terça-feira, 15 de junho de 2010

Marconi: atenção ao jovens!






POLÍTICA & JUSTIÇA


Marconi ressalta políticas para juventude

Consciente de que um melhor e promissor futuro para Goiás, em particular, e para o Brasil, no geral, dependem de políticas e ações que alarguem os caminhos da juventude, o senador Marconi Perillo, pré-candidato do PSDB ao governo de Goiás, tem alertado em todas as 246 cidades goianas, por onde passou nos últimos quatro meses, recebendo homenagens e mantendo um diálogo com a população, para a necessidade de políticas públicas que dêem atenção específica aos jovens.

Para Marconi, a perspectiva de um mundo melhor para filhos e netos depende de trabalho do poder público que valorize a presença do jovem na sociedade, e na economia, permitindo-lhe que tenha condições de construir ele mesmo e trilhar caminhos que lhe permitam dotar sua vida de dignidade, com humanismo e alegria. "Os governos precisam abrir as portas do mundo real para o jovem que se lança com sua força, mas ainda sem experiência suficiente, ao mundo do trabalho e de construção de seu futuro", observa Marconi.

Ele tem aproveitado essas oportunidades de encontros com a população para relembrar que em seus governos, de 1999 a março de 2006, todas as políticas foram planejadas no sentido de dar sustentação às demandas da juventude goiana. Assim foi que participou da equipe que sugeriu ao governo federal, em meados de 2004, a criação do Estatuto e do Ministério da Juventude. Na mesma ocasião Marconi foi homenageado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) pela criação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que abriga mais de 50 mil jovens em seus quadros estudantis; pelas políticas sociais desenvolvidas por seu governo na formação, desenvolvimento e inclusão social da juventude do estado de Goiás e por instituir mecanismos de apoio à juventude e às minorias.

De acordo com Marconi, hoje praticamente não se fala em política pública voltada para a juventude goiana, mas que nos governos dele a Unesco apurou que Goiás obteve a melhor classificação no Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ) no Centro-Oeste e a 10ª posição nacional, levando-se em conta os índices de renda per capta, saúde e educação para a juventude.

Marconi aponta ainda a parceria com a Fundação Pró Cerrado, viabilizando a introdução de jovens no mercado de trabalho; a criação do programa do Primeiro Emprego; a criação da Bolsa Universitária e do programa Escola aberta, franqueando as escolas nos finais de semana para atividades esportivas e de recreação, retirando os jovens das ruas e evitando problemas como o uso de drogas.

Cita ainda o aumento das matrículas na Educação de Jovens e Adultos, a criação dos Jogos Abertos de Goiás, do Salário Escola, dos Centros de Ensino Superior Tecnológico, do atendimento a adolescentes nos programas de Inclusão Digital, e do importante programa denominado Se Liga no Futuro, que estimulou o empreendedorismo precoce e favoreceu milhares de jovens goianos que hoje são pais e mães de família trabalhadores e responsáveis.

Marconi faz questão de ressaltar por onde passa seu compromisso com a juventude goiana, observando sempre que essa é a garantia segura de um futuro melhor para Goiás e uma maneira de dar tranquilidade aos pais de família com relação ao bom encaminhamento dos seus filhos. Uma forma de também fazer isso, observa, é garantindo uma total inclusão digital acessível a todos os jovens goianos, nas escolas, bibliotecas e em centros de lazer. "Os jovens que ajudamos a preparar hoje desenvolverão Goiás com a força dos seus braços, com a criatividade de seus cérebros e com a emoção dos seus corações, frutificando conhecimento, trabalho e compromisso de construção de cidadania e de uma vida digna para as gerações futuras", sentencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário