segunda-feira, 28 de junho de 2010

Marconi: trabalho intenso!

PORTAL MARCONI SENADOR
25 de junho de 2010



Marconi realiza giro pelo interior

O senador Marconi Perilo recebeu duas homenagens, na manhã de quinta-feira (25) em São Miguel do Araguaia, no Norte goiano. A primeira, da Câmara Municipal e a segunda de professores e alunos da unidade local da UEG. Na Câmara, Marconi foi homenageado com o Título de Cidadania e na UEG, com o título de Mérito Acadêmico Flor do Ipê.

Marconi chegou a São Miguel por volta das 9h30. Foi recepcionado no aeroporto pelo prefeito, Ademir Cardoso dos Santos (PP), e diversas autoridades locais e da região. Na Câmara, receberam títulos de Cidadania ele, o ex-deputado estadual Julio da Retífica e o sargento João Domingos de Andrade.

Do proponente do título, vereador Marcos Abrão (PTB), o senador ouviu elogios à sua atuação no Senado. “Se tivéssemos no País políticos da sua estatura moral, o Brasil seria muito melhor”, declarou Abrão.

O prefeito Ademir Cardoso, comprometido com outra candidatura ao governo, fez questão de cumprimentar Marconi e deixar clara sua posição caso haja segundo turno nas eleições deste ano. "Se o candidato que estou apoiando não for para o segundo turno, estarei rasgando a botina nas ruas de São Miguel do Araguaia a seu favor", adiantou.

Marconi agradeceu o título recordando as obras que realizou por São Miguel e a região Norte do Estado. Relacionou também as obras que serão colocadas no programa de governo do PSDB em benefício do município. Por fim disse que tem compromisso com o municipalismo. "Sempre governei com os prefeitos, ouvindo sugestões e realizando as obras que atendem as necessidades das comunidades. Continuarei assim caso seja novamente eleito governador."

Na unidade da UEG, implantada em São Miguel do Araguaia em abril de 1999, primeiro ano do primeiro governo de Marconi, o senador recebeu homenagem "pelos relevantes serviços prestados à educação do ensino superior para o Estado de Goiás, fortalecendo assim a democracia, provocando uma transformação econômica, social e desenvolvimentista para São Miguel do Araguaia, Vale do Araguaia e todo o Estado".

Saudado pelo diretor da unidade, professor Ricardo Basílio, o senador foi lembrado como o homem público que revolucionou o ensino de Goiás. “Esperamos que o senhor assuma o governo e conduza Goiás ao sucesso. Sabemos da sua competência e temos certeza que o Estado só tem a ganhar com a sua volta”, declarou o diretor.

Ricardo Basílio acusou que as unidades da UEG em todo o Estado, e de forma especial a de São Miguel do Araguaia, "estão esquecidas neste governo". Lamentou que o atual governo do Estado não tenha cumprido o resultado da licitação deixada pronta pelo ex-governador Marconi Perillo para a construção da nova sede da unidade.

O diretor da UEG recordou que a Assembléia Legislativa havia aprovado, ainda no governo de Marconi, por iniciativa do ex-deputado Afreni Gonçalves, emenda que destinava 2% do orçamento do Estado para a UEG. "Desde que o governo que aí está assumiu, estamos somando o quanto que a unidade da UEG de São Miguel tem perdido anualmente em recursos para as obras da nova sede. Se o governo estivesse cumprindo a lei, repassando os recursos para a UEG, já teríamos terminado a obra. Todavia, até hoje nenhum centavo foi repassado e, assim, as obras nunca foram iniciadas", lamentou.

Marconi informou aos professores, alunos, diretores e servidores da UEG de São Miguel do Araguaia que tem discutido um choque de gestão na universidade. "Não tenho dúvida de que o projeto do PSDB e partidos aliados vai consolidar de vez a UEG. Construí mais de 30 unidades da UEG. Queremos dar a ela autonomia universitária e financeira, promover concursos para contratar mais professores, construir mais unidades, equipar laboratórios e, mais importante e fundamental, elevar para 3% a participação da UEG no orçamento do Estado".

Marconi disse que todos os anos tem colocado emendas no orçamento da União em favor da UEG. Foi lembrado pelo diretor Ricardo Basílio que uma dessas emendas propiciou a aquisição de mil computadores para a universidade. "Agora queremos consolidar todos os marcos legais da UEG. Só assim poderemos garantir que os próximos governos não abandonem a universidade como estamos vendo hoje", salientou.

Por fim, o senador garantiu que se até o final deste ano o governo do Estado não construir a sede própria da UEG de São Miguel, seu provável futuro governo vai fazê-lo. "E o faremos no primeiro ano do nosso governo", comprometeu-se.

Além dos prefeitos de Porangatu, José Oswaldo, de Amaralina, Dasio Marques, e de Crixás, Olímpio César, estiveram em São Miguel do Araguaia para as homenagens a Marconi Perillo ex-prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, vereadores e demais lideranças de vários partidos de toda a região. Marconi estava acompanhado dos deputados federais João Campos, Leonardo Vilela e Carlos Alberto Leréia, dos ex-deputados estaduais Júlio da Retífica e Afrêni Gonçalves e pré-candidatos a deputado representantes da região Norte.

Jovens

A uma plateia jovem da cidade de Iporá, ávida por conhecimento e que perguntava como tinha encontrado o governo quando assumiu em 1999, Marconi fez explanação histórica, se atendo mais à questão das instituições financeiras do Estado, que deixaram de existir para financiar o desenvolvimento de Goiás. A explicação, claro, passou pelas condições das dívidas imediatas que teve de quitar, como duas folhas e meia de salários atrasados, o Ipasgo com mais de 90 dias em greve, o Hospital Geral de Goiânia fechado, além de concursos das áreas da saúde e da educação sem homologação e correndo risco de serem cancelados na Justiça.

Marconi falou que Goiás tinha dívida que consumiria 3,4 anos de arrecadação para pagá-la, enquanto que a Secretaria do Tesouro Nacional havia fixado o teto em 2,1 anos. "O governo tinha perdido suas principais instituições financeiras, a Caixego, o Banco de Desenvolvimento e o Banco do Estado de Goiás."

Nenhum comentário:

Postar um comentário