terça-feira, 29 de junho de 2010

PMDB: Copiando o PSDB!





OPINIÃO

Convenção do PMDB: cópia malfeita do PSDB

Willbor Júnior

Organizadores da convenção do PMDB classificaram o evento ocorrido no último sábado como “histórico”. O que aconteceu no Centro de Convenções realmente merece ser lembrado e analisado, principalmente pelas contradições. O candidato do PMDB, Iris Rezende, destacou em seu discurso que o principal problema de Goiás é a infraestrutura. Para quem se preocupa tanto com infraestrutura, os organizadores poderiam ter pelo menos organizado e montado um espaço para entrevistas. Membros da imprensa se acotovelaram e quase foram pisoteados no momento de ouvir o peemedebista.

O palco foi cópia descarada do modelo usado pelo PSDB no lançamento da pré-candidatura do senador Marconi Perillo. Os políticos estavam sentados em cadeiras dispostas nos degraus. Como o número de lideranças de peso era pequeno, coube a militantes do PT a honra de ficar no palco. Por falar em número, outra contradição. A organização informou que 10 mil pessoas estavam no Centro de Convenções. Quem conhece o espaço e esteve no local garante que não mais que duas mil pessoas marcaram presença. Pilhas de cadeiras ficaram encostadas nas paredes à espera de mais simpatizantes.

Em seu discurso, Iris apelou para emoção, mirou no passado e citou até Deus. O apelo às referências religiosas talvez seja pela falta de propostas. Desde que deixou a Prefeitura, o peemedebista está deslocado e não apresentou sequer um rabisco do plano de governo que pretende executar. Aliás, o governo estadual foi alvo de Iris. O que já pareceu até um início de namoro entre PMDB e Alcides, foi para o espaço com quatro palavras: “O governo está um desastre”, disse Iris Rezende. O candidato ainda havia dito que não iria atacar Alcides Rodrigues.

Nem a Celg escapou das contradições no evento do PMDB. O ex-prefeito disse estar indignado, pois a falência da empresa de energia trava o desenvolvimento do Estado. Interessante é que relatórios da CPI da Celg, instalada na Assembleia Legislativa, mostraram que a venda da usina de Cachoeira Dourada durante o governo do PMDB foi um dos principais motivos para a crise financeira da companhia.

A contradição maior vem agora. E merece atenção especial. As lideranças do PMDB são mestres em condenar as ações de Marconi Perillo na internet por meio das mídias digitais. E não é que o partido de Iris considerou a convenção de sábado “moderna” porque houve transmissão ao vivo na internet. O PSDB de Goiás já havia feito isso no lançamento da pré-candidatura de Marconi Perillo, no dia 7 de maio. E continua fazendo até durante reuniões comunitárias, encontros do senador com lideranças e debates com a população.

O PMDB também utilizou o Twitter para comentar os acontecimentos na convenção. Logo os “tradicionais”, que sempre chamaram Marconi de falso moderno por utilizar o microblog, resolveram se render e aderiram aoTwitter. A falta de traquejo com as mídias digitais na internet provocou equívoco. Anunciaram que Iris chegou ao Centro de Convenções acompanhado de “centenas de milhares de militantes”. No post seguinte, corrigiram para “centenas de militantes”. Quem presenciou a chegada de Iris garante que usar “centenas” é exagero.

Além disso, propagaram de forma mentirosa que mais de 500 pessoas restransmitiram a convenção pela internet. Tomei o cuidado de consultar um especialista e ele me disse que no máximo três pessoas usaram o expediente do plug in. Mais um embuste do que o PMDB tentou chamar de ingresso na "era tecnológica".

O PMDB, que acusa o PSDB de ser “falso moderno”, parece que resolveu copiar o partido tucano. Porém, não conseguiu executar os serviços com originalidade e, principalmente, com profissionalismo e eficiência. A convenção do PMDB foi simplesmente o reflexo do partido mal organizado e que parou no tempo.


Willbor Júnior é editor do blog Faxina Geral, do site Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário