segunda-feira, 21 de junho de 2010

Marconi: dianteira!






POLÍTICA & JUSTIÇA
20 de Junho de 2010


Marconi tem 14,4 pontos de vantagem para Iris Rezende
Nos votos válidos, tucano alcança 54,1%, contra 39,7% de ex-prefeito. Senador poderia vencer ainda em 1º turno. Vanderlan estaciona em 4%. No Senado, liderança continua com Demóstenes, seguido de Lúcia

Warlem Sabino

Maior pesquisa feita em Goiás, ao realizar 6.470 entrevistas, sondagem do Instituto Ecope do Brasil/Diário da Manhã mostra o senador Marconi Perillo, pré-candidato do PSDB ao governo de Goiás, com 14,4 pontos percentuais de vantagem para o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende, pré-candidato pelo PMDB. O tucano tem 54,1% das intenções de votos válidos, contra 39,7% do peemedebista. Os números (estimulados) mostram que Marconi poderia ganhar a eleição no primeiro turno (3 de outubro).

Vanderlan Vieira Cardoso (PR), pré-candidato pela Nova Frente, continua estacionado na casa de um dígito, com 4% das intenções de votos válidos. Em quarto vem o pré-candidato do PRP, Enio Tatico, ex-deputado federal, com 1,7%, seguido do sindicalista Washington Fraga (PSol), com 0,5%. Como a sondagem foi feita com votos válidos, não existem números de nulos/brancos ou indecisos.

O levantamento mostra crescimento de Marconi em relação a última pesquisa Ecope/DM, publicada em 27 de abril passado. Naquela oportunidade, o tucano também venceria em primeiro turno, mas tinha 54% das intenções de votos válidos. Já Iris registrou queda no mesmo período – de 42% para 37,7%. Vanderlan tinha 3,4% e consegiu leve subida. Fraga estava com 0,6%. Enio Tatico não foi citado pelo levantamento de abril.

A pesquisa de junho foi realizada em 50 municípios goianos por pesquisadores profissionais, entre os dias 2 e 18 de junho. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás com o número 23.963/2010.

Institutos

Marconi não lidera apenas na Ecope/DM. Em todos os levantamentos feitos em Goiás até o momento mostram o tucano com boa vantagem sobre o principal rival, Iris Rezende. Na última sondagem, realizada pelo Instituto Grupom em parceria com o Jornal Opção e Rádio 730, Marconi tinha sete pontos de vantagem (45,1% a 37,7%) sobre Iris, na estimulada. Vanderlan alcançou 7,1%, contra 1,7% de Enio Tatico e 0,2% de Washington Fraga (PSol).

Senado

Também de maneira estimulada, o instutito Ecope quis saber dos eleitores a preferência para o Senado Federal. Os atuais senadores Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB) caminham para a reeleição. Demóstenes tem 40,8% das intenções de voto, enquanto que a tucana alcança 31,9%. Na pesquisa de abril, Demóstenes tinha 44,5% e Lúcia 38,8%.

Voltando aos números de junho, Sandes Júnior (PP) é o terceiro colocado, com 17,3%, seguido de Iris de Araújo (PMDB), com 14,9%, Pedro Wilson (PT), com 11%, Rubens Otoni (PT), com 10,1%, e Roberto Balestra (PP), com 6,2%. Todos são deputados federais, mas apenas Pedro Wilson deve concorrer de fato ao Senado, na chapa com o PMDB.

Disseram não votar em nenhum dos nomes apresentados na cartela 4,2% dos entrevistados; 13% afirmaram não ter decidido ainda sobre em quem votar (são dois votos nesta eleição).

Nenhum comentário:

Postar um comentário