segunda-feira, 28 de junho de 2010

REPORTAGEM






ANÁPOLIS

POLÍTICA

Fernando Cunha Neto pode peitar Rubens Otoni
Estratégia de Marconi Perillo para reforçar seu palanque na cidade seria colocar o jovem tucano para disputar a Câmara dos Deputados

CEZAR SANTOS

O senador Marconi Perillo, candidato tucano ao governo, goza de imenso prestígio em Anápolis. Não foi à toa que ele obteve na cidade o mais expressivo porcentual de votos no Estado na campanha de 2006 para o Senado, com mais de 135 mil sufrágios, praticamente 90% dos votos válidos. Mesmo assim, o tucano não deita em berço esplêndido e quer se assegurar de ter um palanque forte na cidade comandada pelo prefeito petista Antônio Gomide, que vem fazendo uma administração elogiada até por quem deveria criticá-lo por dever de ofício partidário.

Gomide, pela habilidade política e alto reconhecimento popular de sua gestão, pode causar um estrago considerável no prestígio marconista, influenciando votos para o peemedebista Iris Rezende, da chapa PMDB-PT. Marconi pode ter o vereador Fernando Cunha Neto como candidato a deputado federal. O jovem líder tucano, única voz de oposição a Antônio Gomide na Câmara de Vereadores, tem potencial para a disputa contra Rubens Otoni.

Fernando Cunha Neto diz que topa a parada. “Há muito tempo Marconi vem me convocando a disputar a Câmara dos Deputados. Estamos conversando muito sobre isso e está praticamente certo, só faltando o aval do meu avô.” Certamente que o aval do decano Fernando Cunha, um dos principais aliados e conselheiros políticos de Marconi, não deve ser difícil. “Se meu avô concordar eu aceito o desafio. Anápolis até agora só tem Rubens Otoni como candidato a deputado federal. O PSDB pode apresentar alternativa para a população e Marconi precisa de palanque forte. Posso ser o nome de Marconi a federal em Anápolis.”

A candidatura de Fernando Cunha Neto a deputado federal pode dar uma sacudida na candidatura do petista Rubens Otoni, tirando votos preciosos na cidade. Otoni teve um quarto dos votos válidos dos anapolinos em 2006, com mais de 38 mil sufrágios. Analistas políticos consideram o petista virtualmente reeleito por causa da grande visibilidade conquistada nos últimos anos na condição de principal interlocutor de Lula em Goiás. Mas Fernando Cunha Neto acredita que pode beliscar uma fatia razoável desse eleitorado otonista.

O nome tucano inicialmente colocado para disputar a Câmara era o da vereadora Miriam Garcia, mas Fernando Neto lembra que ela se colocou como alternativa por falta de opções do partido naquele momento. “Mas a vereadora Miriam retira sua candidatura se eu sair mesmo a federal. Não tem problema, ela sempre foi muito aberta quanto a isso e abre mão da candidatura.”

Tranquilidade

As convenções já começaram. O PMDB de Iris, que vai se coligar com o PT, realizou sua convenção neste sábado, 26. O PR-PP fazem a sua neste domingo, 27. E o PSDB de Marconi Perillo marcou sua convenção para quarta-feira, 30. Em que pese esse momento, o ambiente político em Anápolis está tranquilo. “Tranquilo até demais. Nem parece que estamos num momento de pré-convenções e convenções partidárias. Está todo mundo esperando para saber quem fica com quem e começar as negociações políticas aqui”, diz Fernando Cunha Neto.

Essa calmaria teria a ver com o a administração aprovada de Antônio Gomide, um político conciliador que tem em sua equipe até nomes do adversário DEM? “Não é isso, acontece que os vereadores na Câmara estão bem definidos em suas posições, cada um tem seu lado. O pessoal do PP e do PR é tudo marconista, só que ninguém se manifesta agora por que evidentemente pode haver retaliação, eles têm medo de divulgar”, acredita o jovem tucano.

Fernando Cunha diz ainda que o pessoal do PTB, três vereadores, também são Marconi. “Um do PSB participou de encontro com o senador. O Mauro Severiano, do PDT, é marconista e já se manifestou que estará com Marconi independentemente do partido. Já os dois vereadores do PMDB e a do PT estão bem definidos com o candidato deles ao governo, Íris Rezende. Então, com as posições definidas, o clima é de calmaria.”

O tucano acredita que o DEM vai marchar com Marconi. “Não tenho dúvida nenhuma quanto a isso. E a vaga de vice de Marconi, no meu entendimento e pelo que tenho observado, é do deputado federal Roberto Balestra (PP). Numa reunião, espécie de pré-convenção do PP na casa do Balestra, que alguns pepistas antigos dizem que não valeu nada, mas eu acho que valeu muito, teve a presença de 30 prefeitos do PP comparecendo. E a maioria foi a favor da união com Marconi. E aí se esvazia muito a candidatura do Vanderlan Cardoso, nessa terceira via, que em minha opinião nunca existiu de fato.”

“PT de Anápolis convive bem com todos os partidos”

Quem também atesta o clima de tranquilidade em Anápolis é o presidente municipal do PT, Antônio Júlio. Ele lembra que o partido está concentrado nas candidaturas de Rubens Otoni a deputado federal, da vereadora Dinamélia Rabêlo a estadual e do peemedebista Iris Rezende a governador. “E da Dilma Rousseff a presidente”, faz questão de lembrar.

Júlio não acredita na vinda do DEM para a coligação PMDB-PT. “Acho muito difícil. O DEM deve ir com o PSDB mesmo, até por uma questão de linha, de ideologia, e já há uma aliança nacional entre eles.” Mas a união com o DEM de Anápolis é um fato. Júlio diz que a militância petista não opõe nenhum obstáculo, por exemplo, ao fato de ter democratas no primeiro escalão do prefeito Antônio Gomide.

“Nossa convivência é tranquila. O DEM nos ajuda a governar, nós olhamos muito a parte técnica. Por isso não temos nenhuma dificuldade. Aliás, o PT de Anápolis tem boa convivência com todos os partidos. Isso reflete a característica do prefeito e do deputado Rubens Otoni, pessoas conciliadoras. Somos um grupo de diálogo, o PT pra Vencer. Sabemos que não governamos sozinhos”, diz o presidente do PT?de Anápolis.

EDUCAÇÃO

Cidade ganha ‘fábrica’ de mão de obra qualificada
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia inicia atividades com 120 alunos em cursos de nível médio e superior, formatados de acordo com as necessidades do município

CEZAR SANTOS

Oportunidade de qualificação em cursos que as empresas sediadas em Anápolis e região precisam. Essa é uma nova realidade para a população anapolina, principalmente aquela mais carente, que muitas vezes não tem como completar seus estudos de forma convencional e se vê, assim, alijada de melhores condições no mercado de trabalho. Na semana passada o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG) de Anápolis promoveu as aulas inaugurais, marcando o início das atividades. O IFG forma alunos em cursos adequados à realidade regional, constituindo-se numa espécie de "fábrica de mão de obra qualificada".

O início das atividades foi uma autêntica festa, com apresentações culturais e os alunos sendo recepcionados pelo reitor do Ifet Goiás, Paulo Cesar Pereira, o diretor do IFG de Anápolis, Paulo Francinete, o prefeito Antônio Gomide (PT), o deputado federal Rubens Otoni (PT), e o presidente da Câmara de Vereadores, Sírio Miguel (PSB), entre outras autoridades.

São 120 alunos que iniciaram seus estudos em dois cursos superiores (licenciatura em Química e de Tecnologia em Logística); quatro cursos técnicos integrados em Edificações, Informática para Internet, Química e Secretaria Escolar; um curso técnico subsequente em Edificações e um na modalidade de educação de jovens e adultos (Proeja) - Técnico em Transporte de Carga.

O entusiasmo dos alunos é total, como é o caso de Alzira Nunes Cintra, de 38 anos, moradora no Bairro Nações Unidas, aluna do curso de técnico em transporte de cargas. Ele vislumbra novas oportunidades profissionais após a formação. "Em Anápolis, principalmente no Daia, há poucos profissionais nessa área e as empresas buscam fora. Então eu e meus colegas de turma estamos animados. É uma nova oportunidade no mercado de trabalho que está se abrindo para nós."

O prefeito Antônio Gomide ressaltou a importância do Instituto para Anápolis, para Goiás e para todo o País. "O ensino oferecido aqui fortalece nosso potencial econômico", disse. Para o prefeito a instituição de ensino vai permitir muito mais que educação técnica, sendo um espaço para formação de cidadão preparado para a sociedade contemporânea. "Valeu acreditar que as cidades pólos, como Anápolis, têm condições de oferecer educação pública federal de qualidade", apontou Antônio Gomide. De acordo com ele, o início das aulas do IFG representa um grande salto de desenvolvimento para o município.

O diretor do câmpus, engenheiro Paulo Francinete, agradeceu o empenho da Prefeitura de Anápolis, em concretizar a obra. Lembrou que a área foi doada pela municipalidade, bem como a terraplanagem e o cercamento. Uma das mais vistosas obras do governo federal em Goiás, a unidade tem 10 mil metros de área construída em terreno de 60 mil metros quadrados. A sede tem auditório, área administrativa, biblioteca, salas para aulas teóricas, núcleo pedagógico, anfiteatro, laboratórios de informática, ciência, controle e processos industriais, além de estacionamento interno e externo e pátio coberto. Segundo Paulo Francinete, até o final deste ano mais de 360 alunos estarão frequentando o câmpus. Ele observa que os cursos disponibilizados no IFG de Anápolis buscam formar mão de obra para atender a demanda das empresas da cidade, notadamente as do Distrito Agroindustrial de Anápolis, o maior polo industrial do Centro-Oeste brasileiro.

Já está aberto o processo seletivo para as próximas turmas e quem quiser mais informações pode acessar o site www.ifg.edu.br/selecao ou o fone do Centro de Seleção do IFG: 62 3212-7812

Curtas

Qualificação

A Prefeitura de Anápolis deu início, na quarta-feira, 23, ao Projovem Trabalhador - Programa Nacional de Inclusão de Jovens, em solenidade no Teatro Municipal, com a presença do prefeito Antônio Gomide e de outras autoridades municipais, estaduais e do Ministério do Trabalho e Emprego, além do presidente da Câmara de Vereadores, Sírio Miguel (PSB). O programa é executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e visa capacitar pessoas com idade entre 18 e 29 anos, à procura de um espaço no mercado de trabalho. Cerca de mil jovens em Anápolis efetivaram as suas inscrições em cursos em três áreas: Beleza e Estética, Alimentação e Turismo/ Hospitalidade. As aulas já tiveram início.

Aniversário

Anápolis vive clima de festa. A Prefeitura lança nesta terça-feira, 29, o calendário de festividades dos 103 anos da cidade. Será às 19 horas, no Teatro Municipal, com apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem. Coordenador das ações de aniversário, o diretor de Cultura Augusto César Almeida, adianta que todos os setores da administração municipal realizarão atividades alusivas à data. Na extensa programação estão previstas a 23ª edição do Encontro Nacional de Coros de Anápolis (Encoa), a inauguração das subprefeituras dos quatro distritos, o lançamento de asfalto de mais de seis bairros e outras 20 ações. O encerramento será dia 31 de julho, data do aniversário, com o tradicional desfile cívico-militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário