quarta-feira, 16 de junho de 2010

Marconi: com os jovens!






POLÍTICA & JUSTIÇA

Da redação


Marconi fala de emprego para jovens
Pré-candidato ao governo afirma que poder público precisa usar tecnologia para educar melhor os estudantes

Estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Faculdade Latino Americana (FLA), em Anápolis, reuniram-se ontem com o senador Marconi Perillo (PSDB) para um debate sobre o tema “Educação e trabalho: políticas públicas de inserção dos jovens no mercado de trabalho”. O pré-candidato ao governo estadual analisou as dificuldades encontradas pelo jovem em conseguir boa qualificação para entrar no mercado de trabalho e reforçou a necessidade de que eles caminhem de acordo com o avanço das novas tecnologias. Marconi apontou a atual situação da UEG, que, segundo ele, “deve ser foco de grande prioridade para se tornar uma instituição que ofereça o melhor ensino público”. O senador lembrou que “os governos precisam concentrar todos os seus esforços na educação”. A palestra foi transmitida ao vivo pela TV Marconi, hospedada em seu site (marconiperillo.com.br).

Ao agradecer a presença do senador no evento, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEG, Thiago Souza, afirmou que a universidade foi criada há onze anos “por um governador que teve coragem de ousar e pensar no futuro da educação no Estado”. “Se hoje Goiás tem tantos jovens qualificados é porque essa universidade foi criada para proporcionar um futuro para eles”, disse. Ao iniciar o discurso, Marconi tratou da necessidade de que a educação seja reformulada, de forma a se adequar às novas tecnologias e às transformações que estas implicam. Com o intuito de esclarecer os presentes sobre as mudanças tecnológicas, voltou a afirmar que o analfabetismo deste século é o analfabetismo digital. “Vivemos um tempo de mudança, porque o mundo está mudando em uma velocidade incrível, estamos vivendo mudanças extraordinárias, jamais imaginadas em termos de tecnologia. Na minha opinião, todas as tecnologias que conhecemos hoje e a que temos acesso serão ultrapassadas daqui a cinco anos. Por isso, é preciso trabalhar essas mudanças. Mais do que nunca, os governos do Brasil terão de concentrar todos os seus esforços na educação. Rediscutir o formato das salas de aulas, a relação aluno/professor, como os alunos irão se portar diante das novas tecnologias. Nós teremos que acompanhar o que está acontecendo no mundo”.

Em seguida, discutiu a importância de que o aluno esteja inserido nas novas redes sociais, mostrando que ele precisa ter também acesso a elas fora do ambiente escolar. “Quando fui governador tive uma preocupação de que todas as escolas tivessem seus laboratórios de informática, mas minha preocupação hoje é trabalhar a perspectiva de que cada aluno interaja com os professores através do computador. Nós temos 1,1 milhão de alunos na rede estadual de ensino, e a meta tem de ser a universalização do acesso à internet. Acredito que esse é o nosso principal desafio. O aluno tem a necessidade de levar o computador para casa a fim de continuar o exercício e possibilitar que os demais membros da família tenham acesso também. Tenho dito que o analfabetismo de hoje é o analfabetismo digital. Quem não se inserir no mundo digital ficará excluído do mundo do mercado de trabalho. É preciso que o aluno tenha também acesso às chamadas redes sociais. O Estado tem o dever de oferecer e democratizar oportunidades”, completou.

Marconi disse que está conectado às redes sociais, mantendo um perfil ativo no Twitter e páginas no Orkut, Facebook e em outras redes. O senador informou ainda que o PSDB disponibilizou página no site do partido para receber sugestões para o plano de governo (psdb-go.org.br/ideias/) e que está entusiasmado com a participação dos internautas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário