terça-feira, 24 de novembro de 2009

Marconi: amigo do funcionalismo

Diário da Manhã

Marconi, o governador que não viu o funcionalismo como inimigo

O PMDB é um velho conhecido do funcionalismo público. E não é de agora. Habituado a enfrentar dificuldades nas administrações peemedebistas, os servidores não têm motivos para comemorar quando lembram das gestões do partido em Goiás.

Até hoje, as principais lideranças políticas do PMDB, uma delas é o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, parecem não ter simpatias pelos servidores. Sempre que podem, alfinetam, provocam e cassam as prerrogativas conquistadas pelas categorias ao longo dos anos. Basta lembrar que ameaças constantes como cortes nos salários, demissões, sempre fizeram parte do vocabulário político de Iris e de seu partido.

Nas administrações de Iris Rezende não foram poucas as retaliações feitas em cima do servidor público. Quem não se lembra das demissões, assim que Iris tomou posse como governador em 1982? Iris é um grande provocador e valoriza mal os servidores. Mas estes já estão vacinado contra o mal humor e contra as maquinações políticas. Já sabem que nem tudo que reluz é ouro.

Diferentemente do governador Marconi Perillo, que sempre valorizou os servidores públicos, um exemplo, foram os sucessivos planos de cargo e salários, além da criação do serviço de excelência, o Vapt Vupt, Iris é contumaz e sempre foi visto como um implacável perseguidor dos servidores. Alguns políticos comparam que nessas retaliações Iris só perdeu mesmo para o ex-governador Maguito Vilela.

Marconi não vê e nunca viu o funcionalismo como inimigo. Pelo contrário. Acredita que com um servidor bem remunerado e atendido em suas reivindicações, quem ganha é a própria sociedade.

Por isso Marconi criou ao longo de suas duas administrações programas que melhoraram a vida do funcionário público. Marconi foi um governador que nunca atrasou a folha dos servidores. Seu compromisso sempre foi pagar em dia. Sempre.

Para melhorar a vida do funcionalismo, em sua gestão, Marconi antecipou o pagamento ao servidor antes de vencer o mês. Algo inédito em se tratando de administração pública. Marconi, como governador, não parou por aí. Deu aumento salarial para para todas as categorias e criou a data-base salarial dos servidores públicos do Estado no dia 1º de maio de cada ano.

Essas medidas adotadas por Marconi, muitas delas inovadoras, foram copiadas pela maioria dos Estados brasileiros, por inúmeros órgãos do governo federal e por praticamente todas as prefeituras goianas, resultando em grandes benefícios para o funcionalismo em geral.

Na verdade, Marconi acabou se transformando no governador do servidor público. Sempre trabalhou com ele e sempre foi elogiado por ele. O governador, enfim, que mudou para sempre o jeito de tratar o funcionalismo.

Luiz Faleiro é gestor municipal, graduado em administração e MBA em Marketing pela Uni-Anhanguera (luizfaleiromarketing@bol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário