segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Diário da Manhã
 
14/11/2009

Sem disfarçar o incômodo com as críticas recebidas pelo governo por causa do apagão que atingiu 18 Estados abastecidos pela Usina de Itaipu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que está nas mãos de Deus a possibilidade de um blecaute se repetir no País. Logo após participar de um congresso em uma universidade da capital paulista, o presidente afirmou que pode garantir apenas que não existe um problema de geração de energia no País.

“Se alguém pergunta para mim: Presidente, pode acontecer alguma coisa outra vez? Eu digo: a única chance de não acontecer nada neste País é se Deus quiser que não aconteça”, declarou Lula, acrescentando que os brasileiros podem “ter orgulho” do sistema energético do País, descrito por ele como “robusto” e “eficiente”. “A única coisa que eu posso falar em alto e bom tom é que o povo brasileiro não terá nenhum problema de falta de geração de energia, porque o Brasil está produzindo mais oferta do que há demanda”, completou.

Numa longa entrevista à imprensa, Lula deixou claro que ainda não se convenceu da tese de que a falha no fornecimento teria sido causada por um problema climático.

Ele contou que ouviu de alguns técnicos que um raio poderia ter provocado a falha no abastecimento, enquanto outros teriam argumentado que isso seria insuficiente para paralisar o fornecimento. Lula queixou-se do “achismo” em torno do episódio. Mas não descartou a possibilidade de ter havido falha humana ou sobrecarga de energia em Itaipu. E pediu que sejam aguardados os resultados definitivos das investigações.

Após a oposição se mobilizar para convocar autoridades para dar explicações nas comissões na Câmara e do Senado, o corregedor-geral do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), defende que o caso também seja investigado pela Polícia Federal.

Fonte: da agência estado, de São Paulo

Para Lula, apagão depende de “Deus”

Nenhum comentário:

Postar um comentário