sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Popular

Serra critica política monetária, mas evita falar em candidatura ao Planalto

Folhapress

São Paulo – O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse ontem que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil tem “boas chances” de voltar a crescer cerca de 5% no próximo ano, mas os juros altos e o câmbio ainda continuam sendo uma grande preocupação para a economia.

Em entrevista aos jornalistas Helena Chagas e Florestan Fernandes, da TV Brasil, que foi ao ar na noite de ontem, Serra evitou falar em eleições e quando perguntado sobre sua possível candidatura à Presidência da República, disse que essa decisão só deve ocorrer no ano que vem. “Se antecipa muito essa discussão eleitoral, e tenho muito trabalho aqui, como governador de São Paulo. Campanha eleitoral antecipada não enche barriga”, disse.

Serra voltou a fazer críticas à política monetária, embora admita que os sinais da economia são positivos. “Acho que tem boas chances de crescer isso (5%). O que me preocupa na economia brasileira é outra coisa. Acho que os juros continuam muito altos e isso prejudica indiretamente, através do câmbio, as nossas exportações. Estamos com problemas nas atividades exportadoras e elas têm uma responsabilidade grande sobre o emprego e também barateia, de maneira não justa, as importações que concorrem com produtos que são feitos aqui”, afirmou.

Para Serra, o Banco Central cometeu um equívoco ao não ter aproveitado o momento de crise econômica para baixar “os juros mais depressa e mais fortemente como aconteceu no mundo inteiro”. “Nenhum país da América Latina tem os juros tão altos (quanto o Brasil). Isso não é bom a médio e longo prazo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário