quinta-feira, 24 de junho de 2010

Marconi: pela Educação!






POLÍTICA & JUSTIÇA


Marconi pede criação de Ifet na região Noroeste

Representantes da região noroeste de Goiânia e estudantes da Universidade Federal de Goiás acompanharam o senador Marconi Perillo (PSDB) ontem em audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília. Em pauta, o pedido de criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) no Noroeste da Capital. Projeto autorizativo de autoria do senador prevendo a criação deste Ifet foi aprovado pelo Senado e está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Ao descrever o Noroeste, com mais de 200 mil habitantes, dos quais apenas 2% têm acesso ao ensino superior e com as mais baixas médias de renda familiar de Goiânia, Marconi ressaltou a necessidade de contar com o apoio do governo federal para reverter o quadro atual na região de poucos equipamentos destinados à educação e à cultura. "São problemas identificados pela própria comunidade, que representam um grande impacto na vida do jovem", disse. Em mais de duas dezenas de reuniões que promoveu com moradores do Noroeste, o senador levantou que o Ifet é a mais urgente das reivindicações da região.

Haddad ficou surpreso ao saber que o Noroeste tem 16% de taxa de analfabetismo. "É quase o dobro da taxa nacional, e deve ser uma região em constante crescimento", disse o ministro. Ele comprometeu-se a incluir o pedido no Plano Nacional de Educação, a ser encaminhado ao Congresso após recesso de julho. O PDE é um plano executivo que compreende programas de ação do governo e se sustenta em quatro eixos norteadores que versam sobre a educação básica, superior, profissional e alfabetização.

RECEPÇÃO

Marconi recebeu, na manhã de ontem, a visita de missão parlamentar da Tailândia, conduzida pela 2ª vice-presidente do Senado daquele país, Tassana Bootong. Entre 19 e 30 de junho, a delegação estará em visita ao Brasil e à Argentina. O encontro, realizado no gabinete da presidência do Senado, foi marcado por manifestações em favor do estreitamento de laços culturais, econômicos e políticos que unem Tailândia e Brasil.

Marconi explicou à comitiva o funcionamento do Senado brasileiro e suas prerrogativas constitucionais de aprovar os nomes que ocupam as cortes superiores de Justiça, as embaixadas e as agências reguladoras de serviços públicos. A senadora Tassana Bootong falou, por sua vez, que a Tailândia tem 76 províncias e 150 senadores. Ela convidou Marconi a visitar seu país, afirmando que, se aceitar o convite, ela promete retornar para nova visita ao Brasil. Ao final do encontro, os dois senadores trocaram presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário