quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Base unida!

O popular

Política

Base do PSDB defende antecipação de nome

Brasília – Em reunião do PSDB, a maioria dos presidentes dos diretórios estaduais do partido defendeu ontem a antecipação da definição da candidatura presidencial até janeiro. O movimento representa um revés para a estratégia do governador de São Paulo, José Serra, líder nas pesquisas de intenção de voto, que des’eja retardar ao máximo essa definição e ao encontro ao interesse do governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

A pressão dos diretórios está sendo feita por conta do reflexo das campanhas regionais. Sem candidato escolhido, os tucanos vêm encontrando dificuldades para iniciarem suas campanhas e para montarem as alianças locais. Além disso, reclamam que o governo federal já está em ritmo eleitoral, pedindo votos para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e articulando acordos nos Estados.

Apesar da preferência e da pressão dos diretórios estaduais, o PSDB preferiu não tomar decisão sobre o assunto na reunião, que durou quase cinco horas e foi realizada na sede do partido em Brasília.

O presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE), entretanto, reconheceu que “100% do partido prefere resolver o quanto antes” a definição da candidatura e concorda com isso. A questão é que Guerra avalia que não adianta antecipar a definição do candidato se o gesto custar a harmonia política entre Serra e Aécio.

“O consenso geral é que todo mundo deseja uma breve solução, mas desde que isso implique numa verdadeira adesão dos dois pré-candidatos. Se essa adesão não estiver garantida ainda, melhor não resolver logo”, afirmou. Para ele, a cobrança dos diretórios pela aceleração é normal diante dos movimentos da candidatura governista.

“Você tem uma campanha na rua de uma candidata com dinheiro público. Todo militante, todo torcedor do PSDB, quer fazer a mesma coisa. Não de gastar o dinheiro público, mas de fazer campanha também”, disse Guerra. Na reunião, o presidente do PSDB ouviu muitos diretórios regionais defenderem abertamente a antecipação da chapa.

“Não interessa qual é o nome, porque ambos são ótimos candidatos. Mas temos que definir logo”, afirmou o governador de Roraima, José Anchieta. “O candidato acaba sendo a principal bandeira de uma campanha. Precisamos dessa escolha rápido”, reforçou o deputado federal Roberto Rocha, presidente do diretório maranhense.

“A escolha tem que ser feita o mais breve possível. A campanha já está nas ruas”, acrescentou o senador Flexa Ribeiro, presidente do diretório do Pará. “Sou a favor da escolha rápida. Ajudará na definição das alianças”, apoia o deputado federal Gervásio Silva, vice-presidente do diretório de Santa Catarina. (Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário