sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Marconi e o servidor público

Diário da Manhã

Com Marconi, a vez e a hora do servidor público

Uma administração não se faz sem o trabalho do funcionalismo. Marconi Perillo, quando governador, soube bem disso. Ao contrário dos governos do PMDB, que em 16 anos de mandato em Goiás, perseguiram e maltrataram o máximo que puderam o servidor público, tirando seu poder de voz e mobilização.

Marconi, assim que assumiu seu primeiro governo, em 1998, estabeleceu um diálogo franco e aberto com todos os trabalhadores do setor público. Instituiu uma política que fortaleceu as categorias e deu a elas os benefícios exigidos há anos como o pagamento em dia; o pagamento das férias no dia do aniversário e os sucessivos planos de cargos e salários, além de reajustes honestos e que valorizaram ainda mais os seus serviços.

Uma das boas e louváveis iniciativas de Marconi foi a instituição do sistema de atendimento ao cidadão, sem burocracia e com mais agilidade, batizado de Vapt Vupt. A sua implantação, além de facilitar a vida dos goianos que buscam resolver suas pendências junto ao serviço público, ainda deu ao Estado um caráter de modernidade.

Todos sabem que Marconi, já no primeiro dia de sua administração, encontrou um Estado com dificuldades financeiras, mergulhado na falta de recursos. Mesmo assim, não ficou chorando o leite derramado e procurou cumprir rigorosamente com as promessas de campanha. Imediatamente colocou a folha de pagamento em dia. Mais: passou a quitar a folha ainda dentro do mês trabalhado e a pagar o 13º salário no mês do aniversário. Um alívio para servidores, já com seus salários compromissados com as dívidas.

Marconi, quando governador, concedeu aumento salarial a todos os servidores e milhares deles foram incentivados a fazer cursos de reciclagem e aprimoramento, muitos destes custeados pelo próprio governo.

Não resta dúvida de que passa governo e entra governo, mas são poucos os que mantêm compromissos com aqueles que, com seu suor, movimentam, com competência e abnegação, o atendimento público.

Não é à toa que em todas as pesquisas eleitorais para as eleições de 2010, para o governo, Marconi Perillo aparece na frente e com uma larga e imbatível vantagem em relação ao segundo colocado, no caso, o atual prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado.

Diante de tudo isso, uma coisa é mais que certa: Marconi foi e será de novo o governador de Goiás. Para o bem do servidor e para o bem de todos os cidadãos que buscam no serviço público a sua melhoria de vida.


Claudio Meirelles é servidor da Secretaria da Fazenda do Estado, deputado estadual e líder do PR na Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário