quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Diário da Manhã

Tucanos comemoram resultado de pesquisa
Peemedebistas e articuladores da terceira via encaram os números divulgados ontem pela Ecope/DM com indiferença
17/11/2009

O senador Marconi Perillo (PSDB) voltou a usar o Twitter para comentar assuntos políticos quentes do dia. Ontem, ele postou a respeito da pesquisa Ecope/Diário da Manhã publicada na segunda-feira, 16, que mostrou aumento das intenções de voto (50,8%) e ampliação da vantagem sobre o prefeito Iris Rezende. “O resultado da pesquisa Ecope/DM, que me coloca como líder na sucessão do governo de Goiás, não muda nada. Não estou em campanha”, tuitou o senador.

Em cinco posts, comentou a repercussão do levantamento e disse que se sente com responsabilidades ampliadas “em relação aos que confiam no nosso trabalho”.

Marconi aproveitou para mandar recados. “Tiro uma conclusão da pesquisa: eles não conseguiram confundir a população nem destruir o elo de confiança que tenho com os goianos”, analisou. Fez questão também de dizer que busca debater propostas e olhar para o futuro: “Minha agenda: olhar para frente, debater o futuro. Buscar a união da base. Respeitar partidos. Debater propostas para Goiás".

Mais tarde, diante de perguntas e pedidos para que detalhasse a quem se referia quando escreveu “eles”, o senador postou no Twitter: “Eles são os meus adversários. Todos sabem quem. Mas meus sonhos e realizações são mais fortes que inveja e mentira”. E arrematou: “O que norteia meu caminho é idealismo, determinação, coragem e trabalho. E o compromisso com a modernidade e a mudança”.

O Twitter do senador tem 3.371 seguidores (número registrado ontem às 17 horas) e cresce em popularidade na medida em que questões mais polêmicas passam a ser abordadas. Ainda ontem, Marconi fez críticas ao governo federal, depois de constatar que “Goiás é um dos Estados mais prejudicados pelos atrasos nas obras do Programa de Aceleração do Desenvolvimento”, o PAC. Marconi lamentou a omissão da base de apoio do presidente Lula em Goiás e garantiu “fazer a minha parte, cobrando com firmeza no Senado”.

Em segundo lugar, com 37,1%, Iris foi direto ao ser questionado sobre o que pensa sobre a pesquisa. “Achei graça, não tenho o que comentar”, disse o peemedebista por meio de assessoria. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB), terceiro colocado (4,5%), não retornou as ligações. O DM tentou contato com os deputados estaduais Thiago Peixoto e José Nelto, do PMDB, mas não obteve sucesso.

Para aliados de Marconi, a liderança na pesquisa só evidendia o bom momento vivido pelo senador. “O cenário é animador. A pesquisa reflete os anseios da população. O senador realiza um trabalho irretocável. Com a capacidade que Marconi tem de percorrer 14 municípios num único dia, a tendência é que a vantagem aumente quando a campanha começar”, prevê o deputado estadual do PSDB, Jardel Sebba.

A líder do PMDB na Assembleia, Mara Naves, considerou o resultado da pesquisa Ecope/DM normal. “Achei o resultado natural, pois o PMDB ainda não definiu o candidato. O PSDB já tem o Marconi definido. No ano que vem é que o debate será explicitado. Nossas perspectivas são boas, pois Iris nem assumiu candidatura e já tem 37,1%”.

PP E PETISTAS

O presidente regional do PP, secretário estadual de Infraestrutura, Sérgio Caiado, prefere ignorar os números e observa que grande parte dos eleitores ainda não entrou no clima de disputa para o governo em 2010. “Não acredito, essas pesquisas sofrem ingerências externas. O resultado é questionável. 80% do eleitorado ainda não se manifestou”.

O presidente estadual do PT, Valdi Camárcio, diz que a pesquisa prova que se a base do presidente Lula não se unir em um único bloco em Goiás será derrotada. “Os números comprovam que se PT, PMDB, PR, PP e PSB não coligarem, os tucanos levam o governo.”

O presidente regional do PSDB, deputado Leonardo Vilela, interpreta que, por enquanto, o páreo é favorável aos tucanos. “O senador está em fase de crescimento e com diminuição da rejeição. Com os programas de rádio e tv poderemos reforçar nossas qualidades e propostas”. O presidente do DEM, Ronaldo Caiado, não foi localizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário