quinta-feira, 24 de junho de 2010

Marconi: internacional!

AGÊNCIA SENADO


Senado recebe presidente de Angola

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, visitou o Senado, nesta quarta-feira (23), e foi recebido pelo 1º vice-presidente da Casa, senador Marconi Perillo (PSDB-GO). Durante a cerimônia, o parlamentar prometeu ao presidente angolano rapidez na aprovação de acordos firmados entre os dois países. "Apoiaremos todos os acordos assinados e daremos celeridade na aprovação no Senado", garantiu.

Durante a visita de José Eduardo dos Santos ao Brasil, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram assinados 11 atos bilaterais, entre os quais a Declaração Conjunta de Parceria Estratégica entre o Brasil e Angola, o Acordo de Cooperação em Defesa e os acordos de cooperação em ensino superior e não-superior. Angola é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no continente africano. Em 2009, a corrente de comércio bilateral somou US$ 1,47 bilhão, dos quais US$ 1,33 em exportações brasileiras.

Marconi Perillo afirmou que o Senado, uma casa de políticos experientes, está atento ao desenvolvimento angolano. Uma comitiva de parlamentares, lembrou o senador, esteve em vários países africanos, entre eles Angola, em maio de 2008, quando puderam perceber o progresso e o fortalecimento da economia no desenvolvimento do país africano.

Dos Santos elogiou o já estreito relacionamento existente entre Brasil e Angola e afirmou que os novos acordos, a serem confirmados pelo Senado, serão uma mola impulsionadora para o desenvolvimento das relações bilaterais e aperfeiçoam os mecanismos de cooperação já existentes para permitir ainda mais estreitamento.

A comitiva angolana era formada pelo presidente e outros membros do seu governo, entre eles o ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, o ministro-chefe da Casa Civil, Carlos Feijó, o ministro da Defesa Nacional, Cândido Van-Dúnem, o ministro das Finanças, Carlos Alberto Lopes e a embaixadora Ana Gabriela Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário