quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Marconi: líder também no twitter!

Diário da Manhã

Marconi é o mais influente do Twitter em Goiás
Ranking do Alyser lista os dez mais prestigiados na rede social da internet. Recordista mundial é norte-americano

OTwitter do senador Marconi Perillo (@marconiperillo) é o que detém, com larga margem, o maior poder de influência entre todos os usuários da grande rede social em Goiás, conforme compilação feita pelo Diário da Manhã com o TwitterAlyser, a mais completa ferramenta de avaliação sobre a utilização do Twitter no mundo. Para se ter uma ideia do rigoroso critério de avaliação do Alyser, que compara dados de maneira semelhante ao Google Analytics, a escala, que vai até 100, jamais foi atingida por nenhum usuário do microblog. Marconi soma 18,1. O recordista mundial, um americano, chega a 86,3. Há somente 10 tuiteiros brasileiros no top 100 desse ranking de influência. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que soma 2 milhões e meio de seguidores, é somente o 62º colocado no ranking do Alyser.

Entre os cinco Twitters mais influentes de Goiás, apenas Marconi é político. O segundo colocado é o diretor de criação da Cannes Publicidade Nelson Moraes, dono do perfil @aomirante, com 11,2, seguido pelos jornalistas Afonso Lopes, @a_fonso, e Carlos Willian, @revistabula, com 9,5 e 9,2 respectivamente, e o jovem @alexandrescott, com 8,6. Esses números referem-se aos posicionamentos consolidados no início da noite de terça-feira, 10. Como a avaliação é online, as posições podem sofrer pequenas variações momentâneas, com maior persistência na linha de tempo – avaliação realizada em período mais abrangente.

Seguidores

Uma das principais febres do Twitter é somar o maior número de seguidores. Para o Alyser, esse é um dado relevante, mas que não estabelece o poder de influência. Nas notas explicativas sobre os critérios do método empregado pelo Alyser, informa-se que o número de seguidores não é determinante porque é possível, com scripts dispostos gratuitamente na própria internet, somar seguidores aleatoriamente, de maneira a inflar o que seria uma possível audiência no microblog. O Alyser diz que seu sistema consegue evitar a maioria desse tipo de ação, e a avaliação é diária levando-se em conta sempre o período dos últimos sete dias, o que resulta em diferença nos números em poucas horas. Entre os cinco mais influentes tuiteiros de Goiás, conforme o Alyser, o terceiro colocado, o jornalista Afonso Lopes, é o que tem menos seguidores (463 na noite de terça-feira, 10), mas seu perfil soma em todos os demais critérios de avaliação, o que o faz superar, em influência, quase todos os demais usuários do Twitter. No caso de Marconi Perillo, porém, existe a coincidência. Dos integrantes do Top 5 da influência conforme o Alyser, é o senador que tem o maior número de seguidores, acima de 3 mil usuários. Além desse fato, Marconi equilibra muito bem todos os demais critérios de avaliação (leia quadro explicativo).

Rivais

No mundo dos políticos tuiteiros de Goiás, Marconi não tem rivais à altura. O segundo colocado, conforme o Alyser, é o senador Demóstenes Torres, @demostenes_go, com mais de 4 mil seguidores, mas com índice de somente 5,3, contra os mais de 18 pontos do senador tucano. O terceiro colocado entre os políticos aparece o presidente do PPS goiano, o professor Gilvane Felipe, @gilfelipe, com 6,1, seguido pelo deputado estadual Thiago Peixoto, @ThiagoPeixoto, com 4,7. O deputado federal Ronaldo Caiado, @deputadocaiado, que detém a terceira maior audiência de seguidores entre os tuiteiros políticos goianos, aparece logo atrás, com somente 3 pontos de influência no Alyser.

Marconi Perillo também lidera o ranking de Goiás quando se avalia os critérios de todos os instrumentos de medição do Twitter. Nesse caso, levando-se em conta os critérios do Alyser além do TwitterRank (que utiliza critério semelhante ao PageRank, também desenvolvido pelo Google), TwitterGrader e TwitterCounter, Marconi soma 32 pontos em uma escala que vai até 50. Na segunda posição aparecem empatados os jornalistas Afonso Lopes e Carlos Willian, com 30 pontos, seguidos por Nelson Moraes, com 28, a jornalista Helen Fernanda (@helenfernanda), 24, Ronaldo Caiado, 20, Demóstenes Torres, 18, Fabrício Nobre (@fabricio_nobre) e Gilvane Felipe, 16, e a jornalista Fabiana Pulcineli (@fpulcineli), com 14 pontos.

Critérios do Alyser

Para estabelecer os parâmetros de medição do poder de influência de cada usuário do Twitter, o Alyser se baseou em cinco quesitos, cada um deles desdobrando-se em um número variável de análises correspondentes: Alcance (determinado com base no número de seguidores), Autoridade (baseado no número de vezes que o usuário é “retuitado” – tem a mensagem repetida por outros usuários), Generosidade (número relativo de vezes que o usuário analisado retuíta os demais – repete a mensagem de outros usuários), Peso relativo (que é o número de vezes que outros usuários fazem referência ao analisado) e Velocidade, que são as atualizações postadas na rede.

A combinação desses critérios é que diminui a possibilidade de “fraudar” o sistema de ranqueamento com base no número de seguidores inflados por scripts. Nesse caso, um usuário que consegue 10 mil seguidores por scripts e apenas 100 reais, terá sempre, por exemplo, muitas dificuldades para ter suas mensagens retuitadas ou retuitar mensagens de outros usuários (no caso, praticamente fictícios).

O sistema total do Alyser leva em conta critérios usados pelo Pagerank, criado pelo Google e que mede a audiência de sites na internet. No Twitter, a avaliação vai desde a página do usuário (perfil) até o número de vezes em que o nome do tuiteiro é pesquisado dentro da rede (find people).

Nenhum comentário:

Postar um comentário