terça-feira, 29 de junho de 2010

Anápolis precisa de maior representação!




O Jornal de Anápolis


POLÍTICA

Nilton Pereira


Câmara Federal: Surgem os nomes para representar Anápolis
Começam a surgir os nomes que pretendem representar o Município na corrida por uma vaga de deputado federal representando a região de Anápolis. Algumas novidades surpreendem

Em que pese o ceticismo de alguns, quanto à capacidade e, principalmente, a densidade eleitoral de determinados nomes que se apresentam como candidatos a candidatos a uma vaga de deputado federal, com a aproximação da data final para se indicarem, em convenção, os pretensos concorrentes, o quadro se afunila. Há quem afirme que a única candidatura consistente colocada, até agora, seria a do deputado federal Rubens Otoni, que vai tentar seu terceiro mandato, sempre pelo Partido dos Trabalhadores. Otoni, inclusive, esteve a ponto de concorrer a outro cargo (governador, vice-governador e senador), mas decidiu buscar a reeleição, depois de seguidas reuniões e encontros com suas bases de apoio.

Como novatos na disputa por uma vaga de deputado federal, a mídia se ocupa, atualmente de quatro a cinco nomes. A vereadora Mirian Garcia (PSDB), por exemplo, que, a princípio negava qualquer candidatura, decidiu por concorrer a uma vaga de deputada federal. Ela está no terceiro mandato na Câmara Municipal e, nas eleições passadas (2006) concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Outro nome anunciado é o do vereador Domingos de Paula (Dominguinhos do Cedro), do PTB, ele que é estreante no parlamento, estando há um ano e meio exercendo o cargo. Surgiram, ainda, nos últimos dias, nomes como os do ex-vereador Gerson Fallacci, que já presidiu a Câmara Municipal, foi candidato a deputado estadual e que, agora, estaria pretendendo ser candidato a deputado federal.


Concorrentes

Na bolsa de probabilidades, como concorrentes à Câmara Federal, representando Anápolis, fala-se, ainda em nomes como o do radialista Claudimar Batista (PP), outro estreante na política e, também, do ex-prefeito Pedro Sahium (DEM), que ainda não teria se decidido por concorrer à Assembleia Legislativa, ou à Câmara Federal. O Democratas tem em Ronaldo Caiado, uma espécie de representante de Anápolis, pelo fato de ele haver nascido no Município, tendo aqui muitos familiares, embora seu domicílio eleitoral seja em outra região. Chama a atenção este ano, o fato de o PMDB, partido de longa tradição em Anápolis, não apresentar um candidato à Câmara Federal. Nas eleições passadas o PMDB apresentou o nome do então comerciante Wesley Silva, eleito, dois anos depois, vereador. Também, em 2006, o PTC, considerado uma espécie de extensão do PMDB, lançou o ex-deputado estadual Romualdo Santillo, para concorrer a uma vaga na Câmara Federal.

E, mesmo tendo a consciência de que um deputado federal é fator fundamental no carreamento de recursos para obras físicas e sociais para os municípios, os partidos políticos, em Anápolis, não cuidaram de preparar nomes que, efetivamente, poderiam deslanchar como “bons de voto”. Teme-se que sejam repetidos erros de eleições anteriores, quando Anápolis, apesar de contar, hoje, com mais de 220 mil eleitores, se resumir a, apenas, um deputado federal, quando, teoricamente, poderia contar com dois ou três parlamentares na Câmara dos Deputados, o que, por sinal, já ocorreu em tempos passados, quando o contingente eleitoral era bem menor que o de hoje.

Assim sendo, Anápolis que hoje conta, apenas com o deputado Rubens Otoni, que mesmo assim, obteve expressiva votação em outros municípios, não teria, a princípio, outro “puxador de votos”, que poderia, mesmo que hipoteticamente, garantir mais uma vaga na Câmara Federal. O que se questiona, por exemplo, é a capacidade estrutural das campanhas, principalmente recursos financeiros para o custeio das tais. Mas, em eleição, nada é impossível, ou improvável. Há muitos casos de candidatos, a princípio desconsiderados, ignorados ou preteridos que acabaram ganhando disputas contra outros considerados francos favoritos.


Autor: Nilton Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário