Editorial
Para salvar a Terra
Capital do civilizado reino da Dinamarca, Copenhague é o destino de atenções e esperanças de todo o mundo, pois acolhe a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre Mudança do Clima (COP-15), a qual vai tomar cruciais decisões sobre a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.
A convenção sobre mudança climática tem 192 países-membros, entre os quais o Brasil e os dois que mais emitem gases, que são os Estados Unidos e a China, cuja cooperação, no caso de positiva, seria decisiva para a redução do pesadelo do aquecimento global.
O filósofo Francis Bacon escreveu que a natureza obedece desde que também seja obedecida. O bem da humanidade só pode ser obtido e sustentado se houver entre o que o homem faz e o meio ambiente uma dose considerável de harmonia, pois, se hostilizada, a natureza responderá com perturbações para a humanidade.
Sendo a maior porção do Bioma Cerrado, Goiás não quer ver a natureza sendo agredida e, sendo assim, a população goiana se alinha entre os que esperam resultados positivos do encontro de Copenhague, principalmente a redução em grau desejável de emissão dos gases.
Que a conferência consiga encontrar as vias de uma larga concordância para compatibilizar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. É imensa a responsabilidade dos que vão tomar as decisões sobre este grande e difícil consenso global, pois só assim para deter as mudanças climáticas cujos trágicos efeitos já são sentidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário