terça-feira, 29 de junho de 2010

Marconi: Salário Escola!





POLÍTICA & JUSTIÇA


Salário Escola está no plano de governo, afirma Marconi
Pré-candidato tucano lamenta desestruturação do programa após sua saída do Palácio, mas garante reforçá-lo caso seja eleito no dia 3 de outubro

Da Redação

Com grande frequência, por onde o senador e pré-candidato a governador Marconi Perillo (PSDB) tem andado em Goiás as pessoas o abordam a respeito do programa Salário Escola, que ele implantou no início do seu primeiro governo, em 1999, e que beneficiava mais de 70 mil famílias carentes que mantinham seus filhos entre 7 e 17 anos na escola. Era um grande instrumento visando a erradicação da evasão escolar na rede estadual e, também, a eliminação do trabalho infantil, além de promoção social de adolescentes, sempre em fase de intensa busca por um futuro melhor.

Marconi costuma agradecer a lembrança e afirma que esse programa continua em sua meta de trabalho e fará parte também do seu plano de governo, pois reforça a atenção às crianças em idade escolar, evitando que se desviem para os caminhos da destruição da família. Ele lamenta que o programa tenha sido desestruturado e interrompido pelo atual governo, que mostra imensa falta de sensibilidade com uma questão social de extrema importância e que certamente balizará o futuro de nossos jovens, que têm cada vez mais se enveredado por caminhos de dificuldades.

Segundo Marconi, o Salário Escola implantado por ele em Goiás serviu de modelo para o governo federal implantar o Bolsa Escola. Um dos benefícios desse programa, observa ele, era a grande diminuição da evasão escolar, porque aos pais interessava manter o filho na escola, e só assim a família recebia o benefício. O índice de evasão escolar no período de vigência do programa Salário Escola em Goiás caiu para 0,2%, um dos mais baixos do mundo.


Emancipação

O Salário Escola não se limitava a apenas doar o dinheiro. Paralelamente, era desenvolvido o programa de emancipação social Ensinando a Pescar, que capacitava e qualificava profissionalmente pais, mães e adolescentes das famílias incluídas no programa. Eram promovidos cursos em vários ramos de atividade, e, muitas vezes, feitos os encaminhamentos ao mercado de trabalho. Para isso, a Secretaria de Educação firmava parceria com instituições públicas e privadas e organizações não-governamentais em todo o Estado.

Marconi se emociona com a lembrança que as famílias têm dos benefícios advindos do programa Salário Escola. Aproveita, em seus discursos, para enfatizar os benefícios advindos do programa. “Em nome da dignidade e dos direitos da cidadania, procuramos em nosso governo ir ao encontro de um compromisso prioritário: a promoção social do cidadão. O Salário Escola não era instrumento de demagogia, muito menos de exploração eleitoreira, e muito menos ainda recurso imediatista de marketing da administração. Era, no sentido exato do termo, uma excelente alternativa de inclusão social”, sentencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário