quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Marconi: Goiás reconhece!

Diário da Manhã

Opinião

Honor Cruvinel

Nunca um governo fez tanto por Goiás quanto o de Marconi Perillo. Foi em sua gestão que Goiás se projetou nacionalmente como um Estado com maior potencial de desenvolvimento. Para isso, Marconi criou programas de incentivos que além de fortalecerem a indústria, ainda atrairam várias outras delas para os municípios goianos.

A total atenção do governo Marconi ao setor econômico fez com que Goiás se tornasse uma das unidades competidoras com maior oferta e qualidade de produtos e serviços, fortalecendo assim a geração de novas vagas no mercado de trabalho.

Não se pode negar. Goiás é hoje um Estado promissor. Na gestão de marconi, foram construidos mais de 30 milhões de metros quadrados de asfaltos em todo o Estado, através de programas que beneficiaram toda a população do interior, levando aos moradores uma melhor qualidade de vida e eliminando a poeira, que tanto mal faz à saúde das crianças.

Marconi construiu também a maior ponte goiana, sobre o Rio Maranhão, levando desenvolvimento a uma região que antes passava por dificuldades de integração. A ponte Governador Henrique Santillo liga Goiás ao Tocantins e, também, ao Nordeste brasileiro, por meio da GO-132.

A atenção ao setor de infraestrutura nunca foi tão grande. Basta lembrar a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Goiânia e em vários outros municípios, que deu ao Estado um grau de desenvolvimento nunca imaginado. Ao todo, foram feitas 44 estações de tratamento de água em todo o Estado.

Ao levar o progresso em forma de benfeitorias para o interior, o governo Marconi marcou um grande tento no sentido de impulsionar o crescimento de Goiás. Para isso, modernizou sua estrutura administrativa, criou sistemas integrados de serviços, como o Vapt Vupt, um eficiente centro de atendimento ao cidadão, a Universidade Estadual de Goiás (UEG), além de dotar o funcionalismo de melhores condições de capacitação e reciclagem de seus conhecimentos.

Na área de Saúde, Marconi fez Goiás passar por uma grande revolução. Em todas suas ações, como melhoria do atendimento dos hospitais públicos, inclusive com a construção de novos hospitais de urgências, uma chamou a atenção do Brasil: a que construiu o Centro de Recuperação e Reabilitação Dr. Henrique Santillo (Crer), uma unidade de referência internacional.

Marconi foi além em seu governo quando criou uma rede de programas sociais como o Renda Cidadã, o Bolsa Universitária (copiado por vários outros estados), o Salário Escola, o Cheque Moradia, o Restaurante do Cidadão, além de vários outros que resgataram a cidadania de uma população carente e sem recursos.

Mas não parou por aí. Adotou também uma série de ações que provocaram grande explosão cultural em Goiás. Em sua gestão, o Festival Indendepente de Cinema Ambiental (Fica) divulgou as belezas e os encantos do Estado para outros países. O Festival de Inverno, em Pirenópolis, projetou a nossa arquitetura colonial, um dos importantes monumentos históricos de Goiás. Vale lembrar, também, o Festival de Teatro, o Tenpo, além de estimular a produção cultural em todos os sentidos, coroando Goiás com a construção do Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Ao garantir melhor qualidade de vida da população e estimulando o crescimento de Goiás, Marconi mostrou a sua vocação de estadista e revelou um novo Estado para o resto do Brasil. Goiás, sem dúvida, é hoje um dos caminhos do desenvolvimento e caminha, sobretudo, para assumir a liderança do Centro-Oeste.

Honor Cruvinel é deputado estadual pelo PSDB e vice-presidente da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário