terça-feira, 24 de novembro de 2009

Marconi: Twitter é ferramenta da modernidade!

Diário da Manhã

Artigo

Minha experiência com o Twitter

Incentivado pelo amigo José Serra, governador de São Paulo, aceitei o desafio de entrar para o Twitter e utilizar essa revolucionária ferramenta tecnológica de comunicação. Sou ainda um aprendiz no alegre e movimentado universo dos tuiteiros, mas já passeio com desenvoltura pela rede, principalmente para trocar ideias, receber sugestões e escutar diretamente a opinião das pessoas.

O Twitter é uma rede social esparramada pelo mundo inteiro, que permite aos seus usuários o envio e leitura de mensagens pela internet em textos de até 140 caracteres. Foi criado em 2006 por Jack Dorsey e ganhou grande popularidade como plataforma interativa, especialmente entre os jovens. Estima-se que o serviço de microblog possuirá mais de 100 milhões de contas ativas até o final do ano. Só no Brasil, o número de usuários supera 8 milhões.

Criar um perfil no Twitter vem se tornando popular entre os políticos desde que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inovou na comunicação política e utilizou o microblog na sua campanha eleitoral. Obama surpreendeu os adversários, arrecadou cerca de 500 milhões de dólares de simpatizantes na internet para os fundos de campanha e é hoje seguido por 2,7 milhões de pessoas no Twitter. Empresas também começaram a fazer uso corporativo da ferramenta.

O que mexe comigo são os 140 exíguos caracteres para cada mensagem postada no Twitter. É um exercício e tanto.

Fico também impressionado com a velocidade dos contatos e a interatividade proporcionados pelo Twitter, que é um verdadeiro radar captando e transmitindo o que milhões de pessoas estão fazendo ou pensando. E o melhor: com absoluta liberdade de expressão. Passei a utilizar a ferramenta no dia a dia para compartilhar opiniões, posicionar-me em relação aos fatos e nortear as minhas ações no Senado. Os resultados são extraordinários. Nunca vi nada semelhante pela quantidade e qualidade das manifestações que recebi.

Minha conclusão: não há nada melhor para a percepção das tendências e do pensamento da sociedade.

Twitter, na verdade, está se transformando rapidamente na ferramenta moderna da democracia do século 21. É a velha e boa Atenas de volta, a praça pública virtualmente revisitada, onde todos têm vez e voz para falar e ouvir. Não acredito que seja mais possível um homem público ignorar ou dispensar um canal poderoso de comunicação on line como esse. Os governantes devem se abrir às novas tecnologias e incentivar o uso das redes sociais, sobretudo para garantir transparência e a necessária oxigenação da administração pública.

Como diz o jornalista Marcelo Tas, um dos campeões em audiência na rede, “o Twitter é uma maquininha de cutucar corações e mentes na velocidade da luz. Nele, a imaginação é o limite”.

Entrei no Twitter para ficar.

Marconi Perillo é ex-governador e senador da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário