terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Popular

“É fácil criticar TCU”, afirma Múcio
Ministro diz em Goiânia que atuação de tribunal é “antipática”, mas “essencial à democracia”

Fabiana Pulcineli

Há pouco mais de um mês no Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro José Múcio Monteiro disse ontem que o órgão cumpre seu papel de fiscalizar e que é “muito fácil criticar quem não responde”. Em visita a Goiânia, onde recebeu à noite título de cidadão, ele disse que prefeitos, governadores e empreiteiras jogam sobre o tribunal a responsabilidade por problemas por eles criados.

Ex-ministro de Relações Institucionais, Múcio tenta estabelecer diálogo entre o TCU e o governo federal, após sucessivas críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao tribunal. Lula vinha atribuindo à Corte a culpa pelo atraso em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e chegou a sugerir restrições na atuação do tribunal.

Múcio afirmou que, de todas as obras do PAC – “que são centenas” –, apenas 13 têm problemas no TCU. “Evidentemente o TCU é um bom lugar para se criticar porque não responde. O prefeito que está com obra parada critica, o construtor que não deu um preço justo, alguns governos estaduais que não tiveram suas planilhas corretas criticam o TCU. O fácil é criticar o TCU”, afirmou, em entrevista coletiva na Câmara.

Múcio afirmou que 50% das pendências do governo federal no tribunal já foram esclarecidas depois que ele tomou posse. “A metade (das questões) não eram do TCU. O tribunal falhou talvez em não esclarecer, não responder. Mas as coisas estão sendo esclarecidas e tribunal tem estado bastante com o presidente Lula”, afirmou, para completar que o trabalho do tribunal é “antipático”.

“O TCU foi criado pelo Legislativo para cumprir este papel. Não é simpático fiscalizar, apontar erros, pedir explicações. Mas o TCU tem exercido seu papel.

Acho o papel antipático, mas é fundamental na democracia”, disse.

O ministro, que morou na capital entre 1987 e 1990, disse que já se considerava goianiense mesmo antes do título proposto pelo vereador Henrique Arantes (PTB). A homenagem teve a presença do governador Alcides Rodrigues (PP), do vice-prefeito Paulo Garcia (PT), do secretário da Fazenda, Jorcelino Braga (PP), de quem Múcio se disse amigo há 23 anos, além de outras autoridades políticas. Na plateia, estava ainda o ex-petista Delúbio Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário