quarta-feira, 16 de junho de 2010

Marconi: boa notícia para Anápolis!





POLÍTICA


Caoa anuncia montadora de caminhões ainda para 2010
HYUNDAI – Novos projetos vão beneficiar cidade; presidente da empresa, Carlos Alberto, explica que empreendimento atende pedido do senador Marconi Perillo

Da Redação

O encontro entre o senador Marconi Perillo (PSDB) e o presidente do Grupo Caoa-Hyundai, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que ocorreu na manhã da última segunda-feira, 14, em São Paulo, oficializou mais dois grandes projetos para o parque industrial goiano instalado no Distrito Agroindustrial de Anápolis. Aproveitando a estrutura da indústria, ainda este ano terá início o processo de instalação da fábrica de caminhões da Hyundai. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, durante entrevista concedida à Rádio Manchester no momento exato do encontro com o senador goiano, disse que está de viagem marcada para a Coréia, com a finalidade de acertar os detalhes deste novo projeto com a direção da Hyundai.

A instalação da nova fábrica em Anápolis, afirma o presidente da Caoa, atende pedido do senador Marconi Perillo. Segundo ele, as conversações entre ambos ocorrem já há algum tempo. A vinda da Caoa-Hyundai para Anápolis, teve a participação decisiva do então governador Marconi Perillo. “Naquela época disputamos a fábrica da Hyundai com Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e São Paulo. Graças a Deus e à nossa credibilidade conseguimos trazê-la para Anápolis”, disse Perillo durante encontro com o presidente da Caoa em São Paulo.

O projeto da fábrica de caminhões da Hyundai, explica Carlos Alberto de Oliveira Andrade, nada tem a ver com a fábrica de automóveis hoje instalada no Daia. “É um projeto distinto. Apenas estamos aproveitando as conveniências da infraestrutura que temos no Daia, o terreno. O que aproveitamos para a nova fábrica é apenas a infraestrutura”, ressalta. Segundo ele, o investimento inicial para viabilizar a fábrica de caminhões é de R$ 200 milhões, “na sequência serão feitos novos investimentos”. Serão gerados a princípio cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.

Os primeiros caminhões, segundo expectativa do presidente da Caoa, serão montados em aproximadamente seis meses. O porte dos caminhões, revela, é de sete toneladas de início. Carlos Alberto de Oliveira Andrade acredita que, em mais ou menos dois meses, terá condições de lançar o projeto em Anápolis. Sobre a capacidade de produção, o empresário diz que é necessário avaliar com cautela neste momento, mas acredita que será de cerca de 300 a 400 caminhões, “depois vai aumentando”.

O senador Marconi lembra que, quando apoiou a vinda da Hyundai para Goiás e paraAnápolis, tinha consciência da potência da indústria, “nosso planejamento agora é ampliar o desenvolvimento de Anápolis e do estado com a consolidação da Hyundai”. Perillo comemora o fato da fábrica ofertar atualmente cerca de 2 mil empregos diretos. A visibilidade que Anápolis ganhou com a vinda da indústria, diz o senador, também deve ser evidenciada, “a partir de uma gestão nossa a Caoa fez uma revisão em sua publicidade na mídia nacional e agora em toda propaganda é divulgado que a fábrica está em Anápolis, no estado de Goiás”.

A expansão do Daia, afirma Marconi , está em seu plano de trabalho, assim como a melhoriaviária, “eu inclusive já garanti emenda com destinação de recursos para a construção do viaduto do Daia”. Ele cita outros projetos que devem ser priorizados, como a conclusão da Ferrovia Norte-Sul e a melhoria da Ferrovia Centro-Atlântica, a operacionalidade da Plataforma Logística e o terminal de cargas. “Se for vitorioso vou procurar o prefeito Antônio Gomide e estabelecer parcerias, para que Anápolis se consolide como um dos maiores polos industriais do Brasil”. O ideal, diz, é ampliar o Daia, aproveitando o terreno da Plataforma Logística para atrair novas indústrias, “há 12 anos, quando assumimos o governo, o Daia estava jogado às traças,conseguimos enchê-lo de indústrias e hoje tem fila de indústrias querendo vir para cá”.

Os projetos da Caoa-Hyundai para Anápolis, informa Carlos Alberto, não param na nova fábrica de caminhões. Segundo ele, em 2011, a Caoa deve instalar fábrica de motores. O processo será definido após a viagem que fará à Coréia. “Todos estes investimentos são importantes para o desenvolvimento do município e de Goiás”. Segundo ele, a partir da Hyundai, Anápolis experimentou grande crescimento, “basta saber que entre diretos e indiretos, incluindo as empresas secundárias e terceirizados, são gerados cerca de 20 mil postos de trabalho”.

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