quarta-feira, 23 de junho de 2010

Marconi: aprender sempre!






OPINIÃO


Gilvane Felipe


"O bom exemplo para os políticos"

Um ditado popular francês diz que "o trem que chega no horário nunca é manchete". Começo com esta citação, porque o tema sobre o que escrevo hoje é inusitado. Não se trata de uma tragédia, escândalo ou denúncia. Hoje escrevo para realçar um bom exemplo que nos vem da política, fonte há muito tempo de infindáveis mazelas e maus exemplos.

Escrevo hoje para elogiar a atitude do senador Marconi Perillo ao buscar, aos 47 anos de idade, o seu diploma universitário do curso de Direito. Tive a oportunidade de assistir à defesa da monografia de conclusão de curso feita por Marconi e pude testemunhar, por mais de uma hora e meia, o esforço despendido por ele para conquistar sua graduação.

Parece um "caso comum de trânsito", mas não é. São raras as pessoas com a idade dele que se dedicam a estudar. Mais raras ainda são as pessoas que alcançam sucesso em sua vida social e profissional, como é o caso de Marconi, que não desistem da busca por mais conhecimento. Marconi Perillo, não bastasse o mandato de senador, ainda exerce a vice-presidência do Senado Federal, o que lhe toma um tempo enorme, podemos imaginar. Mesmo assim, recorrendo ao expediente de aluno em horário especial, conseguiu, finalmente, realizar o seu sonho de se formar.

Marconi, como governador, deu várias contribuições à Educação, dentre elas, o apoio à UFG, a criação da UEG, a Bolsa Universitária, que proporcionou a tantos a possibilidade de se formar. Mas, faltava-lhe intimamente o diploma universitário, que não obtivera por conta de suas inúmeras incursões no terreno da política.

Chamou-me a atenção o fato de Marconi não ter divulgado em sua concorrida agenda a defesa de sua monografia, evitando assim que o evento perdesse o seu caráter estritamente universitário. Também me surpreenderam os elogios que os professores da banca que avaliou o seu trabalho fizeram ao seu desempenho como aluno.

Ao final, ao obter a nota máxima e a recomendação para que seu trabalho de conclusão de curso fosse publicado, foi evidente a emoção dele, como acontece com todo estudante ao concluir seus estudos. Os exemplos dados pelos agentes políticos têm sido, na sua quase totalidade, negativos. Está aí um bom exemplo dado pelo senador Marconi Perillo aos políticos e à toda população: estudar sempre, buscar o conhecimento sem cessar, até o fim da vida.


Gilvane Felipe é mestre em História pela Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris, França, e presidente estadual do Partido Popular Socialista em Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário