segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Popular

Editorial

Pelas obras

Goiás se inclui na lista dos Estados mais prejudicados por atrasos das obras do Programa de Aceleração do Crescimento e não pode continuar aceitando isto passivamente. Tem de reagir, movimentar as suas forças políticas, cobrando a reativação das obras emperradas.

Passou da hora de Goiás brigar pelas obras de que o Estado necessita muito. Com determinação semelhante àquela com a qual brigaram pela Ferrovia Norte-Sul, as forças políticas do Estado têm de lutar, também, agora, por obras como a recuperação e a duplicação de rodovias federais, o novo terminal aeroportuário de Goiânia, além de apoio às safras agrícolas, investimentos educacionais e em saúde.

Pode até ser que se perca um pouco do ímpeto de crescimento que o Estado vem experimentando nos últimos anos, com taxas sempre acima da média nacional, mas a ideia de retrocesso não pode ser admitida. E sustentar o crescimento regional exige respaldo maior de Brasília na criação e manutenção da infraestrutura.

A contribuição de Goiás ao crescimento do País redimensionou-se nos últimos anos. A participação goiana no nas exportações multiplicou-se. Assim, o governo federal deveria se interessar mais pela sustentação do crescimento goiano. Isso significa dizer que a esfera federal deveria ser mais receptiva às demandas de Goiás relacionadas ao seu bom desempenho econômico. O momento é de mobilização para assegurar ao Estado condições imprescindíveis à continuidade de seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário