quarta-feira, 9 de junho de 2010

Marconi: homenagem a Antônio Poteiro!

PORTAL MARCONI SENADOR








Marconi ressalta importância de Poteiro na cultura goiana

O senador Marconi Perillo lamentou, em plenário ontem, a morte do artista plástico Antônio Poteiro, 84, ocorrida nesta terça-feira (08), em Goiânia. Marconi ressaltou a importância das obras - telas e esculturas em cerâmicas - de Poteiro, "que tão bem levou o nome de Goiás para todo o mundo". Segundo Marconi, "Poteiro era um dos maiores pintores primitivistas do Brasil e uma pessoa humana extraordinária. Simples, humilde e muito sensível. A morte de Poteiro é uma perda sem tamanho. O Brasil perde um grande talento nas artes plásticas. E eu, em particular, perdi um grande amigo".

Pelo Twitter, o senador também homenageou o artista plástico e lembrou que várias de suas obras fazem parte do acervo pessoal do senador. "Temos vários quadros de Poteiro em minha casa e no gabinete no Senado. Fizemos a comemoração dos 80 anos dele no Palácio.". Em outra homenagem, uma tela de Poteiro ilustrou o material de divulgação do 3º FICA (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental), em 2001.

Ontem, Marconi foi ao velório e sepultamento do artista no cemitério Jardim das Palmeiras e prestou sua solidariedade aos amigos e familiares do artista plástico.

Antônio Poteiro nasceu na Província de Braga, no norte de Portugal, em 10 de outubro de 1925. "Era português de nascimento, e se considerava goiano de coração e dedicação. É um momento muito triste para a cultura em Goiás", disse Marconi.

Foto: Danilo Bueno/Diário da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário