segunda-feira, 21 de junho de 2010

Marconi: povo de Anápolis é grato!






POLÍTICA & JUSTIÇA


Em Anápolis, Marconi está na frente com 71%

Entre os eleitores de Anápolis, o líder na disputa pelo governo do Estado é o pré-candidato do PSDB, Marconi Perillo, segundo pesquisa Ecope realizada entre os dias 10 e 13 de junho. Marconi lidera com 71% contra 26,5% do segundo colocado, o pré-candidato do PMDB Iris Rezende. O terceiro colocado é Vanderlan Cardoso (PR), da Nova Frente, com 1,7%.O sindicalista Washington Fraga (PSol) está na última posição com 0,8%.

O levantamento confirma o bom desempenho que Marconi obteve no terceiro maior colégio eleitoral do Estado nas três últimas eleições – duas para governador e uma para senador. Nessas três disputas, a vantagem do tucano sobre os adversários do PMDB em Anápolis foi maior do que no resto do Estado. Os peemedebistas apostam que conseguem reverter o quadro este ano porque o atual prefeito, Antônio Gomide (PT), é aliado a Iris e tem uma administração bem avaliada.

O município tem peso tão grande em eleições que, em 2006, na corrida pelo governo, o então candidato Maguito Vilela (PMDB) buscou um representante de Anápolis para a vice – no caso, a ex-deputada estadual Onaide Santillo (PMDB). O Ecope também apresentou uma cartela com os principais pré-candidatos ao Senado, e pediu aos entrevistados que escolhessem dois nomes – já que duas vagas estão em jogo este ano. O líder absoluto é o deputado federal Rubens Otoni (PT), irmão de Gomide, com 61% das intenções de voto.

Em seguida aparecem Demóstenes Torres (DEM), com 40,8%; o deputado Sandes Júnior (PP), com 24,8%; senadora Lúcia Vânia (PSDB), com 20,4%; a deputada federal Iris de Araújo (PMDB), com 8,4%; os também deputados Pedro Wilson, com 7,6%; e Roberto Balestra (PP), com 3,6%; o ex-senador Mauro Miranda (PMDB), com 2,8%; o deputado estadual Ernesto Roller (PP), com 2,8%; o deputado federal Jovair Arantes (PTB), com 2%; o vereador Agenor Mariano (PMDB), com 1,2%; e o presidente regional do PMDB, Adib Elias, com 0,4%. Não optaram por nenhum dos nomes 2%. Não souberam responder 3,6%.

O instituto também perguntou ao anapolino qual o pré-candidato à presidência preferido de cada um. Diferente do que acontece no restante do País, no município o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) preserva ampla vantagem sobre a ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). O tucano possui 50% das intenções de votos válidos, enquanto Dilma tem 36,1%. A senadora Marina Silva (PV) também apresenta desempenho melhor na cidade: 13,9%.

Por fim, o Ecope quis saber qual o maior problema de se viver em Anápolis. Para 40,8%, saúde é o principal obstáculo a se vencer pelo poder público no município, seguido por segurança, com 39,6%. Na sequência, foram citados educação, com 21,2%; saneamento básico, com 14,8%; investimentos em esporte e lazer, com 14%; limpeza urbana, com 8,8%; desemprego, com 5,6%; iluminação pública, com 5,2%; infraestrutura, com 3,6%; trânsito e sinalização com 2,8%; transporte coletivo, com 2%; estradas, com 1,2%; cursos profissionalizantes, com 0,8%; comércio, com 0,4%. Outros aspectos foram mencionados por 1,6%. Não souberam responder 9,6%; não mencionaram nenhum problema 2,8%. O instituto Ecope ouviu 500 pessoas em Anápolis entre os dias 10 e 13 de junho de 2010.

Metodologia

A margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo 24265/2010. O Instituto Ecope ouviu 500 pessoas em Anápolis entre os dias 10 e 13 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário