segunda-feira, 14 de junho de 2010

Marconi: espaço nas redes sociais!






POLÍTICA & JUSTIÇA


Gêmeas do Orkut promovem trabalho de Marconi nas redes sociais

Não é novidade afirmar que a comunicação tem mudado nos últimos anos. Autores como Thompson (1998) e Tatum (2005) apontam transformações relacionadas à emergência de manifestações coletivas na internet. Eles afirmam que a Comunicação Mediada por Computador tem proporcionado às relações humanas potenciais instrumentos de mobilização da sociedade civil.

Novas formas de organização na sociedade vêm surgindo e as manifestações coletivas passam a ir além das antigas fronteiras espaço-temporais e a alcançar potenciais expressivos de organização social. Nestas eleições, a política também será influenciada por este novo indivíduo que se mobiliza para difundir os ideais que considera importantes.

As gêmeas Fábia e Fabiana Oliveira, 34, promotoras de eventos, são exemplo disso. Elas atuam há mais de três meses influenciando as comunidades do Orkut que apoiam o senador Marconi Perillo. "Começamos espontaneamente há algum tempo porque acreditamos que com ele Goiás terá um futuro melhor", afirma Fábia Oliveira.

Além das páginas intituladas "Exército do Tempo Novo", as duas atualizam diariamente os próprios perfis e afirmam que dedicam parte do dia ao trabalho com a internet. Fabiana Oliveira comenta ainda que gosta de estar conectada à internet, mas lamenta que as comunidades do Orkut sejam tão pouco criativas. "As comunidades que vemos quase não têm participação. As pessoas parecem se importar mais em discutir que em apresentar propostas. Por isso, nós levamos, por escrito, algumas propostas que temos para o próximo governo. O jovem precisa se interessar mais por política", afirma Fabiana.

O ativismo digital pode se manifestar em redes sociais na web de diversas formas, incluindo Google Bombs, petições online, postagens coletivas em blogs, criação de grupos e listas por e-mail ou em sites de outras redes sociais, flash mobs, smart mobs dentre outros.

O termo Google Bomb teria surgido em 2001, quando Adam Mathes propôs, em seu blog, o que chamou de Google Bombing.

Conforme comentou na época em seu post, a relevância dos resultados do sistema de buscas do Google reside na necessidade de que vários sites apontem um link com uma mesma palavra-chave, e não na concentração desses em uma única página. O jornalista e professor de web jornalismo das Faculdades Alves Farias (Alfa), Antônio Danin Júnior, explica que essa ferramenta poderia ser manipulada a partir do esforço coletivo. Várias pessoas podem unir esforços para influenciar ou subverter os resultados do sistema de buscas do Google, de modo a favorecer a visibilidade de páginas que, de outro modo, não seria possível. "Esta é uma das grandes armas digitais que temos na atualidade", explica o professor Antônio.


Radar da web

De acordo com pesquisa realizada pela empresa GfK Custom Research Brasil, 47% dos internautas do Brasil acessam as redes sociais. Acessar sites como Orkut, Facebook e Twitter é a principal atividade dos brasileiros na internet, quando o acesso é feito para fins pessoais. A pesquisa realizada pela consultoria GfK aponta que o índice entre as mulheres é ainda maior (53%).

O estudo indica que os brasileiros têm um comportamento diferente do resto do mundo. Enquanto as redes sociais são as preferidas por aqui, na média mundial esse tipo de site fica apenas em quarto lugar, atrás de enviar e-mails (55% das pessoas usam o correio eletrônico), uso de sites de busca e enciclopédias colaborativas como a Wikipédia e a leitura de notícias.

No Brasil, o segundo principal serviço é o de e-mail, usado por 44% dos internautas. Em terceiro lugar, com 40%, estão empatados o acesso a informações gerais, como sites de busca, enciclopédias colaborativas ou números de telefone, e a leitura de notícias.

A GfK concluiu que, no mundo todo, o comportamento na internet não depende apenas do sexo do internauta ou de sua classe econômica, mas também da intensidade do uso.


Redes sociais e cooperação

Os blogueiros utilizam-se dos blogs não apenas para construir a própria rede social, mas igualmente, para gerar reputação e status dentro dela. O blog é, portanto, um instrumento de captação social para os blogueiros. No Estado de Goiás, um fenômeno recente que temos observado é a utilização do Twitter por jornalistas. "Eles utilizam a ferramenta como forma de antecipar das notícias e expor as opiniões políticas", diz Danin Júnior. O serviço de microblog virou febre entre os jornalistas políticos que permanecem antenados dia e noite e utilizam a ferramenta para pautar a mídia tradicional.

Com a extensão dos sentidos promovida pela internet, percebe-se o potencial da Comunicação Mediada por Computador em promover a participação política na rede, o chamado ativismo digital. A não restrição geográfica é uma novidade. "Estamos em contato o tempo todo com gente de toda parte do Brasil e do mundo, e isso, para o bem ou para mal, influencia a população. Não é por acaso que grande parte das pesquisas atuais são para tentar explicar este novo fenômeno", comenta Danin.

Os participantes de uma ação coletiva se envolvem por diversos motivos, em especial pela identificação por um interesse comum. No mundo offline, ações coletivas dependem não apenas de um interesse comum como também da proximidade física entre diferentes participantes. "Na internet, esse questionamento se torna secundário, ou até mesmo inexistente, visto que qualquer um, em qualquer lugar, pode vir a tomar parte de uma ação coletiva", afirma o professor.

Antônio Danin Júnior explica ainda que nessa perspectiva, as possibilidades de cooperação passam a ser expandidas amplamente a partir das transformações tecnológicas. "O que é mais interessante dessas ferramentas sociais de conectividade humana é a chance de fazer novas coisas em conjunto, o potencial para cooperação em escalas e em modos que até pouco tempo atrás eram impossíveis", avalia.

A participação em ações coletivas se dá por diferentes motivações, mas em geral o interesse comum e a busca por reputação influenciam significativamente esse contexto. Os participantes sofrem influências mútuas para tomar parte na ação coletiva. Os que são influenciados por alguns a participar podem vir a influenciar outros, e assim por diante, resultando em uma ação de efeito dominó. Este é o papel da estrutura de rede na implementação da ação coletiva, finaliza o professor.


WEBCELEBRIDADES

A popularização da internet permite que a rede seja tomada pelas celebridades que se tornaram famosas por outros meios de comunicação, mas serve também de palco para webcelebridades. As redes sociais da internet são retratos do momento, do que está acontecendo agora. Elas escancaram o que seus usuários têm de melhor e de pior.

As webcelebridades são resultado do próprio comportamento no mundo virtual. "O sucesso acontece quando você faz uma coisa muito boa ou muito ruim. É isso que vai definir a popularidade", afirma o professor de webjornalismo. As celebridades advindas da internet são aquelas pessoas que em um momento único são flagradas promovendo algum feito extremamente engraçado, ridículo ou bizarro.

Os EUA são o berço desse fenômeno, porém o Brasil também já vem apresentando seus talentos anônimos para o mundo da Internet. Entre os principais representantes brasileiros estão a nutricionista Ruth Lemos, que ficou conhecida pelo vídeo em que aparece gaguejando a palavra sanduíche; o estudante Guilherme Zaiden, famoso pela imitação de um emo e a atriz Maria Alice Vergueiro, protagonista do vídeo Tapa na Pantera.

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