terça-feira, 22 de junho de 2010

PP: Decisão deve ser ampliada!






Conselho de Ética notifica Sérgio Caiado
Presidente do PP é acusado de nomear Jorcelino Braga como vice-presidente do partido sem ouvir executiva

Daniela Gaia

O presidente do Conselho de Ética do diretório regional do PP, Jovenny Cândido de Lima, notificou ontem o presidente do partido, Sérgio Caiado, para que ele se defenda no processo que pede a sua punição por ter tomado decisões importantes para a legenda sem ouvir a executiva e por nomear o ex-secretário da Fazenda Jorcelino Braga como segundo vice-presidente da legenda sem realizar o procedimento previsto pelo regimento interno.

Lucas quer que o presidente do partido seja punido por permitir que todos os diretórios do PP em Goiás ficassem sem comissão provisória. O caso pode resultar em expulsão.

Esse, no entanto, não será o único assunto em pauta na reunião do Conselho de Ética do partido, hoje. Existe uma terceira representação protocolada que, por sua vez, inverte os papéis de Sérgio Caiado e Sérgio Lucas. Réu nos outros dois processos, Caiado exige retratação de Lucas por conta dos ataques que o secretário-geral do PP fez contra ele.

Hoje devem ser escolhidos os relatores que vão acompanhar cada uma das representações. Os acusados têm 15 dias para apresentar defesa. “Pode ser que sejam julgados em conjunto”, revelou ontem Jovenny.

Lucas afirma que não definiu como será sua defesa perante o Conselho de Ética. “Tenho provas documentais e testemunhas, mas ainda não decidi como irei proceder. Não sei se vou levar um advogado para me resguardar”, afirma.

Lucas diz ainda que está “tranquilo” em relação ao processo e que tem recebido apoio de companheiros de partido. “Todos esses anos minha vida foram dedicados ao partido e aos companheiros. Até minha família ficou em segundo plano. Mas estou satisfeito com a manifestação de colegas a meu favor.”

O julgamento das representações, segundo Jovenny, segue os trâmites de um tribunal. Os julgados têm 15 dias para se defender perante o Conselho de Ética do PP. Os conselheiros estudam dentro de outros 15 dias e avaliam se o processo deve ser arquivado ou ir a julgamento pelo colegiado da Executiva da legenda. 35 membros analisam as provas e decidem qual será a punição.

Dentro do Código Nacional de Ética e Disciplina Partidária do PP, conforme o artigo 65, os filiados e membros que faltarem com o cumprimento de seus deveres e contrariarem as normas do partido estão sujeitos à advertência e suspensão por três a 12 meses. Os direitos de votar e ser votado nas eleições partidárias são suspensos, quando há falta de pagamento da contribuição mensal durante um semestre.

A destituição do cargo acontece quando é considerado pela Comissão Executiva conduta pessoal reprovável por parte do partidário. A expulsão é realizada para casos graves, como desrespeito aos princípios do Estatuto do partido, perdendo o integrante a filiação. Em ambos os casos, é necessário que dois terços do Diretório votem.

Governador Alcides adota lei do silêncio

O governador Alcides Rodrigues (PP) afirmou ontem que prefere não se envolver nas dicussões do partido nem comentar as acusações feitas contra Jorcelino Braga, Sérgio Lucas e Sérgio Caiado. Disse ainda que a crise no PP tem sido prejudicial à pré-campanha do ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PR) ao governo do Estado. “Não quero responder sobre isso. Não vou falar a respeito desse assunto”, disse em entrevista coletiva, ontem, no Palácio das Esmeraldas.

Sobre o fato de o deputado federal Roberto Balestra (PP) ser cotado à vaga de vice-governador na chapa de Marconi Perillo (PSDB), Alcides desconversa. Ele alega que o PP tem grandes nomes e volta a declarar apoio incondicional à pré-candidatura de Vanderlan. “O PP é um partido de renome e tem políticos extraordinários, o que leva qualquer candidato a cobiçar um político do PP para ser vice. Mas já temos um excelente candidato. Estamos trabalhando por ele, que é o Vanderlan Cardoso”, afirmou.

Nas últimas edições, o Diário da Manhã, trouxe à tona a insatisfação de pepistas com a postura de Sérgio Caiado. A maioria afirma que não foi ouvida a respeito da decisão de apoiar Vanderlan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário