sexta-feira, 18 de junho de 2010

Marconi: valorizar servidor!






POLÍTICA & JUSTIÇA



Marconi destaca valorização do servidor
Senador diz que investimento no funcionalismo público estadual consolidou o crescimento econômico do Estado

Da Redação

Senador e pré-candidato do PSDB ao governo do Estado, Marconi Perillo recebe todos os dias pelo twitter observações dos funcionários públicos estaduais relativas à estagnação no governo do Estado, na atual gestão, em relação à política que ele implantou, como governador, de valorização do servidor e de periódicos reajustes salariais, além da implantação de Planos de Cargos e Salários. Marconi tem ouvido que, apesar da inflação anual entre 5% e 8%, há categorias de funcionários públicos que não recebem reajustes salariais há mais de quatro anos, principalmente daquelas sem força de pressão para reivindicar.

Em toda oportunidade, Marconi enaltece a figura do funcionário público estadual, que muito o ajudou, com empenho, dedicação e carinho, nas duas vezes em que foi o responsável pela gestão do governo. Marconi tem procurado mostrar aos que ainda não o conhecem, e reavivar a memória dos que viveram o período de sete anos e três meses dos seus dois governos, que o governo de Goiás, em sua gestão, transformou-se em referência de qualidade administrativa para o Brasil.

“Em Goiás a administração pública deixou de ser instrumento de politicagem e abandonou os caminhos da improvisação. Saiu do foco de atraso que atrapalhava e perturbava a sociedade em que está inserido. Goiás se transformou em um exemplo em matéria de prestação de serviços públicos, de racionalidade tributária e de políticas de indução do desenvolvimento econômico e de promoção da justiça social”, observa Marconi Perillo.

Para o senador, foi a colaboração dos servidores estaduais, por exemplo, peça fundamental para transformar Goiás em um Estado de oportunidades, que recebeu mais de 1.200 empresas e gerou mais de 600 mil empregos diretos, avançando na consolidação de um ambiente positivo de desenvolvimento. “Com a política que implantamos de valorização dos funcionários públicos e com o trabalho de todos eles, Goiás venceu todas as barreiras e é hoje um Estado mais solidário e muito mais justo. E por isso mesmo tem tudo para continuar crescendo. Sempre trabalhei com esse intuito e vou trabalhar ainda muito mais”, assinala Marconi Perillo.

Músicos

A exemplo da luta que tem realizado em prol da cultura e dos movimentos culturais goianos, Marconi reuniu-se ontem com aproximadamente 500 representantes de diversos segmentos da música goiana e com membros da seção goiana da Ordem dos Músicos do Brasil para discutir as dificuldades que esses profissionais encontram e buscar soluções por meio de sugestões. Ao fazerem alusão à época do governo de Marconi, em que muitos movimentos culturais foram criados e outros receberam maiores incentivos, os músicos enfatizaram a criação do Festival Internacional de Cinema e Arte (Fica), criado por Marconi em seu primeiro ano de governo, em 1999, e a construção do Centro Cultural Oscar Niemeyer, obra entregue praticamente pronta e que funcionou perfeitamente nos dois primeiros anos do atual governo.

Ao reclamar sobre a situação atual do Oscar Niemeyer, Marconi reafirmou que o local precisa ser reestruturado e criticou o abandono em que o centro se encontra. “Deixei o Centro Cultural pronto e já funcionando, mas não quiseram dar continuidade a isso. Lembro-me de que as melhores revistas de arquitetura do mundo apontaram-no como a melhor obra do ano. É um cartão postal que temos, e é preciso resgatá-lo com urgência, porque aquele local merece ser salvo.”

Em seguida, explicou que da mesma forma pela qual criou o Fica em seu primeiro ano de governo, ultrapassando todas as dificuldades financeiras encontradas ao assumir o Estado, deve-se reestruturar o Centro Cultural para que ele possa funcionar todos os dias. “O Centro Cultural Niemeyer precisa ter uma programação diária, tem de ser reestruturado, valorizado. Sei que é possível fazer isso em poucos dias”, disse.

Representantes que se dirigiram a Marconi em nome da categoria lembraram os programas, projetos e obras de incentivo à cultura criados por ele, como o Canto da Primavera, Bienal do Livro, Orquestra Jovem, Bolsa Orquestra, Teatro Escola Basileu França, que foi entregue ao governo sucessor 80% concluído, e o Fica, o movimento mais exaltado pelos músicos, entre outros. O músico Bororó falou sobre a preocupação de Marconi com a cultura goiana. “Marconi não só incentivou e criou movimentos culturais, como também se mostrou preocupado com a valorização da cultura goiana. Ele deu continuidade ao trabalho que o ex-governador Henrique Santillo havia começado em relação à cultura. Fica é um dos maiores exemplos disso, porque envolve todas as áreas da cultura e nos coloca em contato com a cultura de fora.”

O presidente da Ordem dos Músicos em Goiás, maestro Schubert Dias de Freitas, lembrou quando Marconi foi eleito governador pela primeira vez, em 1998, e o chamou para tocar uma música de que gostava, demonstrando o apreço que tinha pela cultura. “Quando o senhor tomou posse pela primeira vez, um coordenador da sua campanha me chamou para tocar uma música de Ivan Lins, Um novo tempo, para o senhor. Nem imaginávamos que isso seria apenas o primeiro passo da sua demonstração de carinho pela cultura.”

O senador contou o início de seu envolvimento com a música e a cultura em geral e afirmou estar “surpreendido com a quantidade e qualidade dos músicos presentes no evento”. “Sou apaixonado pela música desde a minha infância. Em janeiro de 1978 me mudei para Goiânia e aqui conheci o músico Bororó e vários outros. Assisti ao Bororó, Marcelo Barra, entre outros, elaborarem as principais músicas de suas carreiras. Essa reunião é muito importante para mim, com amigos que conheço há tantos anos. Por isso é que eu procurei dar tanta ênfase à cultura, quando fui governador. Santillo foi um governador muito sensível à cultura, e eu aprendi muito com ele a valorizar a cultura”, disse o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário