sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Voo ao caos!

O Popular

E o aeroporto de Goiânia?

Você que já embarcou ou desembarcou no aeroporto de Goiânia deve ter observado a situação precária em que ele se encontra.

Ao chegar, depara-se com um estacionamento completamente lotado, desorganizado, improvisado. O que se vê é um pavimento velho, sem calçadas e sem cobertura para os pedestres. Táxis, vans, carros e ônibus lutam por um pequeno espaço destinado a todos. Tudo isso sem nenhum ordenamento de tráfego e de agentes de trânsito para estabelecer o controle.

Na área de check in brigam por espaço filas enormes, poucos bancos e sempre lotados, lojas e dois pequenos e antigos sanitários. A área de alimentação sempre deixou a desejar: pequena, desconfortável e com poucas opções. A sala de embarque fica completamente saturada com apenas dois vôos.

Para o embarque, o passageiro enfrenta sol ardente, vento e chuva forte na melhor das hipóteses, porque pode ainda correr o risco de confrontar-se com veículos e tratores carregando malas apressadamente de um lado para o outro. Tudo isso seria, facilmente evitado, se existissem passarelas ou os chamados fingers de padrão internacional e ainda ônibus para transportar os passageiros.

Um outro desafio a ser superado pelo passageiro para entrar na aeronove é o de subir escadas metálicas do tempo do onça. Todos os dias sobem e descem inúmeras pessoas pelas velhas escadas metálicas, trêmulas e desniveladas. Quando chove são entregues pelas empresas aéreas sombrinhas velhas, pequenas e rasgadas. Por vezes é visível o olhar de constrangimento dos funcionários que fazem verdadeiro malabarismo para que o aeroporto funcione a contento.

Ao chegar e sair do aeroporto de Goiânia nos sentimos desconfortáveis, desconfiados e inseguros. Nem sequer somos fiscalizados ao deixar a sala de embarque. Cada um pode sair com o que bem lhe aprouver.

O aeroporto de Goiânia está lembrando a antiga rodoviária de Goiânia. Mas não dá para esquecer que foi esse aeroporto que recebeu a missão da Fifa para avaliar Goiânia como possível subsede da Copa de 2014. O que será que essa missão saiu avaliando? Será o que os turistas, os executivos, os artistas, os times de futebol e os arquitetos e engenheiros estão dizendo sobre o aeroporto de Goiânia?

Será que Goiânia não cresceu? Porque o aeroporto continua praticamente o mesmo de 1972, quando em domingos chuvosos de dezembro eu ia lá ver os aviões decolarem.

Que pena ver um dos nossos cartões de visita nesta situação.

Riumar dos Santos é engenheiro civil e especialista em Transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário