terça-feira, 15 de junho de 2010

Gastando mal!







EDITORIAL


Má gestão

O Popular

O problema da má gestão dos gastos públicos no País não está, infelizmente, fazendo parte da pauta dos primeiros debates da campanha política em curso, em grande parte porque tocar nessa realidade inclui uma dose de impopularidade.

Para evitar uma situação delicada e difícil dentro de alguns meses, para se citar um bom exemplo, quase todos os governos da comunidade européia acabam de lançar programas de austeridade e de economia. No Brasil, falar em austeridade é algo que a maioria dos políticos prefere não fazer.

Também está faltando coragem, por parte dos candidatos, seja na disputa federal como na estadual, para fazer a defesa das grandes reformas de que o País necessita, como a política, a tributaria, a trabalhista e a da previdência social.

O Brasil conseguiu a proeza de um Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano de 9% , o segundo maior do mundo no período, atrás apenas da China. A sustentação de um bom nível de crescimento do PIB vai exigir, e brevemente, medidas corajosas de gestão dos recursos públicos, inclusive uma reforma tributaria que reduza um pouco, ao menos, a carga de impostos que quase chega a 40% do PIB.

É indispensável que essas duas questões, a da má gestão e a das reformas, venham a tona na agenda das discussões de campanha e sejam aprofundadas no debate. O eleitorado tem de conhecer as idéias a respeito dos candidatos. Eles não podem ficar escondendo o jogo, como estão fazendo até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário