quarta-feira, 16 de junho de 2010

Anápolis: Aeroporto de Cargas!





POLÍTICA

Construção do Aeroporto de Cargas fica mais próxima

Fernanda Morais 

Depois de participar de um encontro em Brasília com as presenças do secretário de Estado de Indústria e Comércio, Luiz Medeiros e o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Leandro Ferreira, o vice-prefeito do município, João Gomes trouxe boas notícias. Segundo ele ficou acertado que até sexta-feira (18) a Anac vai liberar atestado favorável ao projeto de construção do Aeroporto de Cargas de Anápolis.

A reunião aconteceu na sede da Agência Nacional de Aviação Civil em Brasília e também contou com a participação de técnicos da Agetop e da Secretaria de Estado de Planejamento.

De acordo com João Gomes o encontro se fez necessário uma vez que para a liberação da ordem de serviço para construção do aeródromo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), exige que a Anac libere atestado favorável. “É a última exigência que o TCE fez para que conseguíssemos mais essa importante benfeitoria para Anápolis”, explicou.

O vice-prefeito destacou que essa briga para idealização do Aeroporto de Cargas no Município é antiga. Segundo ele desde 2000 existe essa busca, mas é preciso entender que algumas burocracias precisam ser respeitadas. Por isso mesmo, a preocupação de João Gomes é que se o atestado da Anac não for liberado até três meses antes das eleições (outubro 2010) as obras para construção do aeródromo não sejam autorizadas.

O governo de Goiás já está com R$ 60 milhões em caixa para a execução das obras, de acordo com informações de João Gomes. O vice-prefeito informou que vencida a última etapa junto ao TCE (apresentação do atestado da Anac), para início da construçãodo Aeroporto de Cargas faltaria apenas a assinatura da ordem de serviço pelo governador Alcides Rodrigues.

“Estamos sempre em contado com o governador e saindo a documentação na sexta-feira, podemos iniciar a concretização desse antigo sonho de Anápolis”.

A obra está orçada em R$ 100 milhões e o restante do recurso virá do Governo Federal. João Gomes destacou que o Aeroporto de Cargas consolida Anápolis como um dos principais pólos logísticos do País. “A expectativa ainda é grande sobre se tudo será resolvido mesmo na sexta-feira. Mas estamos confiantes que finalmente o atestado da Anac saia e seja o marco para consolidação do Projeto”, completa.


LOGÍSTICA

Em Anápolis está o marco zero da Ferrovia Norte-Sul, que tem previsão para ser inaugurada ainda este ano, colaborando para o melhor escoamento da produção de Goiás e da região Centro-Oeste. O aeródromo seria peça chave para o transporte de produtos de maior valor agregado. No modal rodoviário, a cidade é cortada por duas importantes vias, as BRs 060 e 153. “Anápolis ainda está localizada entre a capital de Goiás – Goiânia –, e Capital Federal, Brasília. Então o Aeroporto de Cargas é fundamental para fortalecer a logística privilegiada oferecida graças a localização estratégica do município”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário