sexta-feira, 18 de junho de 2010

Anápolis: consolidação econômica!

CONTEXTO
O Jornal de Anápolis














Vander Lúcio Barbosa


Boa notícia

Indiscutivelmente, a melhor notícia da semana em Anápolis, pelo menos para a economia goiana, foi a confirmação, pelo próprio dono da CAOA/Hyundai, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, da implantação, em breve, de uma montadora de caminhões porte médio, da marca coreana. O novo projeto não tem nada a ver com o caminhão HR, que já é montado em Anápolis há mais de um ano e que é sucesso absoluto em sua modalidade, conquistando, mais e mais, espaço no competitivo mercado nacional, com desdobramentos para outros países da América do Sul. O novo caminhão é para sete toneladas, devendo, em curto espaço de tempo, estar rodando nas estradas do Brasil e dos parceiros do Mercosul.

É claro que uma montadora de veículos automotores não se instala do dia para a noite. Não se trata de um projeto simples, ou simplório. Ele demanda tempo, tecnologia, estudos e uma série de outros procedimentos. Mas, pela fala de Carlos Alberto Oliveira Andrade, tem-se a certeza de que será um projeto de sucesso. Assim como já o foi em relação ao caminhão HR e como está sendo com o Tucson, veiculo esportivo/utilitário, que é campeão de vendas em todo o mundo. E, é bom que se repita: veículos montados em Anápolis.

Independentemente de quem tenha dado a notícia, ou trabalhado para a realização do projeto, quem ganha com isso é a Cidade. Quem ganha com isso, é o povo de Anápolis. Isto, porque, são poucas as comunidades brasileiras, e, até, no mundo inteiro, que são sedes de montadoras de veículos. Muitos outros municípios, certamente, gostariam de ter em seu território uma fábrica de caminhões. Anápolis vai ter a sua, saindo, outra vez, na frente. Os anapolinos precisam comemorar, muito, mais esta conquista.

A montadora Hyundai, que com o programa do novo caminhão deverá oferecer por volta de cinco mil empregos, consolida-se como o maior projeto econômico de todos os tempos na região. E, no rastro de tudo isso, virão outros empreendimentos, tão importantes quanto este. Assim esperamos.

Acontece, entretanto, que, enquanto comunidade, estamos devendo. Anápolis, lamentavelmente, não está preparada, ainda, para esse surto de crescimento. A começar pelo próprio Distrito Agro Industrial, que, apesar de ser um dos mais bem estruturados do Brasil, ainda carece de ações urgentes. Por onde andaria o projeto do viaduto no trevo de acesos ao DAIA? E a Plataforma Multimodal? E outras obras importantes para se garantir o escoamento da produção? São perguntas carentes de respostas imediatas. Não se pode correr o risco de estarem as fábricas montadas e os trabalhadores, dirigente, clientes e frequentadores em geral, não tendo como acessá-las. O DAIA é o grande orgulho dos anapolinos e, por que não dizer, dos goianos? Se é assim, por que tanta dificuldade em consolidá-lo como o maior centro gerador de riquezas para Goiás? E pensar que falta pouco, muito pouco, para que isto aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário