terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Popular

Editorial

Dívida com o Entorno

O governo federal tem uma velha dívida com o Entorno de Brasília. Para quitá-la, tem de ser receptivo à canalização de recursos para, mediante parcerias com os governos de Goiás e do Distrito Federal, eliminar o quanto possível os impasses e as carências dessa área. A solução é esta e nunca propostas equivocadas como a do deputado Tadeu Filipelli (PMDB-DF), prevendo a incorporação dos municípios goianos do Entorno ao Distrito Federal.

As forças políticas goianas, aliás, precisam ficar mais atentas, pois afinal a proposta de Felipelli, que é uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional), conseguiu assinaturas suficientes para pelo menos tramitar.

Goiás jamais poderia vir a ser sacrificado pela perda de municípios para os quais a administração do Estado tem, desde a inauguração de Brasília, dedicado atenção e recursos, e durante muito tempo sem a ajuda federal, que teria de ser obrigatória.

Há problemas sociais no Entorno, causados pelos fenômenos da pobreza e do desemprego, fontes também do crescimento da violência, mas existe muita riqueza potencial que será desfrutada se não faltarem iniciativas corajosas.

Importante mencionar um fato histórico: Goiás amputou mais de 5 mil quilômetros quadrados de seu Planalto Central para entregar à União e permitir a construção de Brasília e a criação do novo Distrito Federal. Isto facilitou o início das obras e apressou a mudança para a nova capital, obra da administração Juscelino Kubitschek (1956-1961).

Nenhum comentário:

Postar um comentário