terça-feira, 24 de novembro de 2009

Marconi: base faz apelo pela união!

Diário da Manhã
21/11/2009

Marconi, o amigo das 1.001 oportunidades

Militando na política desde a década de 80, fui filiado a dois partidos (PMDB e PSDB). Já ajudei a eleger vários políticos, de vereadores até presidentes da República. Diretamente ajudei a eleger dois vereadores em Jataí, Cilene Guimarães, em 1992, e eu mesmo, em 2000; quatro prefeitos, Nelson Antônio da Silva, Mauro Bento, Humberto Machado e Fernando da Folha; dois deputados estaduais, Mauro Bento e Romilton Moraes; dois deputados federais, Maguito Vilela e Geovan Freitas; três senadores, Lúcia Vânia, Demóstenes Torres e Marconi Perillo; quatro governadores, Iris Rezende, Maguito, Marconi e Alcides Rodrigues, e três presidentes, Tancredo Neves, Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso.

Embora ainda me considere jovem, já ocupei vários cargos, entre eles, vereador, vice-prefeito e prefeito interino, além de ajudar na coordenação de várias campanhas políticas em Jataí, no Sudoeste e em todo o Estado. Além de político, também faço parte da imprensa desde 1987. Fiz várias coberturas jornalísticas, tanto pela Rádio Difusora quanto pela TV Jataí. Ao longo dos anos, adquiri vasta experiência por meio do relacionamento com pessoas de todas as classes sociais.

Como homem público, tenho conversado com políticos, empresários, jornalistas, servidores públicos, agropecuaristas, enfim, com a comunidade em geral, em várias cidades, ouvindo as reivindicações e sugestões de cada segmento. Dessas conversas surgiram sete argumentos que agora apresento aos líderes políticos de Goiás, incluindo o governador Alcides, que ameaçam lançar um candidato a governador pela chamada terceira via:

– A disputa em Goiás será polarizada entre a base aliada e o PMDB.

– Nas bases do interior, os dois grupos – base aliada e PMDB – não se unem. Os eleitores não aceitam essa união, pois veem os dois grupos como adversários.

– Os partidos que compõem a base aliada gostam muito do senador Marconi e do governador Alcides e querem vê-los juntos no mesmo palanque nas eleições de 2010.

– Se houver rompimento da base aliada, a maioria dos políticos do Estado já se decidiu com quem fica: ficará com o senador Marconi, que, para eles, é o único candidato a governador que vence o PMDB de Iris.

– Muitos políticos da base ainda não manifestaram sua preferência pelo senador Marconi temendo represálias do governo estadual contra suas bases.

– A base aliada teme que, se o governador Alcides insistir em uma candidatura ao governo pela terceira via, ou “nova frente”, pode colocar em risco as eleições dos principais candidatos a deputado estadual e federal e senadores, pois ficarão sem palanque, caso a candidatura não decole. Nesse caso, o governador Alcides pode sofrer uma grande decepção, a exemplo do que ocorreu com o senador Demóstenes (então PFL), quando se candidatou ao governo de Goiás em 2006, obtendo menos de 100 mil votos, terminando na quarta colocação.

– Para a base aliada, os nomes apresentados como pré-candidatos a governador pela chamada terceira via até agora, pelos partidos, não representam o “novo” na política, pois quase todos vêm de várias eleições e já possuem longas carreiras ou são militantes na política há muitos anos. Por isso, eles (a base aliada) apoiam o senador Marconi Perillo como candidato a governador, que é o que mais aglutina, o que mais ajudou os prefeitos, deputados e vereadores, e é o líder inconteste nas pesquisas de opinião pública realizadas até agora. É também o único que ganha a eleição de Iris, Meirelles e outros. A base aliada alerta que o grupo do PMDB está tentando tão-somente usar o governador Alcides para derrotar o senador Marconi, pois, caso o PMDB vença as eleições, todos sabem o que pode acontecer: para o grupo peemedebista, tudo; para os adversários, saudade do Tempo Novo...

Muitos dos políticos que hoje resistem em apoiar o senador Marconi Perillo como candidato a governador foram muito valorizados em seu governo, pelo governador das 1.001 oportunidades.

Relembremos: Alcides Rodrigues foi vice-governador, governador, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e interventor da Prefeitura de Anápolis.

No governo Marconi, até mesmo membros dos poderes Legislativo e Judiciário assumiram o governo. Foram eles: os deputados estaduais Sebastião Tejota, Célio Silveira e Jardel Sebba, ex-presidentes da Assembleia Legislativa, e os desembargadores Jamil Macedo, Joaquim H. Sá, Byron Seabra Guimarães e Charife Oscar Abrão, todos ex-presidentes do Tribunal de Justiça.

Durante o governo Marconi, alguns suplentes assumiram as vagas de deputados federais que foram chamados para ocupar secretarias. Entre esses suplentes estavam Sérgio Caiado e Capitão Wayne. O mesmo Sérgio Caiado, hoje presidente do PP, também exerceu o cargo de presidente da Agência Rural.

Jataí também foi valorizada no governo do Tempo Novo, com Francisco Gedda, hoje presidente do PTN, como superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Jailton Naves, na Superintendência de Planejamento; Mauro Bento e Cilene Guimarães ocuparam assessorias especiais – posteriormente Cilene assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa em virtude do titular, Misael Oliveira, ter sido convidado para uma secretaria extraordinária.

Quero nesta oportunidade pedir aos meus amigos Gedda, presidente do PTN; Barbosa Neto, presidente do PSB; deputado federal Ronaldo Caiado, presidente do DEM; senador Demóstenes Torres, deputado federal Sandro Mabel, vice-governador Ademir Menezes, Sérgio Caiado, presidente do PP, e governador Alcides Rodrigues que pensem bem no seguinte: todas as vezes que a base aliada foi desunida para uma disputa eleitoral, ela perdeu.

Como foi o caso da eleição para a Prefeitura de Goiânia, depois da administração Nion Albernaz, uma vencida por Pedro Wilson (PT) e duas por Iris Rezende (PMDB). O mesmo aconteceu em 1994, na disputa pelo governo do Estado, quando a base lançou dois candidatos, Ronaldo Caiado e Lúcia Vânia. Quem ganhou foi Maguito Vilela (PMDB). De lá para cá, a base aliada se uniu e conquistou três vitórias consecutivas: duas com Marconi (PSDB), em 1998 e 2002, e uma com Alcides Rodrigues (PP), em 2006.

Portanto, nós já sabemos como perder e como ganhar. Se a união é o caminho da vitória, por que nos desunirmos?

Como membro da base aliada e amigo pessoal do senador Marconi e do governador Alcides, deixo aqui alguns exemplos que só reforçam a importância da base aliada permanecer unida para vencer as próximas eleições (2010):

Na eleição municipal de Jataí, em 2004, eu disse que, se nos uníssemos, nós, a base do governador Marconi na cidade, ganharíamos do PMDB, que já administrava o município há 28 anos. Nos unimos e ganhamos, com Fernando da Folha prefeito e Adilson Morais vice.

Quatro anos depois, na eleição do ano passado, nos dividimos e perdemos as eleições para o mesmo PMDB.

Em 2002, na campanha da reeleição do governador Marconi em Jataí, cidade de Maguito Vilela, então concorrente de Marconi, muitos não acreditavam que Marconi ganharia. Dentre os poucos que apostavam na continuidade do Tempo Novo, estava eu. Trabalhamos muito e o que aconteceu? Marconi foi reeleito em primeiro turno, com Alcides Rodrigues na vice.

2006: nas eleições, já ocupando o cargo de vice-prefeito de Jataí, coordenei o movimento de apoio à candidatura de Alcides a governador e de Marconi a senador, junto aos vice-prefeitos do Estado. E mais uma vez, para surpresa de alguns pessimistas, que não acreditavam na eleição de Alcides, chegamos a mais uma vitória, na qual sempre acreditei, ao lado de Marconi Perillo, Nion Albernaz e tantos outros valorosos companheiros do Tempo Novo, mesmo com os baixos índices de preferência do eleitorado nas pesquisas realizadas no início da campanha.

E agora em 2009, faltando quase um ano para as eleições que vão escolher o próximo governador do Estado de Goiás, eu, em nome do Deus vivo que eu sirvo, que é o senhor Jesus Cristo, afirmo, por tudo que vi nas cidades que visitei, pelo que conversei com centenas de lideranças políticas, pelo que tenho lido, pelas pesquisas realizadas até agora e por tudo que fez pelo Estado de Goiás como governador e pelo Brasil, como vice-presidente do Senado, o próximo governador do Estado de Goiás, a partir de 2011, será o atual senador por Goiás Marconi Ferreira Perillo Júnior.

Adilson Morais é radialista e ex-vice-prefeito de Jataí

Nenhum comentário:

Postar um comentário