segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Popular - 28 de novembro de 2009

O Popular

Cautela ao comentar Renda Cidadã
Tucanos se limitam a fazer ressalvas às medidas do governador; já aliados comemoram

Erica Lettry

A ampliação em quase 65% do programa social Renda Cidadã foi recebida com ressalva por tucanos e comemorada entre aliados do governador Alcides Rodrigues (PP). Enquanto alguns da ala do PSDB levantam a possibilidade de barganha política e pedem dados do benefício, os governistas atribuem a ampliação neste momento político ao equilíbrio do erário.

O deputado estadual Honor Cruvinel (PSDB), que ocupou a Secretaria de Cidadania e Trabalho no início da gestão de Marconi Perillo (PSDB), argumenta que é preciso esclarecer melhor algumas questões relativos ao programa.

“Até ontem (quinta-feira) ainda tinha município que não recebia o Renda Cidadã. Tive informações de que apenas 104 recebem. Se for assim é preciso primeiro uniformizar o atendimento para todas as 246 cidades”, analisa. Evitando polemizar, o deputado atribui o novo fôlego do programa ao resgate de compromissos de campanha de Alcides Rodrigues. “É natural que o governo tente resgatar suas promessas. Além disso, melhorias são sempre bem-vindas.”

O deputado estadual Daniel Goulart (PSDB), que pediu vistas ao projeto na reunião da Comissão Mista da Assembleia, avalia que esta ampliação é uma resposta às constantes cobranças de prefeito para terem seus municípios atendidos pelo programa. “Acho que ele agora vai ganhar um gancho para negociações políticas”, afirma.

Equilíbrio

O secretário de Infraestrutura e presidente estadual do PP, Sérgio Caiado, acredita que o fato do projeto de lei ter sido apresentado apenas agora coincide com a boa situação financeira do Estado. “Se há esta proposta agora, isso se deve à autorização de empréstimos que o governo conseguiu, à negociação da dívida da Celg, enfim, ao equilíbrio financeiro do Estado”, enumera. “Não tem nada a ver com questão política, e sim com a soberania do erário.”

Para Sérgio Caiado, esta seria mais uma mostra da agenda positiva de Alcides. “O governador tem uma aprovação de 60% no Estado, está liberando obras e com a agenda ativada. 2010 vai ser um ano muito bom para Goiás, quando Alcides Rodrigues terá condições de resgatar muitos de seus compromissos”, espera.

A líder da bancada do PMDB na Assembleia, Mara Naves, diz que a orientação para os membros do partido é votarem favoravelmente ao projeto de ampliação. “Achei sensacional, nem pedi vistas ao projeto porque vi que ele vale a pena.”

Assim como Sérgio Caiado, Mara Naves rechaça uma leitura eleitoreira para o fato da ampliação coincidir com a proximidade do ano eleitoral. “Tem se falado muito que o governador pegou o Estado com um déficit muito grande. Mas acredito que agora ele está conseguindo equilibrar as finanças, e se estão mandando o projeto para a Assembleia isto é uma prova disto”, diz.

Presidente regional do PSDB, o deputado federal Leonardo Vilela ressaltou que a ampliação do benefício é importante porque resgata um antigo compromisso do governador. “Há três anos o programa não era reajustado”, fez questão de lembrar. “O governo sabe o momento adequado para fazer isso”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário