quinta-feira, 17 de junho de 2010

Serra: negociações continuam!






SUCESSÃO






José Serra

Sem Aécio, DEM reivindica vaga de vice na chapa de Serra
Rodrigo Maia afirma que essa seria a condição para garantir a unidade e o engajamento dos democratas na campanha Tucana

AG

Brasília- Diante da recusa do ex-governador Aécio Neves em compor a chapa do tucano José Serra à Presidência, a executiva nacional do DEM reuniu-se ontem e decidiu reivindicar formalmente a vaga de vice para a legenda, para formalizar a aliança nacional com o PSDB. O presidenciável tucano não decidiu ainda sobre seu vice, mas tem dito a interlocutores que será uma decisão pessoal. De acordo com o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), essa seria a condição para Serra garantir a unidade e o engajamento total do partido aliado em sua campanha.

"O que tinha o melhor perfil para a vaga de vice e podia ter sido até o candidato à Presidência era o Aécio. Nós abriríamos mão para o Aécio, mas ele infelizmente não aceitou. Então, o natural agora é que a vaga seja do DEM. Ninguém ganha eleição sozinho. Uma escolha individual não agrega. Para ganhar a eleição, Serra, que é suficientemente inteligente, sabe que vai precisar do empenho de todos", afirmou Maia, após a reunião.

O líder do DEM, deputado Paulo Bornhausen (SC), foi mais enfático e disse que não haverá crise com o PSDB porque a vaga não será de um tucano. Ele afirmou ainda que o DEM espera oficializar a escolha de Serra no próximo dia 30, quando será realizada a convenção nacional do partido. "Serra terá liberdade para escolher seu vice, mas dentro do DEM. Essa é uma posição das bancadas e da executiva nacional. Dia 30, oficializaremos a indicação. O edital da convenção já está pronto", disse o líder.

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), confirmou que o DEM já havia comunicado há cerca de um mês seu interesse em ficar com a vaga de vice na chapa de Serra. Guerra contou que o candidato tucano já foi informado disso, porém, ainda não tomou nenhuma decisão a esse respeito. A expectativa é que ele comece a discutir o assunto nos próximos dias. "Tenho 100% de convicção de que haverá consenso com o DEM. Não há razão para que haja qualquer prejuízo na relação entre os partidos da aliança por causa da vaga de vice", disse Guerra, já no início da noite de ontem, depois de longa reunião com tucanos para analisar as pendências da campanha.

Nomes cotados


Entre os nomes cotados no DEM para a vaga de vice estão o senador José Agripino (RN) e os deputados José Carlos Aleluia (BA) e Valéria Pires (PA). Embora Serra nunca tenha tratado do assunto diretamente com Aleluia, o tucano fez elogios públicos ao baiano durante um debate promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Sobre os outros dois Serra não se
manifestou ainda publicamente. "O DEM tem estatura e nomes para indicar o vice. Somos o segundo partido da coligação. Não há nada que nos impeça de ficar com a vaga", acrescentou Bornhausen.


Rodrigo Maia lembrou que o DEM abriu mão de pelo menos quatro candidaturas próprias nos Estados para ajudar na composição com os tucanos e facilitar a campanha de Serra. Ele rebateu ainda as preocupações levantadas, nos bastidores, por alguns tucanos sobre a possibilidade de a crise que atingiu o ex-governador José Roberto Arruda no Distrito Federal respingar na campanha de Serra.

"Só respondo isso com o nome e sobrenome do tucano que disse isso. Político que fala em off serve para pouca coisa. O episódio do Arruda serviu para fortalecer o partido. Esse tipo de coisa enfraquece quem não tomou nenhuma atitude", rebateu.

Em entrevista ao site IG, na terça-feira, o ex-prefeito Cesar Maia, candidato ao Senado, já havia exposto o risco de a campanha de Serra perder o empenho do DEM, caso o vice dele não seja do partido. "Obviamente que a não escolha do DEM terá que ser muito bem pensada. (...) Se não escolher, nenhum problema, estamos na campanha. Agora, a reação não será a mesma", disse Cesar Maia, reforçando.

"Qualquer escolhido do DEM, para nós, será mobilizador. (A escolha) é do Serra, mas, entre milhares de militantes, escolha um." (AG)


PSDB fará propaganda intimista

São Paulo- O PSDB vai apostar numa apresentação intimista do candidato do partido a presidente da República, José Serra, no programa partidário a ser exibido hoje à noite em rede nacional para alavancar a popularidade do tucano. O discurso do "gestor experiente", explorado na última propaganda da sigla, ficará em segundo plano. O ex-governador de Minas, Aécio Neves, também aparecerá no filme em gravações feitas em São Paulo no início deste mês.

Serão 10 minutos de programa em horário nobre em que Serra vai aparecer em família, com os netos e amigos. A estratégia é descolar ou, ao menos, amenizar a imagem de político frio e sisudo do tucano, ainda bastante forte fora dos grandes centros urbanos, possibilitando, assim, uma identificação e aproximação com o eleitorado. Nessa direção, o programa vai exibir ainda depoimentos de pessoas na rua sobre Serra.

Novas armas
O formato será bem diferente daquele apresentado pelo PSDB em seu último programa partidário em rede nacional, em dezembro passado. Na ocasião, Serra e Aécio — o partido ainda não tinha definido quem seria o pré-candidato à Presidência — dividiram o tempo no vídeo e o discurso de ambos foi centrado em questões administrativas e na tese de que os tucanos são mais experientes para governar o País.


A avaliação agora é de que o perfil de Serra como administrador bem-sucedido e político confiável está consolidado e que é preciso explorar outras armas para buscar novos eleitores.

Além do programa partidário, o PSDB aposta numa maratona televisiva nas próximas duas semanas para fazer Serra crescer.(AG)


Marina: Lula não precisa de "continuador"

São Paulo- A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ter um sucessor e não um continuador, em referência à petista Dilma Rousseff. Ela disse também que o próximo presidente não deve ser um opositor da gestão atual, citando assim de forma indireta o tucano José Serra (PSDB).

"Digo que ele (Lula) não precisa de um opositor que faça oposição por oposição sem reconhecer os ganhos, mas também não precisa de um continuador que ache que está tudo bem e que é só continuar acelerando na mesma direção. Precisa de um sucessor que seja capaz de integrar as conquistas e agregar aquilo que eu chamo de um delta mais em uma nova direção", afirmou, ao participar de sabatina realizada pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo UOL.

Na avaliação de Marina, Lula soube ser um sucessor e não continuador de FHC. "Foi porque ele sucedeu ao Fernando Henrique é que foi capaz de manter as conquistas do Plano Real."(Agência O Globo)


PTB fecha com Serra e PT espera PP

São Paulo - Sob o comando do ex-deputado Roberto Jefferson (RJ), autor das denúncias sobre a existência do mensalão em 2005 que abalaram o governo do presidente Lula, o PTB sacramenta, sábado, o apoio formal a José Serra (PSDB) na disputa presidencial. O tucano discursará na convenção da sigla, em São Paulo.

Mesmo com o PTB na coalizão, contudo, sua rival do PT, Dilma Rousseff, ainda disporá de maior tempo na TV durante o horário eleitoral gratuito. O PT ainda alimenta esperanças de uma aliança formal com o PP, o que se tornou mais factível depois de descartada a inclusão do presidente da legenda, senador Francisco Dornelles (RJ), na chapa tucana como vice de Serra.

Certeza

"A única certeza que temos é que eles não vão se coligar com o Serra", disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra. O PP termina até sexta-feira novo levantamento sobre preferências dos diretórios regionais na disputa.(Agência Estado)



PC do B se une ao PDT contra Roseana

Brasília - Em resposta ao PT nacional que decidiu intervir e apoiar a candidatura de Roseana Sarney (PMDB) no Maranhão, o PC do B começou a discutir com o PDT a formação de uma ampla aliança contra a peemedebista. As negociações envolvem a retirada das candidaturas do deputado Flávio Dino (PC do B) ou do ex-governador Jackson Lago (PDT).

Os partidos, no entanto, devem arrastar um desfecho para o caso até o dia 26, quando o PC do B realiza a convenção para formalizar o candidato ou anunciar apoio para alguma coligação.

Espera


Os comunistas esperam ainda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avaliar a extensão da Lei da Ficha Limpa, decidindo se os políticos condenados, antes da aprovação da norma, estão proibidos de se candidatar nas eleições deste ano, o que impediria a participação de Lago.
(Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário