sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Popular

Salto do PIB

A importância da contribuição do agronegócio na formação do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás precisa ser analisada sob dois aspectos: o seu peso em si mesmo e os reflexos que emite para o setor de serviços, que responde por 62% da economia, como demonstram os dados divulgados pela Secretaria de Planejamento (Seplan), responsável pelos cálculos referentes ao ano de 2007.

Outra dado importante a ser ressaltado é que o PIB goiano quase dobrou em seis anos, ou seja, de 2002 a 2007, enquanto na totalidade do PIB brasileiro a proporção, no período, foi bem menor.

Claro que o crescimento do PIB goiano tem de ser recebido como fato alvissareiro, mas não a ponto de sugerir uma acomodação. É preciso muito empenho para dar continuidade ao crescimento e apostar em objetivos audaciosos. Por exemplo: Goiás ficou em nono lugar no ranking do PIB entre os Estados. Se, nos próximos seis anos, conseguir incremento proporcionalmente igual, ficaria entre os seis primeiros de hoje.

A rigor, quanto ao PIB per capita, não se pode dizer que Goiás está bem, pois ficou em 12º lugar, atrás de Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

A economia goiana não pode deixar de se atrever a romper limites. Vale dizer que o setor público estadual e a iniciativa privada precisam articular-se em ampla escala para assegurar as condições de expansão do PIB nos próximos anos. Ressalte-se que o crescimento ajuda a gerar mais empregos e nisto se insere alto interesse social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário