sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Marconi: união é o caminho



Diário da Manhã

Marconi lamenta que PSDB fique fora de articulações do PP
Senador lembra que tucanos apoiaram pepistas nas últimas três eleições e pede consideração. “Esperamos consenso e que as bases sejam consultadas”

O senador Marconi Perillo (PSDB) lamentou ontem que o partido não tenha sido chamado pelo governador Alcides Rodrigues (PP) para as conversas sobre a sucessão estadual em 2010. “Lamento que o PSDB não tenha sido convidado para esse tipo de articulação. Até porque o PSDB apoiou o PP nas últimas três eleições de governador e prefeito de Goiânia (2004, 2006 e 2008)”, afirmou, momentos antes de participar de sessão especial em homenagem à empresa Italac, na Assembleia Legislativa.

Alcides e os presidentes do PR (Sandro Mabel), DEM (Ronaldo Caiado) e PSB (Barbosa Neto) articulam uma terceira via, que eles intitulam de “Nova Frente”, na disputa eleitoral do ano que vem. Nas últimas semanas, o quarteto vem se reunindo constantemente no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O governador, inclusive, já afirmou diversas vezes que não aceitará o “prato feito”, em relação à pré-candidatura de Marconi, e que busca um candidato no grupo alcidista para tentar fazer frente aos tucanos e peemedebistas.

O senador reclamou ainda de falta de consideração e pediu que os alcidistas escutem os apelos das bases. “Sempre tivemos consideração muito grande pelo PP e por todos os demais partidos da base. Agora, todas as eleições têm uma fotografia diferente das outras. O que esperamos é que haja consenso e que as bases sejam consultadas e respeitadas.” Ele também falou em respeito ao partido. “O PSDB ajudou na eleição (de Alcides) e espera ser respeitado enquanto partido que apoiou na eleição e apoia o governo.”

Sobre a definição de candidatura, Marconi diz que não vê pressa na decisão. Para ele, nada será acertado antes do carnaval. “Só terá negociação de fato depois do carnaval. As articulações e conjecturas darão espaços para os festejos natalinos. No momento oportuno, o PSDB vai tomar seu caminho, fazer suas decisões, sem nenhuma obscessão, exagero ou impaciência quanto ao seu destino futuro. O PSDB terá a humildade, equilíbrio, paciência e a boa vontade de sempre para buscar apoios e alianças que possam significar um bom projeto para Goiás. Não pensamos em poder pelo poder e nem em alianças que signifiquem projetos excusos.”

Demissões

O senador também foi indagado sobre a possibilidade de o governador, durante a reforma administrativa do início do ano, demitir tucanos da administração. “O governador tem a caneta nas mãos e tem, naturalmente, o direito de decidir em relação aos integrantes de sua equipe. O PSDB não indicou ninguém ao governador. As pessoas que estão no governo foram indicadas por ele mesmo. Cabe a ele manter ou não essas pessoas.”

Marconi também fez questão de lembrar que, oficialmente, não existe nenhum tucano em posto-chave do governo. “Não existem pessoas indicadas oficialmente pelo partido no governo. E são muito poucas as pessoas do PSDB que estão em postos-chaves. Quase todos os tucanos no governo foram indicados por deputados estaduais, que dão sustentação ao governo na Assembleia Legislativa.”

Infraestrutura

Além de política goiana, Marconi falou sobre o trabalho que desenvolve no Senado. Lembrou que esses dias está envolvido com as aprovações de emendas ao Orçamento da União em 2010. Na quarta-feira ele já havia garantido R$ 2,5 bilhões em recursos. Ontem, a Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou mais quatro emendas. Das quatro, duas são do goiano. “Uma emenda destina recursos para continuidade da Ferrovia Norte-Sul e a outra para conclusão da BR-070, que liga Brasília (DF) a Cuiabá (MT), no trecho entre Cocalzinho (MT) e Itaguari (GO).

Também lembrou que a bancada goiana no Congresso Nacional assegurou ontem R$ 20 milhões em emendas para instituições filantrópicas e hospitais do Estado. “A decisão foi tomada pela bancada inteira, pois estamos fazendo uma agenda para o Estado por meio de emendas de bancada. Eu mesmo tomei a decisão de destinar minha emenda de bancada à BR-153, como a construção dos viadutos do Daia (Anápolis), de Aparecida, na porta da Agetop, além de travessias urbanas em Porangatu, Jaraguá, Uruaçu, Anápolis e Hidrolândia. Estamos nos empenhando muito em aprovar emendas e assegurar recursos para o desenvolvimento de Goiás. Este era o desejo manifestado pelo governador Alcides.”

Assembleia presta homenagem a empresa de laticínios

A Assembleia realizou sessão especial ontem em homenagem aos 15 anos da empresa Italac. O evento foi proposto pelo deputado Jardel Sebba (PSDB). A instituição, com sede em Corumbaíba, produz e comercializa produtos lácteos. Na oportunidade, seis pessoas foram nomeadas para receber a homenagem em nome da empresa: Alexandre Botelho Teixeira, Sérgio Botelho Teixeira, Jerônimo Teixeira Neto, Sandra Regina Teixeira, Márcio Botelho Teixeira e Cláudio Teixeira. Jardel Sebba afirmou em seu discurso que Goiás tem o privilégio e se orgulha de acolher os irmãos Sandra, Alexandre, Jerônimo, Márcio, Sérgio e Cláudio, cuja empresa, a Italac, é apontada como um dos empreendimentos mais bem-sucedidos da indústria de laticínios no Brasil.

A empresa Italac, que começou pequena, produzindo queijos e manteiga, hoje tem fábricas em Goiás, na querida cidade de Corumbaíba, em Minas Gerais, Pará, Rondônia e, ainda, a recém-inaugurada unidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul”, lembrou Jardel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário