quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O Popular

Articulação da base falha e PSDB aprova requerimento sobre UEG
Plenário da Assembleia acata pedido de explicações de Goulart sobre “crise” na Instituição

Erika Lettry

Foi em vão que a bancada governista na Assembleia Legislativa tentou derrubar requerimento do deputado Daniel Goulart (PSDB) pedindo explicações ao governador Alcides Rodrigues (PP) sobre a crise na Universidade Federal de Goiás (UEG). A solicitação de ontem foi aprovada por unanimidade em bloco, ou seja, em meio a vários outros pedidos de deputados.

O documento já havia passado em primeira votação na última semana, quando o líder do Governo, Evandro Magal (PP), tentou, sem sucesso, destacá-lo de outros que constavam da ordem do dia. Como o horário regimental para este tipo de votação havia sido encerrado, o deputado Honor Cruvinel (PSDB), que presidia a sessão, não permitiu o destaque. Com isso não houve como reprovar o pedido.

Ontem Magal se esforçou mais uma vez para destacar o requerimento de outros 37 que estavam em votação. O presidente da Casa, Helder Valin (PSDB), também tentou convencer Daniel Goulart a permitir o destaque, porém o tucano se recusou. Houve então a proposta para que a resposta fosse enviada pelo atual reitor da UEG, Luiz Arantes, mas não houve acordo.

Em visita a Anápolis no início do mês passado, o governador afirmou que recebeu a UEG com mais de 600 mil títulos protestados e uma dívida que chegava a R$ 20 milhões. A declaração provocou polêmica, especialmente quando o ex-reitor José Izecias (PSDB) - que ficou na administração entre 1999 e 2006 - desafiou o governador a apresentar documentos que comprovassem as afirmações. Em resposta o governador avisou que não aceitaria a “pecha de mentiroso”.

Impasse

Para derrubar o pedido de Daniel Goulart durante as votações de ontem, os deputados teriam de votar contrariamente às próprias solicitações que estavam na pauta. Como esta solução era inviável, o requerimento foi aprovado por unanimidade.

A situação causou desconforto entre aliados e oposicionistas. Antes da votação, integrantes do PSDB ainda tentaram convencer Daniel Goulart a retirar o requerimento. Mas para o tucano, a aprovação foi uma derrota do governo. “O governador deu uma declaração forte e o que pedimos são apenas provas disso. Há uma vontade de que esta questão seja esclarecida e tivemos habilidade para fazer com que o requerimento fosse aprovado”, afirmou.

O líder do Governo minimizou a questão e afirmou que, ainda durante a votação, entrou em contato com o atual reitor da UEG, que afirmou não haver problemas em permitir a aprovação, já que estaria de posse das informações solicitadas. Já Nilo Rezende (DEM) lembrou que o governador pode responder ao pedido após o término do mandato.

Confirmada alteração na Sectec

Os deputados aprovaram ontem em sessão ordinária quatro projetos, sendo dois do governo estadual. Entre estes últimos estão o que cria o Centro de Tecnologia e altera a estrutura organizacional da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) e o que autoriza o Executivo a receber imóvel em doação onerosa, destinado à Exposição Agropecuária Internacional de Goiás e à Exposição Agropecuária de Goiânia.

Da ex-deputada e atual secretária extraordinária Laudeni Lemes (PP) foi aprovado projeto que concede título de cidadania. Já o deputado Álvaro Guimarães (PR) conseguiu aprovar matéria que denomina Edson Junqueira Guimarães uma ponte sobre o rio Santa Maria, em Itumbiara.

Hoje o que deve movimentar a Assembleia é a expectativa da chegada do pedido de autorização para o aumento do limite de endividamento do Estado em R$ 284 milhões. A maioria dos deputados afirma que vai votar favoravelmente ao pedido do governo estadual.

Também chega ao plenário projeto do governo que altera a nomenclatura e topologia das unidades complementares da Goiás Turismo, a Agência Estadual de Turismo. (E.L.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário