sábado, 12 de dezembro de 2009

Marconi: o valor da militância!

O Popular

Política

Marconi diz que militância da base o apoiará em 2010
Para senador, mesmo sem respaldo da cúpula, maioria do PP, DEM e PR ficará com o PSDB na eleição

Núbia Lôbo

Ressaltando respeito ao direito dos partidos de buscarem espaço em candidatura alternativa à polarização entre PMDB e PSDB em 2010, o senador Marconi Perillo (PSDB) disse ontem que a militância da base aliada do chamado tempo novo já está decidida a caminhar com os tucanos e que isso será anunciado no momento certo. “Os dirigentes serão procurados, mas isso será feito, na minha opinião, a partir de março”.

Marconi não titubeou da segurança de que será acompanhado pela militância da base aliada nem mesmo quando lembrado da força da máquina do Estado no período pré-eleitoral. “Isso é como fogo morro acima e água morro abaixo, ninguém segura”.

O senador ponderou que “às vezes, as lideranças dos partidos têm opiniões equivocadas sobre os liderados e que é preciso estar sintonizado com o que pensa a militância”. Em seguida, fez questão de ressaltar que estava falando “em tese” e não se referia aos partidos que gravitam em torno do governador Alcides Rodrigues (PP).

Além do apoio local, o senador dá sinais de que não desistiu de manter siglas como DEM e PR na coligação oficial com o PSDB. Questionado se está preocupado com o tempo de televisão que terá no horário eleitoral gratuito do ano que vem, o senador respondeu que essa é uma preocupação de todos os partidos: “É por isso que essa questão das alianças só será esgotada na última hora, no final do mês de junho”.

Sobre o apoio do PSDB ao governo na Assembleia, Marconi jogou a decisão para os deputados estaduais, mas ressaltou a “personalidade bastante definida” e o “compromisso com o projeto do partido para 2010” do deputado Jardel Sebba, que assume a liderança da bancada tucana na Casa no ano que vem.

Apesar das divergências entre PP e PSDB, Marconi não deixa aparecer marcas de rancor a Alcides. Disse que não foi ao jantar que o governador ofereceu para deputados estaduais, federais e senadores na quinta-feira em razão da palestra que ministrou para maçons e emendou: “Não tinha motivo algum para não comparecer. Afinal de contas, tenho muitos defeitos, mas sou uma pessoa educada”.

Se o senador se sente traído por Alcides caminhar para um novo projeto eleitoral, Marconi diz que é uma questão muito pessoal e que não quer trazê-la a público. Mas sua declaração respondeu o que tem sido motivo de críticas de alcidistas nos bastidores do governo durante os últimos três anos. “Tive o cuidado de não interferir em nada em relação ao atual governo”.

A entrevista foi concedida em almoço oferecido pelo PSDB à imprensa. Da bancada federal do partido, apenas o deputado João Campos não estava presente. A senadora Lúcia Vânia e a metade da bancada estadual estavam no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário