segunda-feira, 14 de junho de 2010

Marconi: franqueza!

GOIASNET.COM
11/06/2010

Marconi explica rompimento com Alcides e gastos públicos

Marconi Perillo foi o convidado desta quinta-feira (9) na série de entrevistas que a rádio CBN Goiânia (97,1 FM) realiza esta semana com os pré-candidatos ao governo do Estado. Um dos assuntos mais fortes da sabatina, coordenada pelas jornalistas Karine Pinheiro e Cileide Alves, foi sobre o rompimento do senador com o governador Alcides Rodrigues (PP).

O internauta Antônio Geraldo Ananias Bento perguntou a Marconi por que o tucano rompeu com Alcides, já que o pré-candidato nega o déficit de 100 milhões e o endividamento da Celg. "Estes não são os motivos, são as desculpas", ressaltou. Ele desconversou, disse que prefere não focar no passado, mas acusou o governador de traição. "Quando você quer conhecer verdadeiramente uma pessoa dê a ela dinheiro ou poder", parafraseou.

Marconi começou a entrevista justificando a nova candidatura depois das críticas que fez ao PMDB por ter ficado anos no governo do Estado. "Há dois anos tenho sido convidado e percebi que havia um desejo de continuidade dos projetos lançados durante meu governo", justificou. O peessedebista governou Goiás entre janeiro de 1998 e março de 2006.

A jornalista Cileide Alves questionou ao pré-candidato o significado do slogan da campanha tucana "Tempo Novo com Mudança". Marconi citou as mudanças tecnológicas do mundo e disse que seu foco em Goiás seria a era digital. "Vamos dar ênfase ao governo digital, com investimentos maciços em banda larga", prometeu.

Sobre o controle de gastos públicos, ele rebateu as críticas do governador Alcides Rodrigues e do pré-candidato do PMDB, Iris Rezende. Segundo ele, nas suas gestões, o Estado pagou R$ 5 bilhões de dívidas externas do Estado. "Em 1994, tínhamos uma despesa empenhada a pagar de 30%, em 2006 esse número caiu para pouco mais de 6%". Sobre o déficit do Estado, o pré-candidato disse que a CPI do Orçamento deve esclarecer a questão.


CPI da Celg

Ele negou que o problema da Celg tenha "estourado" após seu governo. "A CPI da Celg deixou claro que o problema da autarquia começou com a entrega da Usina de Corumbá I para Furnas", alegou. Ele culpou também a construção que considera sem necessidade da quarta etapa e a privatização da Usina de Cachoeira Dourada.

O internauta Francisco Oliveira questionou a indiferença do pré-candidato às obras do Estádio Olímpico e do Centro Cultura Oscar Niemeyer. Marconi negou que o centro cultural tenha sido entregue inacabado, "faltava 1% de detalhes". Ele culpou "pequenas pendências" pelo fechamento do centro. Sobre o Estádio Olímpico, ele disse que deixou a estrutura intacta. "O estádio foi demolido quando eu não era mais governador".

João Carlos Mendanha, do Setor Oeste, em Goiânia, perguntou sobre a aliança com o DEM não funcionar em Goiás. O internauta acusou Marconi de ter esvaziado a sigla ao convidar membros para o PSDB. Marconi citou as eleições de senador e deputados federais pelo então PFL durante o seu governo como justificativa para negar a pergunta do internauta.

Sobre a eleição presidencial, Marconi disse que pedirá votos para José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência da República. Os estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Ana Karine e Thiago Albernaz, questionaram a qualidade das unidades da UEG no interior. O tucano reafirmou que criou a UEG e culpou a redução de repassses para a universidade, o que, segundo ele, ocorreu nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário