quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Lúcia Vânia: senador forte!

Diário da Manhã

Opinião

Professor Valmir Pedro

Lúcia Vânia é fortíssima!

A última pesquisa Ecope/DM divulgada no dia 17 de novembro, que mostra a corrida por duas vagas ao Senado por Goiás nas Eleições de 2010, me chamou atenção pelos números favoráveis à senadora Lúcia Vânia (PSDB). Se considerarmos a importância da mídia junto ao eleitor, o prefeito Iris Rezende (PMDB) (48,7 por cento) e o senador Demóstenes Torres (DEM) (38,1 por cento) deveriam estar com uma diferença mais ampla em relação à senadora Lúcia Vânia, que aparece com 33,3 por cento.

O prefeito está todos os dias concedendo entrevistas às emissoras de rádio e TV e aos jornais impressos da capital. A propaganda institucional da Prefeitura de Goiânia ocupa mais espaço nos meios de comunicação do que os anúncios de Itaú, Bradesco e Coca-Cola juntos, sem falar nos mutirões da prefeitura que ocorrem praticamente todos os finais de semana. O senador Demóstenes Torres não ocupa tamanho espaço na mídia como o prefeito Iris Rezende, mas é inegável que sua exposição é bem superior a da senadora Lúcia Vânia. O democrata está sempre com aparições nas mídias local e nacional.

Em âmbito local porque é, sem dúvida, a maior liderança do seu partido. Por isso divide o tempo de TV e rádio do DEM com o deputado federal Ronaldo Caiado e, não podemos esquecer que o senador disputou a última Eleição para governador. Ele não obteve sucesso, mas conseguiu uma baita exposição. A nível nacional, Demóstenes ocupa uma posição de grande importância e prestígio comandando a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, o que lhe garante espaço nas grandes emissoras de rádio e TV. Já a senadora Lúcia Vânia preferiu brigar e trabalhar nos bastidores do Senado debatendo e lutando pela aprovação de projetos importantes para Goiás e para o Brasil, preferiu deixar a exposição para o seu colega Marconi Perillo, que luta para voltar a governar Goiás. Por isso, precisa ocupar cargo de destaque na mesa diretora do Senado.

Em relação ao tempo de TV e rádio do PSDB, partido de Lúcia Vânia, o tempo maior também é ocupado por Marconi Perillo, tudo para consolidar o seu projeto de voltar a ser inquilino da Casa Verde. E a senadora não está errada em abrir mão do espaço que lhe é de direito para ser ocupado pelo senador Marconi, porque Goiás tem demostrado através das pesquisas que deseja a volta do tucano ao governo de Goiás.

Essa análise que faço da exposição dos três primeiros colocados na pesquisa Ecope/DM nos mostra que Lúcia Vânia é uma candidata fortíssima a continuar representando Goiás no Senado. Os seus votos são cristalizados e aparecem nos levantamentos de diferentes Institutos, não pela exposição na mídia, mas pela sua história de trabalho em favor de Goiás e do Brasil. Com isso não quero dizer que o senador Demóstenes não trabalha por Goiás, muito pelo contrário: o considero um grande senador e gostaria de vê-lo ao lado de Lúcia Vânia em uma mesma chapa nas Eleições de 2010.

Valmir Pedro é professor filiado no PMN de Uruaçu, radialista, articulista; historiador (UEG- Uruaçu) e pós-graduado em Recursos Humanos (Uni-Anhanguera – Goiânia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário