terça-feira, 22 de junho de 2010

Leitores opinam!






CARTAS DOS LEITORES

Mortes na cultura

O mundo cultural fica mais triste, resta um vazio profundo. Perdemos o nosso escultor maior Antônio Poteiro na semana passada. Agora, assistimos a apresentação dos funerais de um Prêmio Nobel em Literatura - o admirável José Saramago.

É o destino natural de todos nós, mas, às vezes, não aceitamos a perda de pessoas do quilate desses dois portugueses. O mundo é assim. Não compete a nós julgarmos os desígnios de Deus.

JOSÉ MAURO CÂNDIDO MENDES
Setor Bueno - Goiânia


Foi de extrema felicidade a matéria de capa do Magazine sobre o genial escritor José Saramago, falecido recentemente. Uma matéria envolvente, informativa, um verdadeiro tratado histórico.

Parabéns ao POPULAR e, principalmente, ao jornalista Rogério Borges que conseguiu delinear com domínio da escrita um paralelo sobre Saramago. Com certeza, já está entre as melhores matéria do ano.

RAFAEL RIBEIRO BLAT
Vila Redenção - Goiânia


Gol fabuloso

Dizer que o gol de Luiz Fabiano contra a Costa do Marfim foi um lance antidesportivo é, no mínimo, um absurdo. Primeiro, ele deu uma cama-de-gato no zagueiro, lance perfeitamente normal no futebol americano. Depois, conduziu a bola com a mão, coisa normalíssima no handebol.

Em seguida dois chapéus, futebol de primeira. Logo após, jogou a bola no solo com o braço, vôlei primoroso. Aí deixou que ela pingasse antes do arremesso, acontece toda hora no basquete. E, finalmente, o chute. Golaço. Foi tão bonito que ninguém da Costa do Marfim reclamou e nem o juiz teve coragem de anular a pintura fabulosa.

JOSÉLIO GOMES
Setor Coimbra - Goiânia


Atividade policial

Como cidadã e esposa de militar, venho comentar algumas colocações feitas por especialistas ouvidos por este jornal na edição de domingo. Primeiro, o sociólogo Nildo Viana disse que "o que se percebe é que a PM investiga e, ocasionalmente, até pune casos pontuais, mas não toma providência para evitar efetivamente que elas voltem a ocorrer".

Como esposa de militar, vejo, sim, a preocupação do comando da PM para com seus componentes. Prova disso são os profissionais do Hospital da Polícia Militar, assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras, à disposição da família do policial 24 horas por dia. Portanto, existem, sim, programas voltados para o acompanhamento preventivo e psicológico dos militares.

Também a Corregedoria não mede esforços para cortar na própria pele e expulsar ou punir aqueles que usam farda e infringem a lei. O deputado Mauro Rubem afirma que o coronel não apresentou dados que comprovem haver punições administrativas sendo aplicadas em todos os níveis. "Pelo contrário, o que se nota é a promoção de oficiais que são processados pela Justiça."

Eu pergunto ao deputado: como fazer o dever de casa, se quando a PM está no cumprimento do dever delegado pela Constituição aparece o próprio para atrapalhar o serviço policial militar? Em Aparecida de Goiânia, um professor se jogou em cima do carro do governador do Estado e foi detido pela Guarda Municipal. A PM ao tentar prendê-lo para averiguações teve de levar junto o político em questão.

Claro, ele é dos Direitos Humanos, mas quando quem precisa da comissão que ele preside é o policial militar ou sua família, ele está disposto a ajudar? Claro que não. Nunca o vi em nenhum velório de militar que teve a sua vida ceifada por algum bandido. Será que o deputado já visitou os filhos ou a esposa dos que faleceram no cumprimento do dever?

VALÉRIA COSTA
Iporá - GO


Trânsito

A Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT) agradece ao leitor Francisco Alcanfor Filho os aplausos pelas intervenções implantadas com objetivo de melhorar o trânsito da cidade. Assinala, ainda, seus esforços para conscientizar os motoristas goianienses, com campanhas educativas de trânsito, blitze temáticas, entre outras ações, sobre as regras de boa convivência nas vias.

Porém, a atribuição de formar, atualizar e certificar os novos motoristas (CNH) é da alçada dos órgãos estaduais de trânsito (Detrans), incluindo a autorização dos Centro de Formação dos Condutores (CFCs). A formação de novos motoristas começa a ser revista pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que agora exige aulas noturnas das auto-escolas.

Outra medida bem-vinda seria a obrigatoriedade de elas treinarem os futuros motoristas em vias de trânsito rápido, incluindo rodovias. Também, como bem lembrou o leitor, boa parte dos motoristas nas ruas de Goiânia, têm dificuldade em trafegar lado a lado em vias de mão dupla, desperdiçando espaços laterais que atrasam o trânsito.

JANAÍNA GOMES
Assessoria de Comunicação da AMT


O próximo jogo do Brasil, vou assisti-lo numa fazenda, longe do trânsito da cidade. Não há palavras para explicar o que os motoristas fazem em dia de Copa.

Condutores bêbados carregam pessoas na carroceria das caminhonetes, nas portas dos veículos; excedem a velocidade, fazem racha e saem buzinando pela cidade inteira. Sem falar nos motociclistas imprudentes.

Domingo, nos dez minutos que tive de pegar o trânsito para voltar para casa, presenciei as maiores barbaridades que motoristas podem fazer na frente de um volante de um carro. Não encontro um carro da AMT nas ruas para coibir estas atitudes que afrontam contra o Código de Trânsito Brasileiro. E a tal lei seca, por que não consegue pegar estes irresponsáveis?

Portanto, no próximo jogo vou para uma fazenda com um dia de antecedência e só voltarei no dia seguinte.

ROGÉRIO MARCUS NOGUEIRA
Setor Central - Goiânia


Multa da Celg

A Celg adotou um ato arbitrário, há quatro anos, que vem me prejudicando e culminou com uma multa de quase R$ 2 mil. A arbitrariedade se refere à retirada do medidor de minha residência em 11 de outubro de 2006 sem nenhum comunicado e muito menos que fosse solicitada a presença de alguém que morasse na residência.

Este medidor refere-se à conta número 0014061958 em nome de minha esposa Kelly Souza.

Até hoje, eu não sei o motivo da apreensão do medidor para perícia técnica. Tenho plena consciência de que o medidor não foi violado e, além do mais, eu nunca aluguei este imóvel, portanto ninguém mexeu nele a não ser os próprios funcionários da Celg.

A oscilação nos valores é normal. Se nós não usamos a casa durante um período é lógico que caem as contas de energia e água.

Tenho toda a documentação comprovando a minha ausência do imóvel e consequentemente a redução no consumo, mas a Celg não quer saber e mandou ver uma notificação para que eu efetuasse o pagamento.

Se eu estivesse errado eu não relutaria em nenhum instante em pagar pelo meu erro, mas ter de engolir uma multa injusta não é correto.

MOISÉS FERREIRA
Bairro Floresta - Goiânia


Preconceito

São cada vez mais frequentes as situações de bullying nas escolas. A dificuldade em lidar com as diferenças não é um problema da sociedade atual. A intolerância gera preconceito e este individualismo, indiferenças. Mas até onde devemos aceitar o outro em suas diferenças?

Isso não significa que eu tenha de dividir o mesmo espaço ou me tornar igual a ele. É, na minha concepção, respeitar o ser em si.

MARIA HELENA GOULART
Inhumas - GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário