quarta-feira, 23 de junho de 2010

DEM






POLÍTICA & JUSTIÇA


 Grupo levará à convenção proposta de pedir vaga ao Senado e de vice
Encontro acontece no dia 30, na Câmara Municipal de Goiânia. Cerca de 130 delegados votam

Alexandre Bittencourt 

Durante a convenção que vai definir qual pré-candidato a governador o DEM vai apoiar nessas eleições, um grupo de delegados do partido apresentará a proposta de restringir o leque de possíveis alianças aos candidatos que se dispuserem a ceder à legenda a vaga de candidato a vice e uma das duas vagas de candidato ao Senado.

O grupo é encabeçado pelo presidente do diretório do DEM em Goiânia, ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia Joel Sant’Anna Braga Filho, pelo presidente do diretório de Anápolis, Carlos César Toledo, de Caldas Novas, vereador César Guaíra, pelo vice-prefeito de Valparaíso, Adolfo Lopes, e pelo ex-prefeito de Anápolis, Pedro Sahium, que disputará mandato de deputado estadual.

A convenção acontece no próximo dia 30, na Câmara Municipal de Goiânia. A direção do partido estima que pouco mais de 130 delegados apareçam no encontro. O partido está em diálogo aberto com interlocutores do PMDB, PSDB e Nova Frente. Nos três casos, a negociação ocorre também com o candidato.

Políticos das três correntes ouvidos pela reportagem se dizem confiantes na aliança – notadamente aqueles ligados à Nova Frente e ao PSDB. Estes três grupos já disseram ao DEM que uma das vagas de candidato ao Senado em suas respectivas chapas está comprometida. No caso do bloco governista, o compromisso seria com o presidente regional do PSB, Barbosa Neto, que depois de ameaçar apoio ao PMDB deve conseguir o espaço que pedia. Na chapa de Iris, um dos postulantes ao Senado deve ser o deputado federal Pedro Wilson (PT). Por fim, a coligação encabeçada pelo PSDB está disposta a bancar a reeleição da senadora Lúcia Vânia, apesar de divergências que ela possui com a cúpula do partido.

O presidente regional do DEM, Ronaldo Caiado, promete respeitar a vontade da maioria dos delegados, que decidirão o futuro da legenda em uma votação secreta. A convenção também deve escolher o nome dos candidatos a vice, senador e suplente de senador que indicará ao governadoriável escolhido pelo partido. No Senado, nenhuma surpresa: as urnas vão ratificar a indicação de Demóstenes Torres. A grande expectativa fica por conta da escolha do vice. Os nomes mais lembrados são Joel Sant’Anna Braga, o ex-deputado Vilmar Rocha e o pré-candidato a deputado federal Heuller Cruvinel.

Pesa contra Heuller, secretário de Habitação da prefeitura de Rio Verde, o fato de haver se filiado ao DEM há pouco tempo. Trocando em miúdos: é visto como um cristão novo em uma disputa com dois membros históricos do partido. A seu favor, conta o fato de ser um político jovem, com experiência na iniciativa privada, que atua na administração pública há apenas um ano e meio. “A princípio, sou candidato a deputado federal. Mas aceitarei a incumbência de ser vice, se o partido optar por mim”, diz Heuller.

Joel Sant’Anna afirma que o DEM sairá fortalecido da convenção, independente do nome escolhido pelos delegados. O ex-titular da Sectec diz que dedicou as últimas semanas a percorrer os municípios e trabalhando em favor do crescimento do partido. “O cenário é bastante favorável para todos nós. O Democratas aproveitou o período pré-eleitoral para debater o futuro da sigla com bastante maturidade e tranquilidade. A convenção vai coroar o belo trabalho que temos feito”, afirma Joel. Pesa a seu favor o bom relacionamento que possui com Caiado e a experiência em cargos do Executivo. Além de secretário estadual de Ciência e Tecnologia, foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Municipal de Goiânia (Sedem).

“Será muito bom para o partido indicar o candidato a vice em uma das chapas, além do senador Demóstenes. Este é o caminho que encontramos para garantir a participação do DEM no debate de ideias e propostas que interessam ao crescimento de Goiás”, afirma Joel.

O ex-deputado Vilmar Rocha afirma que vai defender, na convenção, a proposta que garanta o maior espaço possível para o partido em alguma das chapas. E acredita que, neste momento, é razoável acreditar que o DEM pode conseguir as vagas de candidato a vice e a senador junto a qualquer um dos candidatos. Evita, no entanto, tratar da possibilidade de ocupar uma dessas vagas. “Sou candidato a deputado federal, mas temos de ver como as articulações se desenrolam até o dia 30.”


Pedro Sahium é ficha limpa, segundo TRE

O ex-prefeito de Anápolis Pedro Sahium (DEM) está com a ficha limpa e pode participar das eleições deste ano, de acordo com resposta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a consulta feita pelo próprio Sahium. Na última segunda-feira, o ex-prefeito comunicou a resolução a aliados e jornalistas durante o lançamento do livro Máximas do Twitter, do senador Demóstenes Torres, no Park Shopping de Anápolis.

O processo que resultou na cassação de Sahium foi aberto depois que a administração municipal cedeu a área de uma central de distribuição de produtos alimentícios para um amigo do prefeito. Segundo o inquérito aberto à época pelo Ministério Público, Sahium firmou um contrato de “comodato” com Alecir Reginaldo, que frequentava a mesma Igreja Evangélica que o prefeito, para que ele construísse uma sequência de boxes para instalar os vendedores de frutas e verduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário