Fó­rum Re­gi­o­nal de Tu­ris­mo, pa­ra que o tu­ris­mo se­ja de­ba­ti­do em fó­runs es­pe­cí­fi­cos. Tu­ris­mo não po­de mais ser apên­di­ce de ou­tras ati­vi­da­des. É a ati­vi­da­de que mais cres­ce no mun­do, res­pon­sá­vel por 10% dos em­pre­gos no mun­do. De­pois dis­so, a po­lí­ti­ca cla­ra de re­gi­o­na­li­za­ção, não há tu­ris­mo mu­ni­ci­pal, tem que ser re­gi­o­nal. No Con­gres­so de Uro­lo­gia em Go­i­â­nia, os mé­di­cos apro­vei­ta­ram pa­ra vi­si­tar Cal­das No­vas, Pi­re­nó­po­lis e a ci­da­de de Go­i­ás. Os pro­fis­si­o­nais da área de sa­ú­de que aqui vi­e­ram vi­si­ta­ram es­sas re­gi­ões. Quan­to mais o tu­ris­ta per­ma­ne­ce, mais gas­ta e mais ge­ra em­pre­go e ren­da, me­lho­ran­do com is­so a qua­li­da­de de vi­da da po­pu­la­ção.

Da­nin Jú­ni­or — Quan­tas ci­da­des o pla­no pre­ten­dia atin­gir ini­ci­al­men­te?

Qua­ren­ta e seis. Ho­je já são 49 e pren­de­mos che­gar a 63 em 2011. Exis­te uma di­vi­são en­tre elas: as ca­te­go­ri­as di­a­man­te, es­me­ral­da e cris­tal. Pa­ra che­gar a di­a­man­te de­pen­de do pro­ces­so de von­ta­de pró­pria que es­ses mu­ni­cí­pios de­mons­tram na im­plan­ta­ção da po­lí­ti­ca. Cri­a­ção do Fun­do Mu­ni­ci­pal de Tu­ris­mo, uma pon­tu­a­ção; cri­a­ção do Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Tu­ris­mo, ou­tra pon­tu­a­ção; cri­a­ção de um ór­gão pró­prio de tu­ris­mo, ou­tra pon­tu­a­ção e as­sim por di­an­te.

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