quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Diário da Manhã

Apagão recorde deixa 9 Estados sem energia
SP, MG, ES, RJ, RS, MT, MS, PE e GO, além do Paraguai, ficaram sem energia por volta das 22h de ontem. Temporal teria levado ao desligamento de Itaipu

Blecaute atingiu pelo menos nove Estados brasileiros na noite de ontem. De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, o apagão foi causado por uma pane ocorrida na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Até o fechamento da edição, não foram informados detalhes sobre as causas do pane, que causou um apagão parcialmente nacional. Municípios do Paraguai na divisa com o Brasil também ficaram sem luz. Este foi o primeiro apagão deste porte na história do País.

Cidades dos nove Estados atingidos pela falta de luz – São Paulo, Minas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pernambuco – ficaram sem luz desde às 22h10. A capital paulista ficou toda no escuro. A Companhia Energética de Goiás não informou na noite de ontem qual a dimensão do apagão em Goiás. Até a 1h de hoje, em poucas cidades atingidas, a energia havia sido retomada.

Segundo afirmou o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), houve um desligamento completo da Usina de Itaipu, o que causou a perda de 17 mil megawatts de potência, equivalente à potência geral do Estado de São Paulo. Ainda de acordo com o ministro, é possível que um temporal tenha provocado o desligamento completo da Usina de Itaipu. A queda provocou um efeito cascata em outras linhas do Sistema Integrado Nacional.

Apesar do incidente, Lobão afirmou que o sistema elétrico brasileiro é um “dos mais eficientes do mundo”, e que “não há como comparar a situação com o racionamento de energia de 2001”. Segundo ele, foi “um acidente” e o sistema é confiável.

Ainda não sabe quantas cidades foram afetadas. Em São Paulo, o problema provocou caos nas ruas e avenidas, no metrô e nos trens. No Rio, o problema prejudicou a circulação de veículos e a segurança de moradores. Vários assaltos foram registrados. Os elevadores dos prédios também foram prejudicados pela falta de energia.

Estado tem 95% de residências atingidasO apagão que atingiu noves Estados brasileiros e o Paraguai no final da noite de ontem deixou 95% dos imóveis de Mato Grosso do Sul sem energia elétrica. Segundo informações da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul), somente os municípios de Costa Rica, Naviraí e Eldorado no extremo sul do Estado não foram afetados pela queda de energia, porque possuem geração própria.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Campo Grande, não houve ocorrências graves, apenas pessoas que ficaram presas nos elevadores fizeram alguns chamados. A Polícia Militar também não registrou ocorrências de vulto. Alguns moradores reclamaram da falta de energia em bares, restaurantes, onde houve pequenas discussões resolvidas pelos seguranças dos estabelecimentos. Maior número de reclamações surgiu nos postos de saúde onde não existem geradores de energia elétrica ou não funcionaram.

O governador de do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que estava em Brasília participando de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que entraria que vai entrar em contato com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e pediria para que ele colocasse em alerta máximo a Guarda Municipal.

Segundo Cabral, a medida seria preventiva porque, apesar da falta de energia, a situação na cidade era tranquila. O Rio de Janeiro, de acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, foi o Estado mais atingido pelo apagão que deixou sem luz também parte de São Paulo, o sul de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai. A falta de energia causa problemas principalmente para o trânsito. No Rio de Janeiro os sinais de trânsito ficaram desligados. (AE)

Chuva também provoca estragos em Goiânia

Antes do apagão na noite de ontem, possivelmente causado por temporal no Paraná, a chuva causou transtornos em diversos bairros da Capital. Segundo a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), 12 árvores caíram na cidade no momento da chuva. Os bairros que mais registraram quedas foram os setores Marista, Bueno e Oeste. Segundo a Cormurg, a principal causa da queda de árvores em Goiânia é a poda irregular.

Devido à queda de árvores, a Celg informou que os mesmos bairros foram os mais afetados com a falta de energia. O fornecimento foi normalizado no início da noite. De acordo com a assessoria da empresa, 350 unidades consumidoras foram afetadas.

A Defesa Civil, coordenada pelo Corpo de Bombeiros, registrou ontem cinco ocorrências. No Setor Rio Formoso, as quadras 24 e 25 da Rua Domingos Alves de Castro foram alagadas. Os Bombeiros informaram que aproximadamente 20 residências e um colégio sofreram com as chuvas. A Defesa Civil foi ao local para avaliar as causas do incidente e cadastrar as pessoas afetadas.

Segundo os Bombeiros, moradores da região afirmaram que, após o recapeamento da rua, alguns bueiros foram tampados, o que fez com que a rede pluvial local não suportasse a quantidade de água. Ainda de acordo com os Bombeiros, a água apenas entrou nos locais e não ocasionou grandes danos materiais.

No Jardim América, um carro rodou na enxurrada, na Avenida C-1. Na Rua C-6, uma casa foi alagada em virtude de uma obra da prefeitura. Os Bombeiros registraram alagamento em uma residência na Vila Canaã. No Setor Rodoviário, duas casas no mesmo lote foram tomadas pela água.

A água da chuva cobriu a ilha entre as avenidas Pio XII e Armando de Godoi no Setor Cidade Jardim. Por causa do alagamento, cerca de 12 veículos pararam de funcionar, o que gerou engarrafamento na região. O tumulto fez com que motoristas gastassem cerca de 40 minutos no percurso da Avenida Castelo Branco ao Detran.


Diário da Manhã

Etanol: cai competitividade no País

O etanol combustível segue competitivo no tanque dos carros flex fuel em apenas 7 dos 27 Estados brasileiros (incluindo o Distrito Federal), segundo a Agência Nacional de Petróleo, referentes à semana terminada em 6 de novembro. A alta do etanol nos postos fez com que a vantagem recuasse em relação à semana anterior, quando 8 Estados apresentavam etanol mais competitivo. Os Estados onde a vantagem do etanol é mais significativa são Mato Grosso (preço é 51,28% do preço da gasolina), Goiás (61,50%), São Paulo (63,29%), Tocantins (64,98%), Paraná (65,94%), Pernambuco (67,72%) e Mato Grosso do Sul (68,84%). Preços médios do etanol combustível subiram nos postos de 17 Estados brasileiros no período. (AE)
Diário da Manhã

Iris sugere que não há espaço para terceira via em Goiás
Prefeito diz que quem retarda projetos eleitorais se afasta do êxito nas urnas

Quase 12 anos após a inusitada derrota na disputa pelo governo estadual para o agora senador Marconi Perillo (PSDB), o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), sinaliza que, no embate que se avizinha, não há espaço para via alternativa no confronto que há mais de uma década tem sido alimentado por peemedebistas e tucanos.

O PSDB já “lançou” Marconi ao governo e Iris assegurou que, até o próximo mês, o PMDB anuncia o nome – o dele próprio, acusa a maioria dos sinais. Enquanto isso, a terceira via delineada pelo governador Alcides Rodrigues (PP) caminha a passos lentos. Ontem, em entrevista à imprensa no Paço Municipal, questionado se a demora da virtual chapa governista indica que coligação alternativa à polarização PMDB-PSDB está fadada ao fracasso, Iris conseguiu ser delicado sem deixar de ser claro. Para ele, conquistam o Executivo estadual os que agem com rapidez.

“Não teria atrevimento de fazer uma avaliação dessas (fracasso). Ninguém sabe o sentimento do povo. Mas seis meses são um período muito pequeno para um candidato consolidar alianças e consolidar um plano de governo que corresponda às expectativas de um povo. Movido por minha experiência, defendi essa antecipação. Nós notamos aí, a oposição já está com candidato nas ruas. Mesmo que não queiram chamar de campanha.”

O argumento seria que opções de candidatos da terceira via – Jorcelino Braga (PP), Ronaldo Caiado (DEM) e Sandro Mabel PR) – desfrutam de muito menos visibilidade que o prefeito e Marconi.

DEM, PP e PR articulam reunião para a próxima sexta-feira para discutir a sucessão estadual. Procurados pela reportagem para falar sobre o assunto, os articuladores não haviam definido hora nem local.

Há poucos dias do fim do ano, a maioria dos eleitores desconhece o nome do candidato alternativo. O prefeito esclarece por que sugere, com sutileza, que uma terceira via precisa voar contra o tempo para ter êxito. “Quando fui candidato em 1990, dois anos antes, já estava nas ruas, fazendo campanha. Claro, sem ferir a legislação. Mas buscando apoio, reunindo lideranças.”

Está prevista para o início de 2010 maratona pelo interior do Estado. Os mais críticos chegaram a dizer que, em razão dos quase 76 anos, Iris não suportaria o ritmo intenso de uma campanha ao governo. “Muitos implicam comigo porque acham que estou vivendo demais.” Em tom descontraído, o prefeito se “justificou”. “É uma dádiva de Deus em relação à minha pessoa. No momento em que eu sentir que não tenho forças para representar bem o povo, nem numa prefeitura, em um governo, seja onde for, eu vou pegar minha malinha e vou me encostar. Mas acho que o político que recebeu esse dom tem de participar.”

RESPOSTA AO PSDB

Iris disse que vai responder “no momento oportuno” às críticas de tucanos que dizem que, em vez de fazer propostas, o PMDB tem utilizado os encontros regionais para atacar o PSDB.

“Ainda não me declarei governador. Não me atentei para essas observações da oposição, até porque não estamos em campanha política. No momento oportuno, eu terei resposta para todas essas insinuações. Meu sistema político é ganhar votos fazendo mais e melhor. Isso faz com que seja alvo de respeito.”

O prefeito reafirmou ainda que jamais impôs candidatura dentro do partido e citou o caso mais recente como embasamento. “Dei prioridade para Henrique Meirelles (presidente do Banco Central). Se ele entendesse que queria ser candidato a governador, poderia ser.”

A fala deu espaço para assegurar que o partido está aberto à renovação. O prefeito, porém, fez uma ressalva. “Renovação de uma sigla, de um grupo político, se faz por escadas. Não é você pegar um jovem e, de cara, colocá-lo para disputar a presidência, o governo do Estado. Política não é assim. Estamos incentivando jovens a disputar Câmaras, prefeituras... Mas uma eleição ao Executivo não é objeto de experiência. O partido lança o candidato que tem possibilidade de vitória.”
Diário da Manhã

Oposição deixa CPI da Petrobras

A oposição formalizou ontem saída da CPI da Petrobras quatro meses depois da comissão ser instalada no Senado para investigar supostas irregularidades na estatal – gesto inédito no Legislativo.

Ao apresentar relatório final antecipado com denúncias contra a Petrobras, senadores oposicionistas apontaram 18 irregularidades que comprometeriam gestão da empresa.

As denúncias foram formalizadas em 18 representações que serão encaminhadas hoje pelo DEM e PSDB ao Ministério Público Federal. Oposicionistas afirmam que denúncias integram relatório que seria apresentado paralelamente à comissão no final dos seus trabalhos, mas acabou antecipado com anúncio da debandada da CPI.

“Foram elaboradas 18 representações com os indícios graves de irregularidades que serão assinados pelos líderes do DEM e PSDB e pelos senadores da oposição que integram a CPI. Já havia a previsão de que o governo aparelharia a comissão para transformá-la em palco para narrativas técnicas”, afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB).


Diário da Manhã

Lula faz “piada” após Serra elogiar governo

O presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) corcordaram hoje sobre a capacidade de crescimento do Brasil. Apesar de adversários políticos e protoganistas de embates frequentes, ontem, durante encontro de empresários italianos e brasileiros na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), eles afinaram o discurso.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a economia brasileira poderá ser a quinta mundial até 2025.

Serra, Lula e Mantega discursaram durante encontro e o presidente aproveitou o discurso do tucano, que disse concordar em 95% com Mantega, para ironizar as diferenças políticas entre os dois.

O governador discursou logo depois do ministro. E Lula brincou com Serra após o governador concordar que o País está crescendo. Sem perder a chance de fazer uma intervenção bem- humorada, o petista soltou: “Mantega disse e eu vou tentar não falar nada de macroeconomia, porque o Serra discordou 5% dele, e ele pode querer discordar um pouco mais de mim, uns 6%. Aí, vamos criar uma inimizade à toa, então eu não vou falar de macroeconomia para ele concordar 100% comigo.”

Diário da Manhã

Tucano chama Dilma de arrogante e autoritária

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), chamou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, de "arrogante, autoritária e sem votos" ao se manifestar a respeito das declarações de Dilma de que a oposição está nervosa diante do volume de realizações do presidente Lula.

Para Guerra, é difícil polemizar com a ministra porque, até agora, não se sabe direito quais são seus pontos de vista, uma vez que, segundo ele, "a ministra tem cumprido a tabela de seus marqueteiros".

"O problema da ministra é tentar mostrar que ela existe, por isso a sua candidatura não anda. Ainda bem, porque ela é arrogante, autoritária e sem votos. Imagine se ela os tivesse?", disse.

Fonte: Agencia Estado - Rosa Costa

Diário da Manhã
Senadores criticam ação governista na CPI da Petrobras

 
Senadores da oposição se revezam esta tarde, em discursos em plenário, criticando a atuação da base governista na Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras, que, nas palavras no senador ACM Júnior (DEM-BA), "tratorou" todas as pretensões de investigação da oposição na comissão de inquérito. Os discursos dos senadores em plenário fazem parte da estratégia da oposição de boicote à CPI. Mais cedo, os oposicionistas anunciaram, em entrevista coletiva, que não participariam mais das reuniões. Além dos discursos, a oposição ameaça protocolar na Procuradoria-Geral da União com 18 representações contra a estatal e suas subsidiárias.

"No dia de hoje, anunciamos a retirada definitiva desta CPI, porque se transformou em verdadeira farsa. Estaríamos compactuando com a farsa. Uma encenação grotesca que leva o governo a resvalar no terreno do desrespeito à minoria", afirmou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR). "E, mais do que isso", acrescentou, "leva o governo a afrontar e desmoralizar um instituto fundamental no processo legislativo, que é a comissão parlamentar de inquérito (CPI), instrumento essencial para a investigação."

"Quando se fala que CPI é direito da minoria, esse direito não se esgota simplesmente com a instalação da CPI. É direito da minoria investigar, exercitar essa função primacial no Parlamento", declarou Dias. ACM Júnior afirmou que o governo atuou "fortemente tentando desmoralizar a CPI, fazendo com que se criasse uma expectativa de que ela não funcionaria, exatamente para obter o seu objetivo". ACM Júnior acusou o relator da CPI, senador Romero Jucá (PMDB-RR), de ter "tratorado definitivamente todas as pretensões de investigação na CPI."

O senador baiano acrescentou: "A CPI não alcançou nenhum resultado prático: nenhuma quebra de sigilo, nenhum depoimento importante. Oitivas inúteis - longas sessões de desrespeito ao Poder Legislativo; horas e horas de exposições sobre o organograma da companhia e sobre centenas de ações de propagandas nas quais a empresa gastou centenas de milhões de reais. Documentos inúteis - documentos gigantescos que demandam análise técnica; documentos disponibilizados em cima da hora e, mesmo assim, durante oitivas."

A sessão de hoje da CPI da Petrobras está em curso neste momento com o depoimento do presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli. A base aliada ao governo está em peso na comissão para prestigiar Gabrielli e suprir a ausência da oposição. Além de Jucá e do presidente da CPI, João Pedro (PT-AM), outros dez senadores da base aliada estão presentes.

Fonte: Agencia Estado - Carol Pires


Diário da Manhã

Paraúna abraça Marconi Perillo


Foi com satisfação e alegria – se já não fosse pela sensação de estar cumprindo uma missão de justiça – que solicitei à Câmara Municipal de Paraúna a outorga do título de cidadania honorária ao senador Marconi Ferreira Perillo Júnior.

Esta homenagem retrata a gratidão, mãe de todas as virtudes, a um rapazinho, que foi eleito governador do estado de Goiás em 1998, foi assim, senador Marconi Perillo, que V.Exª., na primeira reunião com os delegados de polícia, após sua assunção como governador, que concluiu suas palavras: “Os que estão duvidando do meu governo, verão do que este rapazinho será capaz.”

Com as palavras proferidas naquela manhã, para nós, os delegados ali presentes, V. Exª. despertou em mim o entusiasmo para no ano seguinte ingressar na vida política.

Aos que insistem em duvidar do rapazinho, cabe a lição de Jorge Amado, quando foi interpelado por sua amizade com Antônio Carlos Magalhães. Respondeu ele: “O sectarismo limita e idiotiza as pessoas”, e completou: “Somos adversários políticos, mas isso não nos impede de sermos amigos, de eu ser seu admirador. Não sou cego.”

Com certeza, senador, apenas os cegos não viram o trabalho desenvolvido por V. Exª em todas as áreas. Mas se não viram, com certeza, puderam sentir.

Nesta data, parabenizo V. Exª por ter cumprido a sua palavra e ter demonstrado para todo o País, a admirável capacidade daquele rapazinho.

Mas lhe confesso, que quando da sua vitória para governador, quando vi as manchetes dos jornais no dia seguinte, V. Exª. levantando sua pequenina Ana Luísa, olhando dentro dos olhos de sua filha, ali eu tive a certeza de que o Estado de Goiás seria transformado para sempre, lembrei-me do poeta mineiro Djalma AndradeJ:


“O meu filho, que é doce, que é inocente,

Quando comigo sai, luz que fascina,

Põe seus claros pezinhos, brandamente,

Nas marcas dos meus pés, na areia fina.



Ele segue-me os passos inconsciente,

Mas uma estranha angústia me domina

E calcando os meus pés mais firmemente

Meu coração, aos poucos, se ilumina.



Sem saber, tu me obrigas, filho amado,

A procurar a rota mais segura,

A ter firmeza em cada passo dado...

Nunca dirás – que horror n’alma me vai!



- Que te perdeste numa estrada escura

por seguires os passos de teu pai!”



Reconstrução, criação, insistência e persistência. Atitude do homem que nunca desiste e que nunca se afasta dos seus ideais, exemplo claro definitivo para as gerações.
 
Como obtemperou o poeta paraunense, meu querido e saudoso tio, Joaquim Pereira de Souza: “Caminhar pela história é um privilégio, pois ela é o tapete dos heróis”.



“Os heróis da pátria são louvados, se transformam em monumentos, são descritos nos livros de história e o Brasil lhe reserva um lugar assim, pela sua carreira, pelas suas atitudes, pelo exemplo contínuo.”
A vossa biografia, senador, se confunde com as grandes lutas contemporâneas de todos os que buscam na política a afirmação das liberdades individuais, a busca da diminuição das desigualdades sociais, a afirmação da honra, a solidificação da democracia.

 
Ainda moço, com vinte e poucos anos de idade, foi Presidente Nacional do PMDB Jovem e “sua voz se uniu aos anseios de brasileiros de todos os costados em busca da redemocratização, não se podia imaginar quão longa seria a caminhada. Não a caminhada pelo retorno da normalidade institucional, mas a caminhada em busca da eliminação das diferenças. Do direito a escola, a saúde, ao emprego, ao prato de comida, ao teto para abrigar a família”.

A partir desta data, senador Marconi Perillo, V. Exª se torna cidadão honorário do nosso município e isso ficará escrito na história de Paraúna.

Vossa Excelência está sendo homenageado em reconhecimento ao seu valoroso trabalho por nossa Paraúna.

 
Queremos por muitas outras vezes compartilhar do dinamismo e da experiência de nosso mais jovem cidadão, na certeza de que juntos, haveremos de enfrentar e vencer os desafios, legando aos nossos descendentes uma sociedade com maior justiça.

Paraúna o acolhe e Paraúna lhe abraça doutor Marconi Ferreira Perillo Júnior, seja bem-vindo nesta terra que enfrenta e vence desafios, pois nossa unidade e companheirismo sintetizam as razões de nosso sucesso.

A nossa cidade, precisa de todos os seus filhos, ela pede a preservação da sua história, a manutenção da sua personalidade e a proteção da sua família. Ela exige austeridade, seriedade, ética, honestidade e muito trabalho. Por isso que ela está rindo agora, cheia de auto-estima, com seus jardins floridos, suas ruas limpas e pintadas,leve, cidadã, cada vez mais educada e respeitosa.

A cidade pede, senador Marconi, senhoras e senhores vereadores, a Vossas Excelências e a todos nós, cidadãos, que, como ela já faz, ajudemos a administrar o tempo, para que ele não apenas passe.

Que cada dia seja de construção e que cada momento seja de louvor e de respeito.Pede para que lembremos que “nas nossas ruas não somente passam pessoas e carros, mas toda a história já vivida. Com luta, com sangue, choros, risos e gargalhadas. Histórias que criou valores, que os ventos não levam, nem as chuvas lavam e que, portanto, não podem ser esquecidas”.

Considere-se, portanto, Marconi Perillo, um cidadão protegido. Doravante serás filho desta terra, lembre-se, portanto, da passagem citada por João, Cap. 19, versos 26 e 27: “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: ‘Mulher, eis aí teu filho.’ Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí tua mãe.’”

E como filho desta terra, saiba que aqui estarão os demais filhos dela, vossos irmãos. “E como em uma boa irmandade, a prole se esmurra nos afetos, mas reage se outrens entram na briga.”

Parabéns, senador!
 
Muito obrigado!

Severiano de Souza Melo é delegado de polícia, vereador, especialista em Direito do Estado, Direito Constitucional, Direito Processual Penal e Direito Penal


Diário da Manhã

O PSDB quer debater o futuro

A proposta do PSDB para Goiás é evitar o debate sobre o passado e estabelecer linhas de discussão do futuro, mas sem deixar de responder aos ataques que o candidato do PMDB, Iris Rezende, tem disparado a cada momento.

Os governos do PSDB foram e são modernos, sintonizados com a sociedade, participativos e realizadores. Atuam em todas as áreas. Não focam apenas um setor da administração. Investem em infraestrutura, mas não descuidam do social. Temos propostas concretas para Goiás e vamos debatê-las com os goianos.

É importante a comparação entre Marconi Perillo e Iris Rezende, porque nossos governos fizeram mais e em todas as áreas da administração. Mas quem julga e avalia o desempenho dos governos é o cidadão e a cidadã. O PSDB não tem medo da comparação. Iris só pensa em obras físicas, nós fazemos as obras físicas, mas olhamos com carinho especial para o ser humano.

O PSDB tem um estilo administrativo moderno, aberto, plural e participativo. Ouve a sociedade, os segmentos organizados. Não somos donos da verdade e na impomos nossas decisões.

A principal proposta é a valorização do ser humano. Garantir a cidadania e a dignidade. Vamos investir na ampliação da rede de proteção social, a exemplo de projetos como a Bolsa Universitária, a Renda Cidadã e o Salário-Escola. Ao mesmo tempo, atrair indústrias para gerar renda e empregos, como fizemos nas nossas duas administrações. Os programas sociais do PSDB não são esmolas, como disse o prefeito Iris Rezende. Nós sempre exigimos contrapartida, visando prioritariamente dar amparo às pessoas que eventualmente se encontram numa situação de dificuldade. O governo existe para amparar quem precisa.

Portanto, é fundamental debater as administrações, mas temos de olhar pra frente, discutir essencialmente o futuro. Administrações devem ser julgadas pela população. O governo Alcides Rodrigues, por exemplo, faz o que acha correto e será avaliado pelo povo no momento oportuno.

Para o PSDB, a questão do déficit é um debate encerrado. Marconi Perillo deixou o governo com as contas em dia e com altíssimos níveis de aprovação. Todos os programas estavam em dia, o salário do funcionalismo e as obras em andamento.

O PSDB respeita e tem gratidão pelo PP. O partido ajudou Marconi Perillo em duas eleições e participou de seus governos. O lógico, portanto, que a base aliada deve permanecer unida. Marconi, se for candidato, irá buscar o apoio de todos os partidos com os quais mantém diálogo. Não se ganha eleição sozinho. Quem se considera Deus está do outro lado.

Com Marconi de volta ao governo, Goiás se consolidará como um Estado desenvolvido.

Vamos erguer um Estado economicamente forte e socialmente mais justo. Um Estado onde é valorizada a condição do cidadão quem tem reconhecida e satisfeita sua aspiração aos benefícios da civilização. Fizemos isso em nosso governos, com a ajuda da sociedade.

O novo deu certo em Goiás. A renovação é a mola principal do desenvolvimento. O novo sempre é importante para o avanço da sociedade. Temos de aproveitar a experiência dos mais velhos, mas jamais podemos desprezar a juventude, os novos. Eles são o motor das mudanças que aprimoram o mundo. Os moços, mesmo quando estão errados, estão certos, já dizia Ruy Barbosa.

Não entendo o preconceito e o desprezo do prefeito Iris Rezende com a juventude, o novo, o jovem. Precisamos de todos para promover as mudanças que queremos. Não podemos excluir a juventude do governo. Pelo contrário, temos que abrir espaços para quem realmente é jovem, não na idade, mas na mentalidade. Temos de achar o equilíbrio entre a experiência dos mais velhos, que é importante, com o ímpeto e a vontade de mudança dos jovens. Por inúmeras vezes vi e ainda vejo Marconi Perillo se aconselhando com políticos mais experientes, a exemplo do professor Nion Albernaz..

O PSDB tem a consciência tranqüila. E tem as melhores propostas para o futuro de Goiás.

Honor Cruvinel é deputado estadual pelo PSDB e vice-presidente da Assembleia Legislativa


Diário da Manhã

Marconi: melhor governo para o povo e para os cofres

Em meados de julho de 1998 nem o mais otimista dos membros do PSDB previa segundo turno na eleição para o governo do Estado de Goiás. Todas as pesquisas apontavam uma vitória fácil do candidato do PMDB, Iris Rezende. Mal sabíamos que naquela eleição teríamos a maior virada já vista neste Estado. Era Davi derrotando Golias.

Nascia ali o melhor governador que já tivemos, um jovem de 35 anos, chamado Marconi Perillo, um governador que reuniu as principais qualidades dos maiores e melhores políticos. Voltado para os programas sociais, Marconi revolucionou o Estado criando a Bolsa Universitária, o Salário Escola, o Cartão Renda Cidadã (que deu lugar à famigerada e assistencialista cesta básica) e tantos outros programas que alcançaram tanto sucesso. Programas que chamaram a atenção de outros governadores do País e até do governo federal.

Não foi o governo Lula que criou o Bolsa Família. Ele simplesmente reconheceu a importância de programas sociais implantados por Marconi e até, na época, enalteceu o então governador goiano pela criatividade e acabou copiando de Goiás, de Marconi, o que ele não havia planejado quando candidato à Presidência da República. Simplesmente porque não tinha um programa social que beneficiasse o povo, Lula teve que se render às ideias de Marconi, para não ficar apenas no blá-blá-blá eleitoreiro.

Mas Marconi foi mais além, criando o Vapt-Vupt visando a melhoria do atendimento ao cidadão. E ele conseguiu fazer isso muito bem. Ao final de seu governo, o Vapt-Vupt tinha 98% de aprovação da população. E não podemos esquecer do Programa Governo Itinerante, que beneficiou mais de 120 municípios e cerca de 1,8 milhão de pessoas.

Por tudo isso, até mesmo os adversários históricos e os mais recentes tem que aceitar que Marconi é um excelente administrador. Que Marconi reduziu a dívida do Estado, pagando mais de R$ 1 bilhão dos R$ 5 bilhões de débitos deixados pelo PMDB. Que reorganizou o que os 16 anos de gestão incompetente e corrupta construiu, ou melhor, destruiu.

O servidor público nunca esteve tão feliz como no governo do Marconi, que nunca atrasou a folha salarial. Ao contrário disso, antecipou o pagamento ao servidor antes de vencer o mês. E foi além, dando aumento salarial para todas as categorias e criando a data-base salarial dos servidores públicos do Estado, para o dia 1º de maio de cada ano.

O nosso Estado tem muita sorte em ter um político competente e decidido, sem medo de mostrar a cara e já sendo citado como candidato à próxima eleição para o governo. Diferentemente de outros, entre eles o que não se decide se fica no Banco Central, se sai candidato ao governo, como aconteceu recentemente quando foi difícil para ele definir se ia para o PP ou PMDB e de última hora acabou indo para o PMDB, deixando o governador Alcides ao léu. Ou, ainda, outro que não ainda não sabe se fica na Prefeitura ou se candidata ao Governo do Estado.

Mas eu, eleitor do Marconi, como milhares de milhares de outros goianos, estou tranquilo. Pode vir qualquer um deles para enfrentar o Marconi. Nunca tivemos medo do trabalho, de arregaçar as mangas, especialmente as mangas da camisa azul. Nós, marconistas, em todas as campanhas trabalhamos dia e noite, feriados e dias normais, para eleger nossos candidatos.

Governar é pensar dia e noite no povo, em suas necessidades vitais. Marconi é o único que sabe governar assim. Por isso, encerro com apenas um pedido: volta, Marconi!!! Para o bem do Estado e de todos nós cidadãos que aqui vivemos.

André Goulart Marcondes é profissional liberal e estudante


Diário da Manhã

Fio Direto 

Tony Carlo

Tucanos são tratados como estranhos no ninho, diz Olier

O clima dormindo com o inimigo tomou conta de vez no governo de Alcides Rodrigues. A turma do PSDB, maioria nos cargos de segundo e terceiro escalões, já não escondem a preocupação com a desconfiança dos pepistas. Já não é assunto de bastidores. O chefe de Gabinete da Governadoria, Olier Alves, cria do professor Nion Albernaz, admitiu à coluna que os representantes do PSDB estão no governo “tentam apaziguar, jogar água benta, nessa briga da base”. Olier disse ainda que existem críticas dos próprios partidários a quem continua na máquina. “É uma pressão natural. Lido com os dois partidos bem. Não existe hostilidade em relação a mim”, se defendeu. Logo em seguida emendou: “mas sinto um clima de desconfiança, um mal-estar geral. Além das pessoas que querem botar mais fogo no rancho.” Olier reclamou que os tucanos sentem que estão incomodando. E aproveitou para defender a união da base que não existe mais. “3° via é inviável. Mais um candidato na nossa base será um tiro no pé. E o PP vai contrariar sua natureza se fizer alianças com o PMDB e PT", encerrou.

Psiu!

O silêncio de Sérgio Caiado, presidente do PP, trouxe alívio às bases do partido. O governador Alcides Rodrigues tem evitado ataques ao tucanos e também dá a sua contribuição para os articuladores que ainda acreditam em uma recomposição.

Raiz


A ordem na CPI da Celg é tirar o palco do deputado José Nelto e concentrar os trabalhos no que realmente interessa: como foi constituído o endividamento da Celg e qual ou quais governos foram responsáveis.

Estagiário


Além de ter feito a prova do Enade no domingo, o senador Marconi Perillo foi na semana passada ao Tribunal de Justiça do Estado para acompanhar uma audiência – na condição de estagiário de Direito.

Tinto


Nota de bom humor do senador Marconi Perillo, no seu Twitter, ontem, citando Cícero: “Os vinhos são como os homens. Com o tempo, os maus azedam e os bons apuram.”

Intervenção

O diretório do PP de Águas Lindas, cujo prefeito, Geraldo Messias Queiroz, do PP, andou elogiando o senador Marconi Perillo, sofreu intervenção. O comando estadual pepista, liderado por Sérgio Caiado, nomeou uma comissão provisória para conduzir o partido no município.

Festa


Outra do Entorno: o prefeito Célio Silveira prepara uma mega-festa para comemorar o aniversário da cidade, no próximo dia 5 de dezembro. O senador Marconi Perillo e o governador Arruda são os convidados de honra.

Voo

Senador Marconi Perillo falou ontem com o presidente da Infraero, Murilo Marques, sobre o aeroporto de Goiânia. A conversa foi animadora. Ele informou ao tucano que estão concluindo algumas perícias em relação às obras construídas e não pagas. Depois disso, buscará entendimento com a Justiça e TCU. A previsão é de reinício das obras em março.

Correnteza


O secretário-geral do PP do governador Alcides Rodrigues, Sérgio Lucas, desembarcou ontem discretamente na lista de seguidores do senador Marconi Perillo no Twitter.

Vem aí


Mesmo com o artigo de Dona Iris dizendo que Iris Rezende não tem tempo para o Twitter, a comunicação do Paço prepara a entrada do prefeito no microblog.





Nenhum comentário:

Postar um comentário