segunda-feira, 21 de junho de 2010

Marconi: absoluto!






Política & Justiça

PSDB comemora pesquisa; rivais acreditam em virada
Tucanos dizem que números são reflexo do governo Marconi. Para petistas e peemedebistas, campanha está no início

Daniela Gaia

O PSDB comemorou os números da terceira rodada da pesquisa do Instituto Ecope do Brasil/Diário da Manhã, publicada ontem. No levantamento, o pré-candidato Marconi Perillo aparece em primeiro, com 54,1% das intenções de votos válidos. Ele poderia ganhar a eleição de 3 de outubro ainda no primeiro turno. O segundo colocado é o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB), com 39,7%, seguido de Vanderlan Vieira Cardoso (PR), com 4%, Enio Tatico (PRP), com 1,7% e Washington Fraga (PSol), com 0,5%.

Para o senador Marconi, a liderança na pesquisa é fruto dos trabalhos realizados durante os dois mandatos (1999-2006) e o anima para a campanha. “Pesquisa é o retrato de um momento. Recebo com satisfação e humildade. Resultado da aprovação dos goianos ao nosso trabalho no governo em dois períodos administrativos”, disse. No dia do jogo da seleção, ele aproveitou para fazer um comparativo com a vitória de 3 a 1 do Brasil sobre a Costa do Marfim. “A exemplo da seleção brasileira, nós ainda não ganhamos nada. Precisamos estar com os pés no chão, ter humildade, respeitar os adversários e continuar com o nosso intenso ritmo de trabalho.”

Com 14,4 pontos à frente de Iris, o presidente regional do PSDB, Leonardo Vilela, atribui o crescimento de Marconi à receptividade positiva por parte da sociedade às propostas de governo da pré-campanha. “As pesquisas demonstram que o PSDB está fazendo um bom trabalho. Marconi tem ampliado as diferenças com os adversários a cada pesquisa. Mas esse resultado não significa que vamos ficar acomodados. Nos estimula a trabalhar com mais afinco para que na campanha tenhamos resultados ainda mais positivos”, justifica.

Deputado de segundo mandato na Assembleia, Padre Ferreira avalia que Marconi poderá crescer ainda mais nas pesquisas de opinião pública até 3 de outubro, data do primeiro turno. “Sabemos que Marconi tem muito espaço para crescer. As candidaturas rivais estão encolhendo, pois a cada dia o eleitor tem mais informações sobre o grande projeto de governo que o PSDB e aliados prepararam para Goiás”.

O ex-prefeito Iris Rezende, por meio de sua assessoria, preferiu não comentar os números da pesquisa Ecope. O presidente regional do PMDB, Adib Elias, também não quis se pronunciar por, segundo ele, desconsiderar a pesquisa. “Não reconheço a pesquisa. Não tenho interesse em repercutir”. Já a líder do PMDB na Assembleia, Mara Naves, disse que depois do registro das candidaturas é que a campanha será definida. “Política é dinâmica e estamos animados. Agora em diante que começa a campanha de verdade. Quem faz história é o povo. Mas ainda é cedo para avaliar quem vai ganhar a eleição.”

O deputado e líder do PT – uma das siglas que apoia a pré-candidatura de Iris – na Assembleia, Luis Cesar Bueno, acredita que Iris pode reverter o quadro e crescer nas intenções de voto. “Na pré-campanha Iris respeitou a Justiça Eleitoral, por isso foi mais discreto nas mobilizações, diferente de Marconi. Após a convenção e o lançamento da campanha, Iris tende a crescer com a propaganda eleitoral gratuita, já que tem mantido um patamar nas intenções de voto das pesquisas”, disse.

Luis Cesar, no entanto, afirma que a terceira via, encabeçada hoje pela Nova Frente e Vanderlan, tem longo caminho para consolidar-se como a alternativa eleitoral viável. “O histórico do processo eleitoral tem mostrado que o eleitor se decide em quem votar nos últimos 15 dias. Goiás não tem tradição na terceira via. Os candidatos que arriscaram-se à candidatura de governador, não obtiveram sucesso, como Iram Saraiva (PDT) e Paulo Roberto Cunha (PP), em 1990, além de Barbosa Neto (PSB), em 2006. Não vai ser agora que teremos uma surpresa” disse.

Vanderlan apresentou crescimento de 0,6% na pesquisa em relação à realizada em abril – de 3,4% para 4%. O DM entrou em contato, mas Vanderlan optou por não tecer comentários. “Prefiro não comentar a pesquisa.”

No entanto, o deputado e líder do PP na Assembleia Ozair José avalia que o candidato do governo tende a crescer com maior exposição e trabalho efetivo durante a campanha. “Vanderlan ainda não é conhecido por grande parte do Estado. Terá que esperar as convenções e o trabalho posterior para um crescimento. Esse é um resultado prematuro. As pessoas que participaram da pesquisa escolheram os pré-candidatos que elas mais conhecem (Iris e Marconi). Com o tempo de TV, as pessoas vão conhecer as propostas de Vanderlan”, disse.

Em quarto lugar, Enio Tatico disse que também não comentaria a pesquisa. “Me sinto confiante com minha candidatura e tenho recebido manifestações positivas na pré-campanha.”

No último lugar das intenções de voto, está o pré-candidato do PSOL, Washington Fraga. Com 0,5% de preferência dos entrevistados, Washington disse que o índice é “normal”, mas se diz otimista para a campanha. “Quem está em primeiro lugar é quem tem boa estrutura, poder do Estado e apoio das prefeituras. Mas sei que vamos concorrer no segundo turno e disputar o voto das pessoas conscientes”, disse. Washington, que na pesquisa Ecope/DM de abril apresentou 0,6% das intenções, não considera que perdeu votos para Enio Tatico. “Estamos até bem colocados na pesquisa se compararmos com o candidato do governo”, avalia.

Pesquisa

A pesquisa Instituto Ecope do Brasil/DM foi realizada em 50 municípios com a maior sondagem já realizada no Estado, com 6.470 entrevistados. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais e para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás com o número 23.963/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário