quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Diário da Manhã

Ridoval quer frente por Anápolis

17/11/2009

Não obstante a singular atuação do deputado federal Rubens Otoni, responsável pela canalização de significativos recursos e aceleração de importantes obras federais, Anápolis não pode mais prescindir de maior representatividade no Congresso e na Assembleia Legislativa. Quantitativamente e qualitativamente. O prefeito Antônio Roberto Gomide é o maior defensor de uma frente por Anápolis, neste momento em que a cidade busca viabilizar vários projetos para se consolidar como polo econômico do Centro-Oeste. Entre esses projetos, a Plataforma Multimodal de Transportes, a ZPE, o Aeroporto Internacional de Cargas, a conclusão do Terminal da Ferrovia Norte-Sul e do Anel Viário de Anápolis, incluindo viadutos, duplicação, iluminação e marginais e a implementação de obras urbanas (esgoto sanitário, asfalto e viadutos).

A cidade, que nos anos 70 elegeu oito deputados, três federais e cinco estaduais, em uma única legislatura, não pode se conformar com apenas dois representantes, um em cada Casa. Por mais que Rubens Otoni se esforce, está evidenciada a falta de mais parlamentares. Segundo analistas, não existe fórmula para reverter a situação sem a participação de candidatos com densidade eleitoral e capacidade de mobilização. O eleitor espera que os partidos escolham nomes com estas credenciais para não ser obrigado a votar em candidato “de fora”.

Animado com os 37 mil votos que conquistou nas últimas eleições, como candidato a prefeito, e com o renovado incentivo de Marconi Perillo, virtual candidato a governador, o empresário Ridoval Chiareloto, ex-secretário da Indústria e Comércio e responsável pela atração de várias indústrias para o Daia, entre elas a Hyundai, acredita que tem densidade eleitoral e poder de mobilização ao colocar o seu nome à disposição do PSDB, como candidato a candidato a deputado estadual. Fernando Cunha Neto disputaria uma vaga na Câmara dos Deputados.

Além do respaldo do senador, o ex-secretário tem o apoio do empresariado e poderá ser beneficiado pela conclusão do inquérito que tramita na Polícia Federal para apuração da “farsa” que nocauteou a sua candidatura a prefeito e que agora está vindo à baila. O delegado da Polícia Federal Humberto Evangelista conclui o inquérito na fase eleitoral e sentencia que “por questão de honra” vai levar o caso até o fim, “doa a quem doer”.

Para Ridoval, os seus desafetos serão punidos “exemplarmente” pela Justiça: “pessoas inescrupulosas contrataram o advogado Gentil Goulart, que hoje está preso como traficante de drogas, para montar uma farsa com a finalidade de manchar a minha honra e neutralizar a minha candidatura”. O inquérito está em fase de conclusão e dentro dos próximos dias vai para a área criminal. “Não que eu dependa disso para disputar as eleições, mas a punição dos culpados pela farsa mostrará à opinião pública que fui vítima de uma perseguição covarde em momento de fragilidade e de luto” – desabafa Chiareloto.

Ao ser procurado pelas lideranças políticas, comunitárias, classistas e empresariais que incentivam a sua candidatura a deputado estadual, Ridoval proclama que uma de suas metas é lutar pela reconquista da expressão política da cidade.

Conflitos partidários à parte, o prefeito Antônio Roberto tem mais um aliado para a formação da frente parlamentar.

Manoel Vanderic é jornalista e publicitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário